Curso Porta dos fundos: Valores e conteúdo, veja as principais informações

Com inscrições muito rápidas o canal Porta dos Fundos lança um curso 100% gratuito para compartilhar um pouco sobre Produção, Técnicas e Humor para o público do Audiovisual.

Conteúdo Nas 10 aulas online, você vai aprender as técnicas e os processos de todas as áreas que compõem o fluxo de produção audiovisual do Porta dos Fundos, com o volume de 2 a 3 vídeos por diária de gravação, além de 3 esquetes lançados por semana – sem contar os vídeos de making off e séries. É uma agenda intensa que concilia a demanda da internet com a qualidade das produções já tão característica do canal.

A cada aula, uma etapa da criação e do desenvolvimento dos vídeos será explorada com a condução um ou dois integrantes do coletivo. Essa sequência do conteúdo reflete o método de trabalho do Porta e foi planejada para que você se aproprie de cada fase, do ponto zero à edição dos vídeos: roteiro, produção, direção, branded content, mercado, atuação, edição e uma visita pelos bastidores de todas as áreas do PDF, com trechos exclusivos da reunião de roteiro e da gravação de um esquete.

Inscrições As inscrições poderão ser feitas on-line através do link


Valores

Valor do dia* consultado: 12X de R$75,90 ou R$779,08 à vista

Consultamos o valor em 16 de junho de 2021

1_iZMub5X10oKEVo9CXo77Ig.jpeg

Aulas Aula Inaugural – O Processo do Porta dos Fundos Desde o lançamento do canal, o Porta dos Fundos acumulou números impressionantes na internet. A história do canal e de seus integrantes é o ponto de partida do curso sobre conteúdo audiovisual. Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, Tereza Gonzalez, Ian SBF, Antonio Tabet, Gui Machado e João Vicente de Castro contam detalhes das trajetórias deles na área e revelam os diferentes temas que serão abordados ao longo do curso.

Aula 2 – Roteiro O roteiro é a base do conteúdo audiovisual. Na segunda aula do curso, Fábio Porchat e Gregorio Duvivier explicam o porquê. Por meio da leitura e análise de textos do Porta, os dois roteiristas abordam o que funciona, o que não funciona no humor e discutem sobre os diferentes processos na criação das histórias.

Aula 3 – Produção Toda gravação requer uma etapa complexa de preparação. A produtora executiva Tereza Gonzalez apresenta a composição de uma equipe de filmagem e quais são as fases pelas quais um produto audiovisual passa durante a produção, sejam produções para internet ou equipes maiores. Os itens que devem formar um orçamento, o que incluir na análise técnica, como montar a ordem do dia e as variações do planejamento de acordo com a linguagem audiovisual, tudo isso será ensinado nessa aula.

Aula 4 – Direção O diretor é como um maestro regendo uma orquestra. É a partir dessa imagem que Ian SBF conduz essa aula, que trata do papel do diretor no audiovisual. São abordados conceitos técnicos e artísticos necessários para a direção de um vídeo: enquadramento, luz, seleção de elenco e de locação, além de equipamentos e do relacionamento com a equipe. Ian aborda ainda o trabalho do diretor na criação da identidade visual do conteúdo.

Aula 5 – Branded Content A vida tem marcas. E na quinta aula, Antonio Tabet – o Kibe – conta como o Porta dos Fundos soube aproveitar esse dogma para produzir conteúdos patrocinados sem perder a própria identidade. Com exemplos do que foi e não foi produzido como branded content, Kibe analisa as diferentes formas existentes para os criadores de conteúdo se relacionarem com os anunciantes.

Aula 6 – Mercado Depois de falar sobre branded content, Antonio Tabet aborda o mercado audiovisual. Ao relembrar a trajetória do Porta dos Fundos, a sexta aula fala das mudanças na publicidade, na tv e na internet. Kibe explora ainda pontos importantes para os novos produtores de conteúdo prestarem atenção, como público-alvo, volume produzido e o cronograma de publicação.

Aula 7 – Atuação Nesta aula, Fábio Porchat e Gregorio Duvivier voltam ao estúdio para falar sobre a linha de atuação do Porta dos Fundos. A dupla selecionou vídeos muito conhecidos do Porta para demonstrar como utilizam os diferentes caminhos possíveis na interpretação e ressaltam a importância do repertório para a construção do personagem. Por meio de exemplos, Fábio e Gregorio discutem a busca por elementos reais na atuação para tornar a cena engraçada e impactar o público.

Aula 8 – Fotografia Na oitava aula do curso, o diretor de fotografia Gui Machado introduz os fundamentos de luz e câmera e apresenta os pilares da linguagem fotográfica: forma e conteúdo. Após explicar conceitos fundamentais como temperatura de cor e qualidade de luz, Gui monta a iluminação de um set com equipamentos profissionais. Em seguida, recria o desenho de luz usando apenas itens caseiros e acessíveis.

Aula 9 – Edição Nesta aula, Ian SBF volta a falar sobre a construção da identidade do vídeo, agora do ponto de vista da edição. O ritmo e a aparência do vídeo são definidos nessa etapa da execução de um conteúdo audiovisual. Ian analisa os recursos que podem ser usados pelos editores para transmitir diferentes sensações ao público, além das opções de softwares básicos a avançados.

Aula 10 – Bastidores – Parte I e II Para encerrar o curso, João Vicente de Castro te conduz por uma visita aos bastidores do Porta dos Fundos em busca da aplicação prática de tudo o que foi discutido nas aulas anteriores. Em gravação inédita durante a reunião de roteiro, quatro textos passam pela revisão dos roteiristas e diretores. Ainda nessa aula, você vai acompanhar a gravação de um esquete do Porta dos Fundos, etapa na qual todas as áreas do audiovisual se encontram. João Vicente apresenta os setores de produção, mídias sociais, comercial e invade a ilha de edição para explicar como os vídeos do canal são montados e finalizados.

Fonte: https://portadosfundos.curseria.com/conteudo-audiovisual/pv/

audiovisual porta dos fundos curso gratuito