Livraria portuguesa dá 6 mil euros pelos melhores contos sobre a quarentena

Localizada na cidade do Porto e considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a conhecida livraria portuguesa Lello quer conhecer histórias ficcionais sobre o período da quarentena e transformá-las em livros.

Cada autor selecionado receberá mil euros - cerca de 6250,00 reais - e terá o seu conto ficcional publicado (contrato de edição pela Livraria Lello). No total 6 autores anônimos serão contemplados.

O Prêmio Contos da Quarentena está aberto não só a escritores portugueses como também a escritores internacionais, com mais de 18 anos, e o seu júri conta, entre outros especialistas, com a participação do escritor Valter Hugo Mãe.

As obras colocadas a concurso devem ser de ficção e inéditas (não terem sido apresentadas "em nenhum outro concurso que eventualmente se encontre com decisão pendente"). Entre os requisitos de avaliação constam a "originalidade, contemporaneidade e enquadramento na temática proposta".

As inscrições para o Prêmio Contos da Quarentena terminam 31 de maio (até às 20h00 desse dia, no horário de Brasília). Os resultados serão divulgados pelo júri do prêmio até 30 de setembro deste ano.

Como faço para enviar o meu conto?

Você deve submeter a sua obra em PDF, através de um formulário online, e em simultâneo, enviar o material, em formato físico, para o endereço: Livraria Lello, Contos da Quarentena, Rua das Carmelitas, 144 - 4050-161 Porto, Portugal.

Uma vez que o Brasil enfrenta uma situação de isolamento social, a organização do prêmio autoriza o envio da cópia física até 31 de agosto - mas atenção: a versão digital deve ser enviada até ao final de maio.

  1. Cada conto deve ter entre 10 e 20 páginas A4 e ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples;
  2. A obra deve ser acompanhada de uma sinopse, redigida em folha separada e enviada no mesmo arquivo (entre 15 a 20 linhas);
  3. O conto deve ser assinado com um "pseudônimo do autor nunca antes utilizado por este";
  4. Pelo correio, as candidaturas deverão ser acompanhadas de um envelope fechado, contendo “o título da obra e o pseudônimo do autor”, assim como a identificação do candidato e uma declaração que ateste a originalidade da obra, os direitos da mesma, entre outros requisitos de participação.

Confere aqui o regulamento na íntegra.

image