E aquele curta de quarentena? As 200 melhores ideias recebem 3 mil reais

Você mora na cidade de São Paulo e já teve várias ideias para rodar um filme dentro de casa? Um documentário, um videoclipe, uma animação? O seu curta pode receber financiamento e ainda integrar o 31 º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

O Projeto Curta em Casa vai disponibilizar 3 mil reais para a produção de cada um dos 200 melhores curtas-metragem idealizados e gravados “exclusivamente dentro de casa”, em São Paulo, durante o período de quarentena. "Estamos em busca do ponto de vista dos moradores da cidade de São Paulo", refere o site do projeto. 

O valor da bolsa pode ser canalizado para a produção da obra ou “ser gasto exclusivamente com coisas pessoais” – não haverá prestação de contas.

O autor do filme vencedor, além dos 3 mil reais de incentivo à produção da obra, receberá uma bolsa de formação no valor de 10 mil reais e integrará a Rede de Talentos Paradiso. Todos os selecionados vão receber formação e mentoria durante o processo de produção da obra.

As inscrições decorrem até 3 de junho (23h59).

Quem pode participar?

Podem concorrer estudantes ou profissionais de audiovisual, com mais de 18 anos, que residam na cidade de São Paulo.

De acordo com o regulamento do Projeto Curta em Casa, uma iniciativa do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias com o Projeto Paradiso e a Spcine, o apoio é destinado a “moradores das regiões periféricas da cidade de São Paulo, ou pessoas em situação de vulnerabilidade econômica”.

Posso participar com alguém? A inscrição é individual. "Você pode fazer com alguém, desde que cada pessoa esteja em sua casa, mas apenas o proponente receberá a premiação. Caberá exclusivamente ao proponente definir como fará a divisão dos recursos”, lê-se no portal do projeto.

Quais os requisitos de inscrição?

  • São bem-vindas “obras de ficção, documentário, animação, realidade virtual (VR), videoclipe, vídeo-arte”, assim como obras que apresentem “linguagens híbridas”;
  • Todas as ideias devem ser inéditas;
  • O curta deve ter entre 3 a 6 minutos de duração (com créditos incluídos, no início ou final do filme);

O processo de candidatura está dividido em duas etapas:

  • Gravar um vídeo de inscrição, de até 90 segundos, que explique a ideia, o gênero e o principal argumento do projeto (link não listado no Youtube);
  • Preencher o formulário online de inscrição e inserir o link não listado do vídeo de apresentação;

A lista das 200 ideias selecionadas será divulgada entre 9 e 10 de junho no site do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

Após a divulgação dos resultados, os cineastas terão 26 dias (entre 15 de junho e 10 de julho) para produzir o filme que idealizaram. Durante esse período os artistas poderão “assistir a bate-papos e oficinas online” para ajudar no processo.

O comitê de seleção é formado por especialistas do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, Projeto Paradiso e Spcine.

image