4 projetos para financiar artistas na quarentena
A myClappy reuniu quatro iniciativas para os artistas que buscam apoio financeiro nesta quarentena:
1) Conexão Música – Fundo Emergencial
Para quem é? Criado por um “grupo pequeno de profissionais" da música e das artes, de forma voluntária, o fundo emergencial Conexão Música é destinado, numa primeira fase, a artistas residentes no Estado de São Paulo.
O apoio financeiro será atribuído a músicos, técnicos, produtores, agentes, roadies e empresários. A prioridade será dada a artistas de “produção independente”.
O Conexão Música é financiado por contribuição voluntária da sociedade. Os interessados em ajudar, pessoas físicas ou jurídicas, podem fazê-lo através de um formulário online. Não há qualquer valor mínimo ou máximo pré-estabelecido para a doação.
Qual o valor atribuído? Até ao momento, o fundo emergencial recolheu cerca de 40 mil reais que serão distribuídos pelos artistas selecionados.
Inscrições: Para concorrer ao apoio, os profissionais devem preencher um formulário online com dados pessoais e bancários, e informações sobre o seu trabalho e condição financeira.
2) Festival UP!
Para quem é? O Festival UP! vai apoiar mil artistas das áreas de música, teatro, dança, literatura e humor. Os vídeos colocados a concurso devem ser filmados em casa (Youtube). Cada conteúdo pode ter a participação de até três artistas. Todas as criações aprovadas estarão disponíveis online no site do Festival UP!.
Qual o valor atribuído? Os artistas selecionados receberão, respectivamente, um cachê de 300 reais por cada vídeo produzido. O depósito será realizado na “conta bancária do representante inscrito” em até 10 dias úteis.
De acordo com o site do festival, “o artista pode inscrever quantos vídeos quiser, porém deve ser inscrito apenas 1 vídeo por dia.”
Inscrições: Os interessados podem participar até 12 de julho. Cada área de atuação tem o próprio formulário de cadastro. Para mais informações, confere aqui o regulamento na íntegra.
Para quem é? Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, a iniciativa Circuito em Casa está em busca de propostas nas áreas das Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Música e Literatura para integrar o Circuito Municipal de Cultura (plataformas digitais).
Podem participar artistas, agentes culturais e profissionais da cadeia produtiva da Cultura - pessoas físicas ou jurídicas - , que residam em Belo Horizonte e região metropolitana.
Qual o valor atribuído? No total 45 propostas artísticas/culturais serão selecionadas - cada projeto receberá um cachê de mil reais. O pagamento será efetuado "mediante apresentação de Nota Fiscal ou Recibo de Autônomo (RPA)”.
Inscrições: O cadastro de propostas deve ser realizado até 10 de junho.
Para quem é? O portal de cadastro de projetos audiovisuais da Globosat é direcionado a produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE.
Inscrições: A inscrição de projetos deve ser feita através de um formulário online. O recebimento de cadastros é contínuo, não havendo prazo de inscrição.
Qual o tempo de análise? De acordo com o FAQ da Globosat, o período de avaliação de cada proposta apresentada é de 90 dias (3 meses) após a submissão. O regulamento pode ser consultado aqui.