Instituto Moreira Salles: 21 mil reais para novos talentos da escrita
A revista serrote, do Instituto Moreira Salles, está em busca dos melhores ensaios escritos por autores em início de carreira. É a 3.ª edição do Concurso de Ensaísmo serrote.
O vencedor vai receber um prêmio monetário no valor de 10 mil reais. Já os segundo e terceiro colocados vão ganhar, respectivamente, 7 mil reais e 4 mil reais.
Os três autores selecionados, além do prêmio monetário, terão os seus ensaios publicados na serrote (edição de novembro de 2020). A temática dos textos (ensaio, gênero de não ficção) é livre.
O concurso literário surge num momento "em que, mais do que nunca, são necessárias ao debate intelectual a ousadia de especulação e a liberdade de reflexão", lê-se no regulamento do prêmio, que visa ainda "incentivar a produção ensaística em língua portuguesa".
Quem pode participar?
De acordo com o regulamento, podem concorrer autores de "expressão em língua portuguesa, residentes no Brasil ou no exterior".
O concurso é destinado aos novos talentos da escrita, logo, serão considerados os concorrentes que nunca publicaram uma obra ou que tenham, no máximo, um livro publicado "em qualquer gênero" - "autores que tiverem publicado apenas capítulos de livros estão aptos a concorrer".
Quais os requisitos de participação?
É necessário que o texto colocado a concurso seja inédito e não ultrapasse os 30 mil caracteres (com espaço). Todos os textos deverão ser assinados por pseudônimo.
"Os textos serão apreciados sem que o júri saiba a identidade do autor, que só será revelada aos envolvidos depois de finalizada a seleção", refere o regulamento.
O prazo de envio encerra no dia 1 de setembro de 2020. A submissão dos ensaios (em PDF) deve ser efetuada através deste formulário online.