Até 15 mil reais para artistas “ocuparem” o Museu das Minas e do Metal

“Como nos reconstruir enquanto proposta de humanidade e coletividade?”. A pergunta é lançada pelo museu de ciência e tecnologia MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal a todos os artistas, produtores de conteúdo, cientistas, pesquisadores e intelectuais do Brasil e do mundo. Das Artes Visuais à Poesia, do Audiovisual à Fotografia.

A instituição, que está localizada em Belo Horizonte, acredita que a Arte e a Ciência são “campos legítimos para esse movimento” de reconstrução e, por isso, abriu a 2ª edição do edital CoMciência -“Cristais do Tempo: emergências nas fissuras do presente”, visando encontrar as mais criativas propostas artístico-científicas.

“O agora nunca foi tão necessário”

Os projetos selecionados vão integrar uma ocupação criativa dos espaços físicos e digitais do museu, que este ano assinala 10 anos de existência, e conta com 20 áreas expositivas.

Podem ser submetidos a concurso três modalidades de projeto:

  1. Propostas inéditas – de 5 mil a 15 mil reais (verba de auxílio técnico)
  2. Propostas em desenvolvimento – de 2 mil a 7 mil reais (verba de auxílio técnico)
  3. Propostas existentes (ajuda de custo) – de 500 reais a mil reais (verba de auxílio técnico)

Verba de prêmio ou pró-labore artístico-científico:

  1. Proponentes de "Trajetória Amplamente Reconhecida" - de 10 mil reais a 15 mil reais
  2. Proponentes em "Projeção de Carreira" - de 3 mil reais a 5 mil reais

O edital está aberto a “artistas, cientistas, pesquisadores, criadores, produtores de conteúdo, profissionais de diversas áreas e intelectuais brasileiros e estrangeiros”, refere o edital.

Procuram-se trabalhos nas mais diversas áreas artísticas, desde Artes Visuais, Arte Sonora, Arte Digital, Audiovisual, Live Cinema, Artes Gráficas, a Poesia, Literatura, BioArt, Fotografia Digital, entre outros.

As inscrições, individuais ou coletivas, estendem-se até ao dia 26 de julho. Todo o processo de candidatura é online (formulário, bem como anexos e links exigidos pelo edital).

Após ler o edital na íntegra e se ainda assim existirem dúvidas, os interessados devem solicitar mais informações através do contato@programacomciencia.org.br.

Os projetos selecionados estarão expostos, presencial ou virtualmente, entre 3 de dezembro deste ano e 14 de março de 2021.

No dia 15 de julho (quarta-feira), às 18 horas, vai realizar-se uma conversa online com os curadores do edital CoMciência. A live vai acontecer no canal de YouTube do MM Gerdau. O Museu das Minas e do Metal é um “museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia”.

image