Quarentena: 120 mil reais para os 20 melhores curtas de baixo custo
Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento. No total serão selecionados 20 curtas-metragens concebidos por profissionais independentes do cenário audiovisual mineiro.
Cada vencedor receberá 6 mil reais e verá o seu filme exibido em plataformas on-line e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte). Os interessados em concorrer poderão submeter os seus projetos através de uma ficha de inscrição até esta segunda-feira, dia 10 de Agosto.
Os filmes deverão ser inéditos, ter sido “realizados em condição de isolamento social”, e registrar uma duração de até 10 minutos - o proponente do projeto deverá ser o diretor(a) do curta. “Não serão aceitos projetos em regime de coprodução com empresas ou produtoras de outros estados”, refere o edital.
O tema desta edição do prêmio - “Instante Suspenso: narrativas de um tempo de isolamento” - vem provocar os artistas do audiovisual sobre “os desafios do tempo presente”. “Essa edição do prêmio visa estimular as realizadoras e os realizadores a enfrentarem o desafio contemporâneo de pensar um ‘cinema de invenção´”, lê-se no documento.
O edital é destinado a "pessoas jurídicas, incluindo MEI, cujos sócios ou responsáveis legais sejam profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais".
As dúvidas sobre o prêmio deverão ser endereçadas para premiobdmgculturalfcscurta@gmail.com. O regulamento do concurso pode ser consultado na íntegra aqui.
O Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento foi criado em 2013 com o intuito de “incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais ao oferecer aos realizadores a possibilidade de desenvolver novas propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de baixo custo e fácil acesso para sua produção”.