Prêmio de Literatura: 400 mil reais para romances de ficção

Você publicou um romance de ficção em 2019? Estão em curso as candidaturas para 13.ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. Cada escritor selecionado receberá 200 mil reais pela qualidade da sua obra.

O prêmio está dividido em duas categorias: “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2019” e “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2019”. O galardão literário será atribuído aos autores dos melhores romances ficcionais publicados, em língua portuguesa, no ano passado (ISBN emitido em 2019).

Para quem se destina cada categoria?

  1. Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2019 - para escritores cujo livro inscrito seja o primeiro romance (podem ter obras publicadas em outros gêneros);
  2. Melhor Romance de Ficção do Ano de 2019 - para autores que já publicaram romances anteriormente;

De acordo com o edital, o prêmio está aberto a "autores lusófonos e editoras brasileiras, podendo concorrer obras cuja primeira edição e comercialização tenha ocorrido no Brasil, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019".

O prazo de submissão das obras encerra no dia 8 de Outubro. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas através do site Prosas, como pessoa física ou pessoa jurídica. Você encontra todas as instruções de inscrição aqui.

As dúvidas devem ser encaminhadas para bibliotecaseleitura@sp.gov.br. Os dois autores vencedores serão conhecidos até à primeira quinzena de Dezembro.

Criado em 2008, pela então Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o prêmio tem como objetivo "estimular a produção e a divulgação literária brasileira com foco exclusivo no gênero romance, premiando anualmente autores e obras que se destacam pela qualidade e contribuição à literatura" do país.

image

literatura ficção prêmio são paulo romance