Grupo Parlapatões desafia artistas de todo o Brasil a criarem peças de até 1 minuto

Já imaginou ver a sua peça encenada pelo grupo Parlapatões? O coletivo de São Paulo tem um desafio para os autores nacionais: criar peças com a duração de até um minuto para serem encenadas durante uma live.

No total serão selecionados 20 textos para integrar a 5.ª edição do Festival de Peças de Um Minuto - Online Live Ao Vivo Tudo isso e Mais um Pouco.

O evento será apresentado nos dias 17 e 18 de outubro, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP), e visa promover o "intercâmbio entre artistas de SP com dramaturgos do Brasil inteiro", assim como "estimular a pesquisa cênica, neste momento de desafios para a humanidade diante da pandemia".

De temática livre, o concurso está aberto a escritores, dramaturgos, roteiristas, jornalistas, estudantes e demais interessados. Cada autor pode submeter até três textos, no entanto, apenas um poderá ser selecionado.

"Caso a encenação ultrapasse um minuto, os textos selecionados poderão ser editados pelos diretores, sem prévia consulta ao autor", refere o regulamento do festival.

Entre os critérios de avaliação estão a expressividade e criatividade da peça, a capacidade de realização do texto e a sua viabilidade prática dentro do tempo de um minuto.

Quais os requisitos para participar?

Os textos - com rubricas e diálogos inclusivamente - devem ter até 1500 caracteres (com espaços), sendo que a proposta de encenação não pode ultrapassar um minuto de duração e deve reunir até dez atores.

"As cenas com mais de dois atores serão adaptadas para interação entre os integrantes do elenco para forma virtual", refere o regulamento.

O prazo de submissão dos textos encerra no dia 15 de setembro. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário online.

Os artistas selecionados serão conhecidos 10 dias após o encerramento das inscrições, e receberão um valor simbólico de 150 reais "a título de reconhecimento e de direitos autorais pela encenação pelo grupo teatral Parlapatões".

As dúvidas sobre o concurso devem ser encaminhadas para minutoonline@parlapatoes.com.br.

image

Pandemia teatro concurso parlapatões sãopaulo