39

5 coisas para NÃO fazer quando você enviar seu material para as agências

“Enviei meu material para várias agências e até agora não obtive resposta”. O que aconteceu? O que posso fazer melhor na hora de enviar o portfólio? Como me destacar entre os vários profissionais que fazem chegar o seu material todos os dias?

Para ajudar você nessa tarefa, o myClappy analisou vários sites de agências de atores, e conversou com alguns agentes para saber um pouco mais sobre o que pode ter acontecido para o seu material não ter sido analisado. 

Fizemos uma lista de cinco erros, muitas vezes, cometidos no momento de enviar o portfólio:

1. Não pesquisar sobre o trabalho da agência previamente (e talvez não se enquadrar no perfil procurado)

É importante estar dentro das exigências colocadas pela agência. Logo, é necessário visitar o site, bem como as redes sociais para conhecer o DNA da agência.

Isto é, procurar saber se é uma agência de atores, de modelos, quais as idades com que trabalham, qual a localização geográfica/mercado da agência, que trabalhos tem no portfólio, que perfis costumam trabalhar, e assim por diante.

2. Enviar material a mais (ou a menos) para o lugar errado

Existem agências cujos sites já disponibilizam um espaço dedicado, exclusivamente, ao cadastro de novos talentos. Noutros casos, a atriz e o ator devem entrar em contacto através do e-mail indicado no site da agência. É bom confirmar qual a melhor via de acesso para garantir que o seu portfólio seja recebido e avaliado.

Diariamente, os agentes recebem inúmeros cadastros e propostas de agenciamento. É fundamental entender qual a dinâmica escolhida pela agência para o envio de material - e não simplesmente disparar todo o seu material sem uma boa curadoria.

Tente adaptar o seu portfólio àquilo que é pedido pela agência. Tente não pecar pelo excesso nem pela falta. Envie o necessário.

3. Submeter fotografias fora do contexto

Na hora de enviar as suas fotografias confirme no site das agências (as que tiverem secção de cadastro disponível) ou através do e-mail de contato, quais são os requisitos de envio das imagens, quais os planos necessários (médio, close, corpo inteiro, etc), o formato da imagem (JPG, PNG), a quantidade de fotos, etc.

A maioria das agências, nesse primeiro momento, busca fotografias em que a atriz e o ator estejam o mais natural possível – sem muita maquiagem e poses fora do comum, assim como fotos com pouco tratamento de imagem.

4. Enviar vídeos fora dos padrões/formatos

Tal como no caso das fotografias, é essencial averiguar quais os padrões de vídeo pedidos. É fundamental ter em atenção os formatos (upload), em que plataformas o vídeo está alojado (Youtube, Vimeo), qual a duração do vídeo, que tipo de vídeo se trata (breve apresentação, monólogos, demo reel).

5. Contatar os agentes por outras vias e não pelos canais de comunicação oficiais

Para fechar a lista, está o fato de que muitas atrizes e atores inundam as caixas de entrada ou perfis pessoais dos agentes com mensagens. O procedimento mais adequado passa por entrar em contato com a agência através dos canais de comunicação oficiais, como o e-mail, o site, redes sociais, etc.

Recapitulando: leia todos os requisitos colocados pela agência, pesquise sobre o trabalho da mesma, prepare o seu material com atenção (e personalize consoante a agência escolhida) e busque entrar em contato pelos meios oficiais.

Estas são algumas dicas para ajudar você a entrar numa agência! Tem mais alguma sugestão? Manda para a gente :)

image

atriz ator agências jobs cadastro