Como recuperar a interação humana? 5 mil euros para as ideias não-digitais mais criativas

Promovido pela Universidade do Porto, em Portugal, o desafio "O Poder do Design" foi lançado aos criativos, com ou sem formação académica, de todo o mundo.

"Candidatos de qualquer área ou background pessoal podem enviar as suas ideias, sejam elas quais forem, desde que estas não tenham uma componente digital", refere o regulamento da competição.

A ideia do concurso internacional está em encontrar soluções inéditas para "restabelecer o convívio de proximidade durante e após a COVID-19".

O projeto vencedor terá acesso a um prêmio monetário no valor de 3 mil euros e será exposto publicamente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, em Portugal.

Também os segundo e terceiro colocados vão integrar a exposição, assim como receberão um prêmio de mil euros cada um.

Quais são os requisitos de participação?

Os interessados podem participar de forma individual ou coletiva, assim como através de qualquer "centro de investigação, empresa ou organização, tanto pública como privada".

Como estruturar a minha candidatura?

A candidatura deverá ser elaborada em inglês e enviada para o endereço powerofdesign@reit.up.pt. O prazo de inscrição encerra no dia 15 de fevereiro.

Para estruturar o projeto, o candidato deve incluir um título, uma visualização "(um esquema, 2D ou 3D, uma fotografia de um modelo ou protótipo, ou uma ilustração da ideia), e um texto curto (não mais de 300 palavras) com um resumo da ideia" - explicar o quê, como, onde, com quem ou para quem é destinada.

De forma a manter o anonimato e, consequentemente, a imparcialidade do júri, as propostas devem ser enviadas "sem qualquer referência" ao autor.

O júri é composto por especialistas em áreas como epidemiologia, medicina, arte, design, sociologia, relações públicas e saúde pública. Os resultados do concurso serão conhecidos em março de 2021.

Confere aqui o regulamento na íntegra.

image

Pandemia Arte design concurso criatividade