Cinema: 5 bolsas de 1.400 reais para formar novos curadores
Você gostaria de ser o responsável por selecionar os filmes de um festival de Cinema nacional? A Semana, em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), vai oferecer 5 bolsas de formação em curadoria aos participantes selecionados, no valor de 1.400 reais, cada.
Voltado para a “exibição e discussão da produção cinematográfica brasileira contemporânea”, o movimento da Semana de Cinema “articula ações de democratização e descentralização do acesso à cultura”.
Com “foco em curadores das periferias, comunidades tradicionais e grupos de vulnerabilidade social”, o programa de formação curatorial está aberto a “pessoas físicas residentes em todo território nacional”, refere o regulamento.
As inscrições – gratuitas - vão até 20 de janeiro e devem ser feitas online através de um formulário eletrônico.
No total, as cinco pessoas selecionadas vão participar de nove encontros online com mais de uma dezena de profissionais que integram o corpo curatorial da Semana e especialistas convidados da área cultural.
O processo de formação/pesquisa acontecerá entre fevereiro e abril. Em estudo estarão temas ligados à “formação, pesquisa, curadoria e produção”.
"Cada pessoa fará o visionamento de curta-metragens (filmes inscritos para seleção da Semana)" e "ajudará a escolher dois filmes para compor suas sessões online, conduzindo também um debate com os filmes, versando sobre eles e os temas abordados na Semana Semana”.
As sessões e debates online organizados pelos recém-formados curadores, durante a Semana Semana, realizam-se nos meses de maio e junho.
O resultado do programa de bolsas será divulgado em fevereiro no site da Semana e do IMS. O endereço para contacto é semana@semanadosrealizadores.com.br.