SESI-SP: Núcleo de Dramaturgia seleciona 12 novos talentos para curso GRATUITO

Mais do que tirar o texto da gaveta, o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP desafia a nova geração de dramaturgos a desenvolver as suas “visões de mundo”, assim como a trabalhar “linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial”.

No total serão selecionados 12 autores inéditos que ainda não tenham sido publicados ou montados profissionalmente. Durante o curso, os escritores terão acesso a aulas, plantões individuais, leituras dramáticas, oficinas, palestras. Tudo de forma gratuita.

Existe ainda a possibilidade de "publicação impressa e/ou digital dos textos desenvolvidos" e a "montagem de uma ou mais peças selecionadas".

As inscrições para o edital do Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP estão abertas até 7 de março e devem ser submetidas online através da plataforma de captação de projetos culturais do SESI.

Quem pode participar do edital?

  • ter a partir de 18 anos;
  • dramaturgos(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) naturalizados brasileiros(as), com residência no Brasil e domínio da língua portuguesa;
  • autores que já participaram de festivais, mas que não estrearam profissionalmente.

Quais os critérios para o envio do texto?

É exigido que o texto teatral tenha entre 15 e 20 laudas, ou seja, entre cerca de 21 mil a 28 mil caracteres. Os participantes devem enviar os textos na íntegra, “com todas as cenas ou partes que constituem sua peça”.

De acordo com o edital, “não serão aceitos textos maiores do que isso” nem textos inacabados ou escritos em coautoria, assim como “não serão aceitas adaptações ou reescrituras de obras” e “peças teatrais infantis e musicais”.

Cada candidato pode enviar até duas propostas (uma ficha de inscrição para cada uma). Todas as dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para artescenicas@sesisp.org.br, com o título: “Edital Núcleo de Dramaturgia SESI-SP 2021”.

Estrutura do curso

As aulas serão realizadas entre junho e dezembro deste ano, às terças-feiras, das 19 às 22 horas, no Centro Cultural Fiesp (São Paulo), ou online, tendo em conta a situação pandêmica vivida no momento.

O curso de dramaturgia tem uma carga horária de 138 horas e oferece certificação aos alunos.

A formação é constituída de “estudo de peças, autores e linguagens, teorias, orientação e atendimento individual na criação de peças, leituras comentadas dos textos em produção, além de atividades práticas e exercícios de criação literária a partir de estímulos diversos com a coordenação e profissionais convidados”.

Calendário previsto do edital

  • Divulgação dos pré-selecionados para a 2ª etapa do processo - 24 de maio de 2021
  • Entrevistas com a coordenação do Núcleo de Dramaturgia - entre 31 de maio e 2 de junho
  • Divulgação dos selecionados - 7 de junho

image

Cultura Edital teatro dramaturgia sesi-sp