CIRCO: Fomento com inscrições abertas. 31 projetos serão contemplados

Estão em curso as candidaturas para a 6ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo. No total 31 projetos ligados à arte circense serão contemplados com o fomento. Desde cenas em formato online a espetáculos de circulação inéditos ou não.

Com uma dotação orçamental de 3 milhões e 600 mil reais, o edital é direcionado a “projetos circenses de itinerância, produção, circulação, criação artística, trabalho continuado, memória, pesquisa, formação circense e escolas de circo com cunho artístico”.

O apoio financeiro será distribuído por 3 módulos:

MÓDULO I – Circos Itinerantes - no mínimo, 6 projetos de até 200 mil reais;

MÓDULO II – Grupos Circenses - no mínimo, 10 projetos de até 150 mil reais;

  • criação de espetáculos, números, cenas ou produções circenses em formato audiovisual realizados em duas ou mais pessoas;
  • realização de temporada(s);
  • circulação de espetáculo(s), cena(s) já existentes;
  • ações online com produção de conteúdo audiovisual e difusão em plataformas online.

MÓDULO III -Artistas Circenses - no mínimo, 15 projetos de até 60 mil reais;

  • criação, aperfeiçoamento ou circulação de números, cenas, espetáculos ou produções circenses em formato audiovisual, inéditos ou não, realizados por artistas individuais (cenas solo), com ou sem experimentação de/em aparelhos.

O período de inscrição decorre até às 18 horas do dia 27 de março. Para participar, os interessados devem inscrever-se através da plataforma de credenciamento de projetos artísticos da prefeitura de São Paulo (selecionar o edital “PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO CIRCO - 6ª Edição”).

Quais os critérios de participação?

Cada participante – pessoa jurídica, com sede no município de São Paulo - pode submeter apenas uma inscrição.

São, no entanto, consideradas exceções as “cooperativas e associações com sede no Município de São Paulo que congreguem e representem juridicamente núcleos artísticos sem personalidade jurídica própria”. Estas podem inscrever um projeto em nome de cada núcleo.

Os candidatos podem submeter projetos a serem realizados em “lonas itinerantes, lonas fixas, teatros, praças, ruas ou espaços alternativos, por famílias, grupos, trupes, artistas individuais, itinerantes ou não itinerantes”.

De acordo com o edital do programa, não serão aceites propostas de “pesquisa teórica restrita à elaboração de ensaios, teses, monografias e semelhantes, com exceção daquela que se integra organicamente ao projeto artístico”.

Consulte aqui o edital na íntegra e confira todos os anexos necessários para a submissão do projeto.

A 6ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo faz parte do Plano de Amparo à Cultura 2021 da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo.

image

Cultura Edital Fomento sp circo