Festival Celucine: 8 mil reais para os melhores filmes feitos com celular
O Festival Celucine de Micrometragens vai premiar os 4 melhores filmes, gravados "exclusivamente com tecnologia digital", com até 3 minutos de duração. Cada vencedor, além de ter o seu trabalho exibido no festival, receberá um prêmio monetário no valor de 2 mil reais.
Os interessados podem participar nas categorias de ficção, animação e documentário (tema livre), e ainda na secção Pela Vida, "uma contribuição criativa para o grave momento que vive a humanidade com a pandemia do covid-19”.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas online até 21 de março.
O festival de cinema está aberto a "qualquer brasileiro, estrangeiro residente no Brasil, ou estrangeiro cidadão de país de língua portuguesa, de qualquer idade".
Para participar, as micrometragens devem ter entre 30 segundos e 3 minutos de duração, assim como terem sido produzidas a partir de 2020.
De acordo com o regulamento, entre os requisitos de avaliação constam a "adequação e exploração do gênero, valor estético e artístico, qualidade técnica e ineditismo".
Fica a critério dos cineastas escolher o número de filmes inscritos, desde que cada proposta seja inscrita separadamente. Os esclarecimentos devem ser encaminhados para festivalcelucine@gmail.com.
Premiação por categoria:
- Melhor filme de ficção – 2 mil reais
- Melhor filme de animação – 2 mil reais
- Melhor filme de animação – 2 mil reais
- Melhor filme com o tema Pela Vida – 2 mil reais
Os vencedores da 10ª edição do Festival Celucine de Micrometragens serão revelados, através de uma live, no dia 19 de abril, às 20 horas, realizada no Cineclube Casas Casadas e nas redes sociais do Celucine.
No total 15 micrometragens serão exibidas, via YouTube, nas três mostras oficiais do festival: ficção, animação e documentário – 5 filmes por categoria.