De coluna no jornal a série audiovisual. Folha e Conspiração buscam os acasos da sua vida. Qual o seu?

Passado um ano, muitas foram (e estão sendo) as vidas transformadas pelo contexto da pandemia. A Conspiração e a Folha de S. Paulo uniram-se para contar alguns destes acasos através do projeto “Casos do Acaso”, que se converterá numa coluna da Ilustríssima e numa série audiovisual. 

Num primeiro momento, as histórias selecionadas serão publicadas, semanalmente, no site da Ilustríssima e no caderno impresso de domingo da Folha de S. Paulo, e em seguida, a equipe de curadoria da Conspiração irá adaptar alguns destes ensaios escritos para uma série de ficção.

De ensaio escrito a série audiovisual de alcance global

Na coluna “Casos do Acaso” será possível ler “ensaios pessoais de leitores sobre situações em que acontecimentos causais (e reais) mudaram suas vidas”, conta Mini Kerti, diretora da Conspiração e idealizadora do projeto, em entrevista ao myClappy.

Inspirada no formato da série Modern Love – em que cada episódio conta uma história independente -, a adaptação audiovisual dos textos “poderá ser desenvolvida e produzida para canais de TV ou plataformas de streaming”, revela Mini Kerti.

Os autores cujos ensaios forem escolhidos serão remunerados pela autoria do episódio.

 “Queremos conhecer as mais variadas histórias e experiências peculiares que muitas vezes não encontram plataformas para serem amplificadas”, explica a idealizadora do projeto.

O que devo fazer para enviar o meu acaso?

Os interessados em dar a conhecer as suas vivências devem enviar as histórias, por escrito, para casosdoacaso@grupofolha.com.br.

“Nosso espectro de temas é bem amplo, estamos em busca de histórias diversas. Elas podem ser engraçadas, tristes, de terror, tudo que funcione em um minifilme de 30 minutos”, explica a também diretora da Conspiração. 

Os textos devem ter uma dimensão de até, no máximo, 5 mil caracteres, assim como nunca terem sido publicados (inéditos) noutro meio de divulgação. Não existe um prazo definido para o envio dos ensaios.

Para “descobrir e contar histórias inéditas com personalidade e coragem”, todos os textos serão lidos por uma equipe de curadores da Folha e da Conspiração – que já começou a escolher os primeiros textos a serem publicados “em breve”.

A coluna “Casos do Acaso” poderá ser acompanhada, no site e no caderno impresso da Ilustríssima (domingo), durante o ano de 2021.

Mini Kerti

Diretora e produtora, Mini Kerti tem uma trajetória marcada pela documentação da arte brasileira, com frequência relacionando música à história do Brasil. Ela assina a direção do documentário indicado ao Emmy Internacional “Refavela 40”, “Jorge Mautner: Kaos em Ação” e “André Midani: do Vinil ao Download”. Mini também é cocriadora e codiretora da série “Sob Pressão”. Seus filmes e séries passaram pelos festivais do Rio, Havana, Toronto e o É Tudo Verdade.

image

Pandemia série conspiração folha s. paulo coluna