NETFLIX e APAN oferecem auxílio emergencial de até 4 mil reais a profissionais negros, LGBTQIA+, mulheres e PCDs
Estão em curso a inscrições para o Fundo de Amparo a Profissionais do Audiovisual Negro (FAPAN), uma iniciativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (A.P.A.N), em parceria com a Netflix.
O apoio emergencial - cerca de 3 milhões de reais - é direcionado a profissionais negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência física e mulheres chefes de família que trabalhem no mercado audiovisual brasileiro.
Cada beneficiário receberá um pagamento único no valor de 2 mil reais. De acordo com o regulamento do fundo, o auxílio é “limitado a uma pessoa por família”.
A par dos profissionais individuais, o FAPAN tem ainda disponível uma percentagem dedicada aos representantes legais de empresas vocacionadas. Os beneficiários selecionados receberão, cada um, 4 mil reais.
No total, o FAPAN irá apoiar 875 profissionais do audiovisual (total de 1 milhão e 750 mil reais) e 275 representantes de empresas (1 milhão e 100 mil reais).
Os interessados podem submeter a inscrição até 4 de abril, através de um cadastro na plataforma RAIO – Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada.
Para concorrer ao apoio emergencial, é necessário atender os seguintes requisitos:
Profissionais
- apresentar uma autodeclaração de pertencimento racial negro (preta e/ou parda);
- ser atuante no setor audiovisual em qualquer área;
- em casos de não associados, será necessária a comprovação de atuação no setor por meio de apresentação de: 3 contratos, notas fiscais, recibos emitidos, ou declaração de produtora, de obras realizadas no intervalo dos últimos dois anos (24 meses).
Representantes de empresas vocacionadas
- atuar na produção audiovisual;
- apresentar portfólio de atuação com conteúdo audiovisual identitário, nos últimos dois anos;
- contrato social, com no mínimo 50% das cotas societárias sob titularidade de pessoas negras (preta e/ou parda);
- autodeclaração de pertencimento racial, das pessoas sócias;
- comprovante de produção em andamento ou prestes a ser iniciada e compromisso de diversidade da equipe.
A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (A.P.A.N) é uma “instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros bem como a promoção de profissionais também negros para o mercado audiovisual”.
Confira aqui todos os documentos necessários para a candidatura ao auxílio emergencial do FAPAN.