ESCRITORES - Editais, festivais e cursos rolando hoje, 22 de Junho!


*NOVAS DA BUVA*

De segunda a sexta-feira uma lista de editais, festivais, trampos e cursos rolando agora para o setor cultural

Hoje: *ESCRITORES  E ROTEIRISTAS*


Compartilhe e indique o grupo!

Whatsapp (4): https://chat.whatsapp.com/LtE4eVvk0035xnhJnDrd1o

Telegram: https://t.me/novasdabuva 


---


*Prêmio Literário Cidade de Manaus*

A Prefeitura Municipal de Manaus, por intermédio do Conselho Municipal de Cultura – Gestor do Fundo Municipal de Cultura – FMC, no uso de suas atribuições legais, torna público a realização do presente CONCURSO, visando premiar obras literárias inéditas, de abrangência nacional e regional, em língua portuguesa, de autores brasileiros.

Prazo: 23 de junho de 2021


https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario


---


OFERTA PARCEIRA

*Até 40% DE DESCONTO na Livraria Cultura*

*LIVROS SOBRE ROTEIRO*

Livraria Cultura com alguns dos livros mais importantes sobre roteiro com descontos de até 40%


https://acesse.vc/v2/1342009f30a


---


*Concurso de Poemas “O Céu do Sertão”*

Em 2021, o Espaço do Conhecimento UFMG irá lançar a exposição temporária Sertão Mundo, que busca apresentar, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa. Como parte da programação dessa exposição virtual, o Espaço do Conhecimento irá promover o Concurso de Poemas: O Céu do Sertão

Serão selecionados 10 poemas, sendo que os autores dos poemas classificados nas 3 (três) primeiras colocações terão suas obras publicadas no catálogo da exposição Sertão Mundo. Os autores dos poemas selecionados receberão certificado (on-line). Outros itens poderão ser acrescidos à premiação, a critério da Comissão Organizadora. Além dos poemas selecionados, outros textos poderão ser escolhidos pela Comissão Organizadora para compor a exposição temporária. Caso isso aconteça, os autores serão comunicados.

Prazo: 23 de junho de 2021


https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/concursodepoemas/


---


O *CURSO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA* é 100% digital, composto de videoaulas gravadas que você pode assistir no ritmo e nos horários que forem mais convenientes para você.

É um curso completo e aprofundado, indicado para quem quer expressar sua imaginação e talento criando romances e contos com real valor artístico.

São 6 horas de conteúdo original, divididas em 10 módulos, com 65 videoaulas onde são abordadas a teoria e as técnicas necessárias para que você possa escrever obras potentes, que cativem e emocionem os leitores.

Ao longo das aulas, você vai encontrar temas fundamentais para todos os escritores de ficção: universo da narrativa, criação e estrutura do enredo, criação de personagens, escrita de diálogos e muito mais.

Comece hoje mesmo a escrever uma nova história!


http://bit.ly/curso_criacao_literaria_buva


---


*XXVI JOGOS FLORAIS DE PORTO ALEGRE - CONCURSOS DE TROVAS*

Para efeito destes concursos, entende-se por TROVA a composição poética de quatros versos (linhas) setissilábicos, rimando o 1° com o 3° e o 2° com o 4°, expressando um sentido completo.

Prazo: 30 de junho de 2021


https://ubtportoalegre.wordpress.com/concursos-de-trovas-2017/abertos/xxvi-jogos-florais-de-porto-alegre/


---


*DICA PARCEIRA*

*Livro Escritores de Sangue: contos malditos de escritores brasileiros consagrados*

Ebook: http://bit.ly/ebook_escritores_sangue (grátis no Kindle Unlimited)

Impresso: https://loja.uiclap.com/titulo/ua4613/



---


*Coletânea de Contos Marçal de Souza*

A proposta da coletânea é reunir composições literárias produzidas por autores indígenas que versem sobre a invasão e genocídio sofridos pelos povos indígenas – que foram romantizados pelo conceito de “descobrimento”.

Os textos precisam desenvolver temas socias, políticos e culturais; cotidianos (contemporâneas ou históricos); narrativas biográficas ou ficção, seguindo as formas de expressão estético-literárias particulares ao contexto étnico de cada autor.

Prazo: 30 de junho de 2021


https://guilhermegiublin.wixsite.com/editorapersona/post/colet%C3%A2nea-de-contos-mar%C3%A7al-de-souza 


---


*Mostra Literária Algures*

Os poemas selecionados irão compor a Mostra Literária Algures, prevista para ocorrer no Memorial de Curitiba, de 20 de outubro a 20 de novembro de 2021, podendo ainda, ser convertida para o formato virtual em virtude das medidas de isolamento impostas pela pandemia do COVID-19, conforme legislação municipal vigente na ocasião. Serão selecionados 50 (cinquenta) poetas para compor a Mostra. Poderão ser selecionados até 2 (dois) poemas por participante.

Os poemas selecionados serão exibidos de forma impressa em tamanho A4, em arte específica da Mostra. Os mesmos poemas selecionados irão compor imagens digitais para divulgação da Mostra, e poderão ainda receber a produção de um vídeo poema, a critério da organização. Em todos os formatos, os poemas serão devidamente identificados com o nome e cidade do autor.

Prazo: 30 de junho de 2021


https://www.culturaalgures.com.br/edital-mostra-literaria


---


*DICA PARCEIRA*

Processos Criativos nos Quadrinhos: 25 Entrevistas Com Quadrinistas Brasileiros

Ebook: http://bit.ly/ebook_processos_criativos (grátis no Kindle Unlimited)

Impresso: https://loja.uiclap.com/titulo/ua4125/


---


*Concurso literário Cidade Infundada*

O concurso literário Cidade infundada é aberto a autores goianos (ou radicados em Goiás), amadores ou profissionais. Receberemos contos inéditos de ficção especulativa, de no máximo 10 páginas, com narrativas ambientadas na cidade de Goiânia – GO.

Serão selecionados ao menos dois vencedores. Cada vencedor(a) receberá R$ 1.000,00 (hum mil reais) de prêmio. Além disso, seus contos serão inseridos na obra literária Cidade infundada.

Prazo: 30 de junho de 2021


https://cidadeinfundada.com.br/concurso-literario/


---


*Contos do Além-mundo vol.2*

Contos do Além-mundo vol.2 é o processo seletivo que marca o meio da nossa jornada desta trilogia. Esse projeto tem um lugar especial no coração de todos os Coletivers por ter sido nossa primeira publicação e reunir tudo o que mais amamos: fantasia, ficção científica, literatura brasileira e construção de novos mundos

Prazo: 30 de junho de 2021


https://www.wecoletivoeditorial.com/contos-do-alem-mundo


---


Plantão de Dúvidas - Bolsa Cine Qua Non Lab

Estão abertas as inscrições para o Taller de Revisión de Guion en Español, laboratório organizado pelo Cine Qua Non Lab, instituição mexicana que apoia o cinema independente. Se um candidato brasileiro for aprovado para o programa, receberá uma Bolsa Paradiso para participar.

Na quinta-feira, 1 de julho, às 10h, vamos realizar um plantão de dúvidas sobre a bolsa no Zoom com o roteirista Teodoro Poppovic, selecionado em 2020, e Graciela Guerrero, coordenadora geral do programa.

Data: 01 de julho, às 10h


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfT6CfFf9RGWhHS-0ThB7GNPYFNsIu_oVaBVcQ2NKM70O31Rg/viewform


---


*Edital Caminhos Escuros*

A Editora Coverge convida para uma seletiva de contos de horror gótico.

Caminhos Escuros é uma antologia com narrativas inspiradas no Horror Gótico e lançamento de estréia da Editora Coverge. O Horror Gótico é um estilo literário extremamente rico e que até hoje influencia diversos outros projetos artísticos. Para saber mais, confira os links em Referências.

Prazo: 01 de julho de 2021


https://docs.google.com/document/d/1AoW4DBj1B4cQINWzCv7mxGY2Vwn7Mu2pii1foYIJx3I/edit#heading=h.t2z1qnfww4kk


---


*Coletânea Biopunk*

Estes contos especulam sobre o futuro do processo científico onde engenharia genética, memórias programáveis, implantes nanossintéticos e modificações no DNA melhoram a qualidade de vida humana. Ou ao menos, é isto que a propaganda nos diz. De um lado, o totalitarismo usa como uma forma de controle social e de outro, as empresas privadas utilizam como lucro. Poluição extrema, epidemias, guerras biológicas e mutações descontroladas são uma realidade. Ninguém está verdadeiramente a salvo nesta sociedade.

Prazo: 01 de julho de 2021


https://editoracyberus.weebly.com/blog/edital-biopunk


---


*Curso DO LIVRO AO CINEMA: OBRAS DE STEPHEN KING*

Gratuito

O foco do curso é propor uma discussão sobre as adaptações cinematográficas de obras do autor norte-americano Stephen King, demonstrando de que modo sua ficção influenciou o chamado “cinema fantástico”, no qual se inserem diversos gêneros e subgêneros, como o horror, a ficção científica e o gótico. Serão discutidas as adaptações cinematográficas de obras do autor à luz de diversas abordagens crítico-teóricas sobre o fantástico e o horror artístico.

Datas: Segundas e quartas-feiras, 5, 7, 12 e 14 de julho, das 19h às 21h


http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1266&iddata=4862


---


*INTRODUÇÃO À ANTIGA SUMÉRIA: ESCRITA, LÍNGUA E TRADUÇÃO*

Gratuito

A civilização suméria, considerada uma das primeiras e mais antigas do mundo, se estabeleceu ao sul da Mesopotâmia, no Oriente Médio, por mais de dois milênios, de 4500 a 1600 a.C. Seu mundo veio à luz apenas em meados do século XIX, quando se encontraram vários sítios arqueológicos localizados no atual Iraque, e neles, centenas de tabuinhas de argila contendo antigas inscrições em formato de cunha. Após a sua decifração, descobriu-se que os sumérios não só falavam uma língua sem qualquer relação com outra semítica ou da região, como haviam criado o primeiro sistema de escrita humano conhecido até então: a escrita cuneiforme. E que, além disso, haviam legado também avanços em astronomia, matemática, medicina, arquitetura e literatura, além de terem criado a roda, o calendário e as cidades-estados. E todas essas descobertas se devem, primeiro, ao fato de terem registrado todos os seus feitos e criado uma escrita que seria adotada e adaptada também pelos povos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas, assírios, entre outros; e segundo, na modernidade, com a sua consequente revelação e decifração, cujos estudos deram origem à área da Assiriologia. Este curso de Introdução à Antiga Suméria abordará não só a origem dessa civilização, pelo viés historiográfico e arqueológico (4500 a 1600 a.C.), mas também o processo de criação e desenvolvimento da escrita cuneiforme durante os períodos sumério e acadiano (3500 a 2200 a.C.), incluindo exemplos de fonética e morfologia e de traduções ao português de autores mesopotâmicos.

Datas: Terças-feiras, 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h


http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1259&iddata=4842


---


The Passion Fund

The Passion Fund is a $250,000(USD) global grant program designed to support creators, activists and entrepreneurs in taking their passion to the next level.

Prazo: 7 de julho de 2021


https://linktr.ee/s/passion-fund/


---


*Cartas para Esperança*

Cartas para Esperança é um convite para que mulheres negras mandem uma carta para uma mulher que a inspirou a ser o que é. Pode ser a própria mãe, uma liderança do seu bairro, uma escritora do quilate de Conceição Evaristo, uma artista como Grada Kilomba ou uma ativista como Angela Davis ou Lélia Gonzalez.

Pode ser inclusive a própria Esperança Garcia, mulher escravizada que no dia 6 de setembro de 1770 escreveu uma carta para o então governador da Capitania do Maranhão e do Piauí denunciando os maus-tratos de que ela e seu filho eram vítimas.

A única condição para a carta é que ela seja destinada a uma mulher negra que lhe deu esperança e, portanto, possa dar esperança a outras mulheres negras. Só será aceita a inscrição de uma carta por pessoa.

Prazo: 08 de julho de 2021


https://docs.google.com/forms/d/1ES6HEqJq4yBDJ3R7IcvX1C2Nc3W7aPlKCkeYp4pgBEo/viewform?edit_requested=true


---


*Memorial da América Latina lança edital para bolsas de pesquisa sobre refúgio*

O Memorial da América Latina lançou edital para a concessão de bolsas de pesquisa voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual, nas áreas de historiografia, audiovisual, direitos humanos e comunicação.

Devem constar nas propostas atividades de pesquisa, rodas de conversa e gravação, em audiovisual, de relatos de vida com refugiados. Com essa iniciativa pretende-se ampliar o debate, posicionando o tema “refúgio” numa perspectiva interdisciplinar, englobando aspectos subjetivos dos deslocamentos forçados, do respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade

Ao todo, serão destinados ao edital R$ 36 mil reais. O edital é uma das iniciativas do Memorial da América Latina e da Cátedra UNESCO/UNITWIN de Integração da América Latina, que conta com a participação das universidades paulistas USP, Unicamp e Unesp.

Prazo: 08 de julho de 2021


https://memorial.org.br/memorial-da-america-latina-lanca-edital-para-bolsas-de-pesquisa-sobre-refugio/


---


*EDITAL PROAC Nº 24/2021 – AUDIOVISUAL / DESENVOLVIMENTO DE LONGAS E SÉRIES / FICÇÃO E ANIMAÇÃO / DOCUMENTÁRIO*

Este é um Edital do ProAC Expresso destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto o desenvolvimento de roteiro de obras audiovisuais brasileiras inéditas de Longa-Metragem ou Séries (ficção, animação ou documentário).

– QUEM PODE PARTICIPAR: Poderá se inscrever neste concurso proponente pessoa jurídica: Produtora Brasileira Independente cadastrada na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, que comprove sede há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo, contados do último dia do período de inscrição, e área de atuação compatível com o objeto deste Edital,

– VALOR PARA O PROJETO:

 Módulo I – FICÇÃO E ANIMAÇÃO – R$200.000,00 (duzentos mil reais).

 Módulo II – DOCUMENTÁRIO – R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Prazo: 08 de julho de 2021

http://www.proac.sp.gov.br/editais_resultados/edital-proac-no-242021-audiovisual-desenvolvimentode-longas-e-series-ficcao-e-animacao-documentario/


---


*FUTURO INFINITO: literatura & tecnologia*

O projeto FUTURO INFINITO: literatura & tecnologia consiste em uma série literária com 12 narrativas inéditas escritas por alguns dos mais destacados escritores brasileiros contemporâneos da Ficção Científica. Os contos serão enviados quinzenalmente e de maneira gratuita aos leitores que se inscreverem no projeto. Além do conto, cada leitor receberá uma áudio-resenha sobre a história da vez, gravado pelo ficcionista, pesquisador de literatura e curador do projeto, Luiz Bras. Também será enviada uma áudio-entrevista, na qual cada autor falará sobre seu processo criativo.

Prazo: 10 de julho de 2021


https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Futuro%20infinito:%20literatura%20e%20tecnologia.


---


*Antologia Mala de Bordo: Prazeres e Perrengues de Almas Viajantes*

O tema central da Antologia literária apresentada é: viagem. É esperado que os escritores explorem todo o universo relacionado abordando situações engraçadas, constrangedoras, inusitadas acerca da experiência de viajar; ou que este/esta escreva através de prosa ou poema sobre algum lugar que tenha conhecido (de forma a incentivar o leitor a conhece-lo também). Dê preferência por contar histórias que realmente tenham acontecido com você. Priorizaremos crônicas narradas em primeira pessoa. Em tempos de pandemia, a proposta é de uma viagem através das palavras.

Prazo: 12 de julho de 2021


https://drive.google.com/file/d/1q9R42ti8tfK_X89Kj7Qbij5cCg8zfHvS/view


---


*Antologia Atmosfera Fantasma*

Tema da Antologia: “Nos Domínios da Morte”. Os contos devem ter como tema: A MORTE, em seus mais variados aspectos, abrangendo o terror, o horror e a literatura maldita.

Prazo: 15 de julho de 2021


https://www.srarcano.com/atmosferafantasma


---


*CURSO PARA PROFESSORES E EDUCADORES EM GERAL | MEDIAÇÃO DE LEITURA*

Gratuito. O curso, de caráter introdutório, apresentará referencial teórico acerca da mediação de leitura literária e discutirá estratégias de ação. Abordará os conceitos fundamentais “literatura”, “leitura” e “mediação”, além de modos e espaços de mediação. A atividade visa incentivar o olhar crítico de cada participante sobre o que lhe interessa no ofício.

Datas: 20 de Julho de 2021 | 19h às 21h


http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1265&iddata=4860


---


*FoPe Fest - International Festival of Folk and People Arts*

Poesia, quadrinhos e ficção.

FoPe Fest aims to promote cultures, traditions and people customs through arts.

Sections are: music & dance, literature, movies, visual arts

Prazo: 30 de julho de 2021


https://fopefest.eventscommunications.com/


---


*PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS – 120 ANOS*

O PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS tem como objetivo destacar autores sul-rio-grandenses, ainda em produção, que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre literatura sul-rio-grandense e a promoção de livros de determinados gêneros e de seus respectivos autores.

Prazo: 31 de julho de 2021


http://arl.org.br/noticias/regulamento-do-premio-academia-riograndense-de-letras-120-anos/342 


---


*CONCURSO DE CONTOS “JANELAS - SONHOS DE MUNDO”*

Olhe para a janela mais próxima. Como é sua forma? Retangular, quadrada, redonda; talvez

triangular? Está aberta ou fechada? Há uma cortina ou persiana que a cobre? É possível que você esteja, neste momento, em um lugar sem janelas. Não faz mal. Imagine-a. Se essa janela fosse aberta agora, o que você veria?

Prazo: 31 de julho de 2021


https://drive.google.com/file/d/1ujYnGmx1wnZj5k8sWq6bz7FLSQ9a_IiD/view


---


*EU CONTO UM CONTO (Coletânea Philia de Contos Infantis 2021)*

Edital de seleção de contos infantis que farão parte da coletânea EU CONTO UM CONTO, livro em formato impresso da Editora Philia. Seleção de contos infantis (narrativa ficcional) adequado para crianças com idade de até 11 anos, inédito ou não.

Prazo: 31 de julho de 2021


http://editoraphilia.com.br/coletanea-philia/


---


*EU LEIO UM CONTO (Coletânea Philia de Contos Juvenis 2021)*

Edital de seleção de contos juvenis que farão parte da coletânea EU LEIO UM CONTO, livro em formato impresso da Editora Philia. Seleção de contos juvenis (narrativa ficcional) adequado para jovens a partir de 12 anos, inédito ou não.

Prazo: 31 de julho de 2021


http://editoraphilia.com.br/coletanea-philia/


---


*Revista Caxangá*

Contos, poemas e crônicas, artigos, ensaios e resenhas

A Caxangá publica produções críticas e artísticas contemporâneas, no âmbito da palavra e da imagem – da literatura, do pensamento, das artes plásticas e da fotografia –, que apresentem uma contribuição que fortaleça o diálogo e o trânsito entre arte e crítica marginal, sendo a marginalidade entendida como condição predeterminante dos membros de uma cultura periférica, como é a nossa.

Prazo: 31 de julho de 2021


https://revistacaxanga.wordpress.com/normas-para-publicacao/


---


*ANTOLOGIA "ALICE IN HORRORLAND"*

Terror/Fantasia Sombria

Organizador: Josué Dantas

​E se a história não fosse bem como te contaram?

Prazo: 31 de julho de 2021


https://982afdb8-d522-404d-bc77-bfcd4494550c.filesusr.com/ugd/056d27_cc6ac11931fa4194bc8ef554cce8e2dc.pdf 


---


*TESLAPUNK Contos da Eletrosfera*

Prepare o banco de capacitores, ligue as válvulas termiônicas, abrigue-se em sua gaiola de Faraday e contemple: a eletrosfera está no ar!

Conheça mundos movidos a eletricidades com a elegância da moda vintage, onde o próprio Nikola Tesla poderá ser o protagonista. Explore lugares rodeados de néon e bobinas, deslumbre uma atmosfera elétrica e recarregue seu handnote sem precisar de fios. Mas, esteja ciente, ainda há regiões que a maravilha da eletricidade ainda não alcançou.

Prazo: 01 de agosto


https://editoracyberus.weebly.com/blog/edital-teslapunk-contos-da-eletrosfera


---


*Edital Caminhos Escuros*

A Editora Coverge convida para uma seletiva de contos de horror gótico. Caminhos Escuros é uma antologia com narrativas inspiradas no Horror Gótico e lançamento de estréia da Editora Coverge. O Horror Gótico é um estilo literário extremamente rico e que até hoje influencia diversos outros projetos artísticos. Para saber mais, confira os links em Referências.

Prazo: 01 de agosto


https://docs.google.com/document/d/1AoW4DBj1B4cQINWzCv7mxGY2Vwn7Mu2pii1foYIJx3I/edit#heading=h.t2z1qnfww4kk


---


*Triquetra Cabulosa: Os mais notórios e terríveis centavos*

“Assassinos em série, vampiros, lobisomens, demônios, o extraordinário sobrenatural — tudo isso em histórias chocantes, sanguinárias e baratas. Essas eram as Penny Dreadfuls. Em folhetins com contos de terror a custo de centavos, elas faziam sucesso na Londres vitoriana. Porém, e se trouxéssemos essas histórias para o século XXI? E para o Brasil? O concurso literário ‘Triquetra Cabulosa: Os mais notórios e terríveis centavos’, busca releituras modernas de contos inspirados em Penny Dreadfuls.

Prazo: 14 de agosto


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxemvSUAXCvmP0GkRwNdy9sV_2t4w0Z6irlzq47exgFg7ZEQ/viewform


---


*Fundo de Recuperação Covid-19 Netflix ICAB*

O Fundo de Recuperação oferecerá apoio a cerca de 2.500 profissionais do setor, que tenham atuado como colaboradores, prestadores de serviço e autônomos para produtoras audiovisuais independentes nos últimos 24 meses, que tenham produzido conteúdos de audiovisual voltados ao cinema, televisão e VOD (Video on demand) e não à publicidade em produções audiovisuais independentes de longa-metragem e obras seriadas que tenham sido interrompidas ou canceladas em virtude da pandemia.

Os profissionais que se enquadrem nos critérios de elegibilidade abaixo descritos poderão solicitar e receber o benefício do Fundo sob forma de doação, em único depósito, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100,00 – mil e cem reais).

É importante ressaltar que esse apoio não demanda qualquer vínculo, associação ou envolvimento profissional com o ICAB, assim como também não caracteriza qualquer tipo de acordo contratual.

Prazo: aproximadamente 15 de agosto


http://icabrasil.org/fundorecuperacao/


---


*6ª edição do Prêmio CROSP de Jornalismo*

A 6ª edição do Prêmio CROSP de Jornalismo, realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa, premiando os melhores conteúdos com o tema Saúde Bucal.

Os interessados podem concorrer em duas categorias:

- Categoria Escrita: artigos e matérias escritas. Essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:

Escrita Nacional e Regional: matérias e artigos veiculados em jornais e revistas (impressos) de caráter preponderantemente jornalístico e de circulação nacional ou regional. Podem concorrer veículos de todas as editorias, incluindo aqueles especializados em Saúde Bucal;

Escrita On-line: matérias publicadas em websites (incluindo blogs) de caráter preponderantemente jornalístico. Podem concorrer veículos on-line de todas as editorias, incluindo aqueles especializados em Saúde Bucal, desde que tenham sido produzidos exclusivamente para veiculação on-line.

Categoria Audiovisual: matérias e reportagens audiovisuais. De acordo com o veículo de comunicação utilizado, essa categoria é dividida nas seguintes subcategorias:

Telejornalismo: programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos veiculados na internet;

Radiojornalismo: programas jornalísticos veiculados em rádio e matérias jornalísticas veiculadas na internet (podcasts, entre outros).

Premiação: Os primeiros colocados de cada subcategoria receberão R$ 8 mil

Prazo: 31 de agosto


https://premiocrospdejornalismo.com.br/

---


*Bolsa Maestría em Escrita Criativa de Roteiro Audiovisuais*

A Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, uma das mais prestigiadas do mundo, está com inscrições abertas até 17 de setembro para a Maestría em Escrita Criativa de Roteiro Audiovisuais. Roteiristas e cineastas brasileiros poderão concorrer a uma Bolsa Paradiso para participar do curso.

A especialização é ministrada em espanhol e conta com uma turma de sete alunos. Ao longo de seis meses de aulas presenciais e três meses à distância, o bolsista irá desenvolver um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série. Durante as aulas, os alunos aprenderão os princípios da dramaturgia e das artes narrativas para além dos modelos hegemônicos, a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm.

As aulas estão previstas para ocorrer entre janeiro e novembro de 2022, mas o deslocamento do bolsista selecionado vai depender das regras de segurança no contexto da pandemia de Covid-19.

Prazo: 17 de setembro de 2021


https://www.projetoparadiso.org.br/maestria-en-escritura-creativa/


---


*Chamada H-ART. Revista de historia, teoría y crítica de arte H-ART*

Revista de história, teoría y crítica de arte anuncia que receberá artigos de tema aberto durante todo o ano. Convidamos os interessados em participar desse edital a enviar-nos artigos inéditos em espanhol, inglês ou português, que apresentem reflexões sobre a história, teoria e crítica da arte. Os manuscritos originais devem ser apresentados em formato Word e estar ajustados às normas da revista. Extensão entre 7.000 e 10.000, incluindo resumos, palavras-chave, bibliografia e notas de rodapé. As imagens, gráficos, ilustrações, fotografias, mapas e imagens não fazem parte da extensão do artigo e para o seu uso o autor deve certificar-se de que os direitos de uso são válidos. As notas vão para o pé da página, tamanho da letra Times New Roman 10 pontos e entrelinhas simples. Na primeira página, o título deve aparecer em espanhol e inglês, um resumo de no máximo cem palavras, ter entre quatro e seis palavras-chave que identificam o artigo, tanto em espanhol quanto em inglês.

Chamada aberta durante todo o ano.


https://revistas.uniandes.edu.co/pb-assets/hart/call-for-papers/tema-abierto/convocatoria%20portugues-1624287365.pdf


---


*O concurso mensal Rocket Pages*

O concurso mensal Rocket Pages foi desenhado com o propósito de estimular a criatividade e a produção literária de novos autores, remunerá-los pela qualidade de seus trabalhos e dar a eles a oportunidade de publicação no Anuário Rocket Pages.  Fiquem ligados nas nossas redes sociais. A cada mês, um novo desafio será lançado, junto com a data limite para a entrega das obras e a data de divulgação dos resultados.Os vencedores de cada mês serão remunerados com R$ 100 e concordam com os termos para participar.


https://www.rocketeditorial.com.br/concurso-mensal-rocket-pages


---


Edital Clube dos Contos

O Clube dos Contos foi criado com objetivo de publicar mais autores em um curto período de tempo, podendo explorar inúmeras categorias e estilos de escrita, mantendo a qualidade e integridade das obras literárias. A proposta é publicar no mínimo um conto por mês, de autores diferentes e no final de cada semestre reunir os contos publicados em uma revista com conteúdos exclusivos. Os contos e a revista serão publicados pra venda na Amazon, no site próprio da Medusa e em campanha recorrente no Apoia-se, sendo parte das recompensas dos apoiadores.

Prazo: mensal


https://www.editoramedusa.com/editais


---


*Saraud40*

Compartilhe seu conteúdo artístico! Envie seu texto ou poesia.

O Saraud40 é um sarau virtual colaborativo. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio para artistas independentes durante a pandemia da COVID-19.


https://www.instagram.com/p/CNGvsJBpXHz/


---


*CURSO GRATUITO*       

*Jornada do Escritor*

Imersão gratuita pelo mundo da escrita criativa. Com publicação dos melhores textos em um ebook ao final do curso. O processo todo é gratuito. Desde a inscrição, as aulas, os desafios diários e as publicações.


https://cursos.luraeditorial.com.br/            


---


*Pixar in a Box*

*CURSO GRATUITO EM INGLES*

Pixar in a Box is a behind-the-scenes look at how Pixar artists do their jobs. You will be able to animate bouncing balls, build a swarm of robots, and make virtual fireworks explode. The subjects you learn in school — math, science, computer science, and humanities — are used every day to create amazing movies at Pixar. This collaboration between Pixar Animation Studios and Khan Academy is sponsored by Disney.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO

https://www.khanacademy.org/computing/pixar/storytelling


---


*CURSO GRATUITO*

*Curso de Produção de Conteúdo para Web*

Produzir conteúdo escrito para a web requer habilidades que muito se diferem dos formatos de conteúdo offline. Criar textos para uma estratégia de marketing de conteúdo exige conhecimentos específicos de escaneabilidade, copywriting, pesquisa de palavras-chave, entre outros. Neste curso, você irá aprender as habilidades necessárias para produzir conteúdos incríveis para web.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO


https://university.rockcontent.com/cursos/producao-de-conteudo-para-web


---


*Curso Direitos Humanos - Anistia Internacional*

Que tal ter acesso a um curso completo e gratuito sobre direitos humanos e conhecer tudo sobre seus direitos, relacionando-os com sua rotina e preparando-se para defendê-los? Ou então indicar aos seus amigos, contatos ou mesmo alunos um material didático e qualificado sobre o assunto? Em tempos de visões polarizadas acerca da realidade brasileira, de mistificações e estereótipos a respeito dos direitos humanos, nada mais urgente que receber informações confiáveis para reflexão sobre este tema, que diz respeito a todas as pessoas, sem exceção. Gostou da ideia? Então aproveite o novo curso gratuito “Introdução aos Direitos Humanos” da Anistia Internacional, que é dividido em quatro módulos.


https://anistia.org.br/evento/inscreva-se-no-curso-online-gratuito-sobre-direitos-humanos/


---


*Coverfly*

How Writers Get Discovered. Connecting writers with the industry.


https://www.coverfly.com/


---


*SIGA NOSSAS REDES:*

https://www.instagram.com/buvafilmes/

http://bit.ly/youtube_buvafilmes

https://linktr.ee/buvafilmes

https://myclappy.com/user/Buva


https://www.instagram.com/editorabuva/ 


Edital escritor prêmio roteiro antologia