ARTES CÊNICAS - Editais, festivais e cursos rolando hoje, 24 de Junho!


*NOVAS DA BUVA*

Todo os dias uma lista de editais, festivais, trampos e cursos rolando agora para o setor cultural.

Hoje: *ARTES CÊNICAS*


Compartilhe e indique o grupo!

Whatsapp (4): https://chat.whatsapp.com/LtE4eVvk0035xnhJnDrd1o

Telegram: https://t.me/novasdabuva

Editais todos os dias no nosso Stories: https://www.instagram.com/buvafilmes/  


---


*Palestra Teatralidades Negras, com Soraya Martins*

Gratuito

A conversa pretende refletir as teatralidades contemporâneas negras como gestos que movimentam e fissuram as determinações políticas e éticas impostas e, ao mesmo tempo, imaginam as existências e as estéticas pretas através de outros textos, gramáticas, narrativas, saberes, tradições e quereres.

Soraya é atriz, crítica de teatros e curadora independente. Foi curadora do Fit-BH 18 e Fiac- BA 19. Escreve críticas para a segundaPreta, Horizonte da Cena e festivais de teatro. É doutora em Letras, cuja tese é um estudo sobre as Teatralidades Negras Contemporâneas.

Data: 25 de junho. sexta-feira. 17h30 às 19h30


https://www.sympla.com.br/palestra-teatralidades-negras-com-soraya-martins__1246021


---


*Ebook Negras Insurgências: Teatros e dramaturgias negra em São Paulo. Perspectivas Históricas, teóricas e práticas.*

Lançado em 2018 no Espaço Itaú Cultural São Paulo, reúne textos de Dione Carlos, Salloma Salomão, Debora Marçal, Priscila Obaci, Carol Ewaci, Flávia Rosa, Adriana Paixão. Reconstrói a trajetória criativa do grupo de Arte Negra Capulanas, composto por jovens atrizes negras da periferia da cidade de São Paulo e suas andanças criativas por São Paulo, o Brasil e a África, especialmente Moçambique, onde ficaram bandeira. Além disso o livro pensado em parceria com o dramaturgo, músico e historiador Salloma Salomão Jovino investiga as possíveis origens das formas teatrais e dramatúrgicas negro-africanas no Brasil. Preparado por Neide Almeida e desenhado por Cassimano contém 228 páginas.


https://bit.ly/dramaturgia_negra


---


*Dramaturgias contemporâneas como arte da escrevivência, com Amora Tito (Breve Cia)*

A oficina visa propor uma vivência e imersão de corpas diversas, descobrindo suas escrevivências por meio de bate-papos, jogos teatrais, jogos de criação dramatúrgica e a prática da escrita voltada para a cena contemporânea.

Amora Tito é atriz, dramaturga e diretora formada pelo CEFART e atualmente cursa licenciatura em teatro na Escola de Belas Artes (UFMG). Pesquisadora das dramaturgias contemporâneas, fez parte do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto e é integrante do NED - Núcleo Experimental de Dramaturgia da UFMG. É integrante e co-fundadora da Breve Cia e compõe a equipe pedagógica da Breve Cursos Livres.

Datas: 26 de junho de 2021, 14h - 27 de junho de 2021, 17h


https://www.sympla.com.br/dramaturgias-contemporaneas-como-arte-da-escrevivencia-com-amora-tito-breve-cia__1246031


---


OFERTA PARCEIRA

*Até 50% DE DESCONTO na Livraria Cultura*

*LIVROS SOBRE TEATRO*

Livraria Cultura com livros sobre teatro com descontos de até 50%


https://acesse.vc/v2/1683bbfce8c


---


A *Bienal do Sertão de Artes Visuais* é um evento cultural que ocorre em cidades interligadas pelo Sertão Brasileiro. A Bienal é uma mostra coletiva de artes visuais em que podem estar patentes formas diversas de expressão artística, como: Escultura, fotografia, pintura, performance, vídeo-arte, desenho, instalação, gravuras, novas mídias, além de projetos de arte e curadoria.

Prazo: 30 de junho de 2021


https://bienaldosertao.wixsite.com/bienaldosertao 


---


*Modelo de Planilhas de Orçamento para Projeto Cultural de TEATRO*

Kits de planilhas editáveis, em formato excel, já formuladas e com todas as linhas preenchidas com sugestões para a etapa de pré-produção, produção, divulgação e custos administrativos para que você possa fazer o orçamento de seus projetos da maneira mais simples possível.


https://bit.ly/planilhas_teatro


---


*Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados*

Serão selecionados projetos artísticos realizados em todas as regiões o Brasil e propostas inovadoras para compor a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Este ano, o edital está aberto para projetos dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O Oi Futuro utiliza um modelo de inscrições simplificado, sem categorias pré-definidas e sem burocracia. Além do formulário online de apresentação da proposta, o proponente deve incluir um vídeo em que defende sua ideia e os propósitos de seu projeto.

Prazo: 02 de julho de 2021


https://oifuturo.org.br/editais/editais-de-cultura/


---


*CURSO CONTRIBUIÇÕES BANTO PARA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL*

Gratuito. A atividade será desenvolvida na plataforma Zoom.

Nos encontros, serão apresentadas ao público as contribuições Banto e os estudos deixados por Mário de Andrade sobre as danças dramáticas do Vale do Paraíba, com destaque para as congadas e suas variações. 

Datas: 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h


http://www.casamariodeandrade.org.br/programacao-contribuies-banto-para-a-formao-do-patrimnio-cultural-


---


The Passion Fund

The Passion Fund is a $250,000(USD) global grant program designed to support creators, activists and entrepreneurs in taking their passion to the next level.

Prazo: 7 de julho de 2021


https://linktr.ee/s/passion-fund/


---


*International Meeting on Videodance and Videoperformance*

The International Meeting on Videodance and Videoperformance (EIVV, Valencia, Spain) and the Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne (Burgundy, France) are joining forces to propose an online program in autumn 2021. The two festivals will maintain independent curation, but offer artists the opportunity to be considered for both festivals and their collaborative events online.

Prazo: 15 de julho de 2021


https://filmfreeway.com/EIVV_FIVB_screendance


---


*Moving Images dance festival*

Moving images(Nicosia , Cyprus) invites all genres of film making which includes whatever you consider to be your best move. Ballet, contemporary , jazz, hip-hop, breaking, cirque, parkour, sports, documentary, narrative experimental.

Emerging artists,mature professionals,students can share their work with us and help us keep pushing boundaries and find new ways of expression and collaboration. You can visit our website and find more info of previous festivals. Dance Lab organizes Moving Images festival at Egomio Cultural Centre. We invite all international and Cypriot artists of any style to submit their works.

Prazo: 30 de julho de 2021


https://filmfreeway.com/MovingImagesvideodancefestival


---


*FoPe Fest - International Festival of Folk and People Arts*

FoPe Fest aims to promote cultures, traditions and people customs through arts.

Sections are: music & dance, literature, movies, visual arts

Prazo: 30 de julho de 2021


https://fopefest.eventscommunications.com/


---


*Saraud40*

Compartilhe seu conteúdo artístico! Envie seu texto ou poesia.

O Saraud40 é um sarau virtual colaborativo. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio para artistas independentes durante a pandemia da COVID-19.


https://www.instagram.com/p/CNGvsJBpXHz/


---


*AmplaMente* é um projeto sociocultural que tem como objetivo fomentar o debate sobre os benefícios que o envolvimento com a arte apresentam para a saúde. 

A relação entre arte e bem-estar não é nenhuma novidade, muitas pessoas encontram nas expressões artísticas – como a dança, a escrita, a pintura ou a música – uma forma de manter mente e corpo sãos em meio à correria e o estresse do dia a dia.

Os benefícios são tão positivos que é possível encontrar muitos estudos e pesquisas relacionando o uso da arte com a melhora da autoestima, melhorias na saúde física, conexões sociais de qualidade, desenvolvimento de novas habilidades, etc. 

Tudo isso tem mostrado que a arte e a saúde andam juntas para proporcionar mais qualidade de vida para a população.


https://amplamentepanambi.blogspot.com/


---


*Chamamento de Espetáculos WeDo!*

O chamamento aberto pela WeDo! Entretenimento tem como foco receber propostas de espetáculos online de Artes Cênicas para compor a programação do Teatro WeDo! durante o ano de 2021.

Entende-se como "espetáculos online": peças de e-Teatro, Teatro, Teatro Musical, Dança, Circo e Shows de Música com estética pensada ou adaptada para o formato virtual, englobando concepção audiovisual na transmissão, sendo considerado um diferencial obras que explorem as possibilidades de interação entre obra e espectador. As propostas devem ter uma duração média entre 30 e 90 minutos. Serão aceitos espetáculos em qualquer formato/plataforma, desde que aconteçam ao vivo.

Os espetáculos selecionados poderão compor apresentação única ou por temporada, com datas e horários a serem negociados, e cobrança de ingressos diretamente pela plataforma da WeDo! Entretenimento, sendo cobrado taxa única entre 7,5% e 10% sobre o valor da receita bruta do espetáculo, a depender da quantidade de apresentações.


https://www.wedoentretenimento.com/chamamento


---

*SIGA NOSSAS REDES*:

https://www.instagram.com/buvafilmes/

http://bit.ly/youtube_buvafilmes

https://linktr.ee/buvafilmes

https://myclappy.com/user/Buva


https://www.instagram.com/editorabuva/ 


editais artes cênicas teatro circo dança