Atualizado em 06 de ago. de 21

ARTES CÊNICAS - Editais, festivais e cursos rolando hoje, 05 de Agosto!

*NOVAS DA BUVA*

Todo os dias uma lista de editais, festivais, trampos e cursos rolando agora para o setor cultural.

Hoje: *ARTES CÊNICAS*


Compartilhe e indique o grupo!

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Gtx0kRGAkpvJOL0TvLybFv

Telegram: https://t.me/novasdabuva

Editais todos os dias no nosso Stories: https://www.instagram.com/buvafilmes/  


---


*Oficina Fundamentos Da Gestão Cultural*

On-line

Esta oficina visa capacitar e ampliar conhecimentos de gestores culturais sejam eles envolvidos com programas, projetos ou espaços culturais. Os conteúdos perpassam pelas reflexões sobre as definições de cultura, organização de projetos, planejamento artístico e aproximações com o público.

Coordenação: Marco Prado.

 De 9 a 27/8, segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h30. Plataforma: Zoom.

Vagas: 30. Seleção: Por ordem de inscrição. Público: Gestores culturais, artistas e demais interessados. Classificação: Maiores de 18 anos.

Prazo: 05 de agosto de 2021


http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/fundamentos-da-gestao-cultural/


---


*Ebook Negras Insurgências: Teatros e dramaturgias negra em São Paulo. Perspectivas Históricas, teóricas e práticas.*

Lançado em 2018 no Espaço Itaú Cultural São Paulo, reúne textos de Dione Carlos, Salloma Salomão, Debora Marçal, Priscila Obaci, Carol Ewaci, Flávia Rosa, Adriana Paixão. Reconstrói a trajetória criativa do grupo de Arte Negra Capulanas, composto por jovens atrizes negras da periferia da cidade de São Paulo e suas andanças criativas por São Paulo, o Brasil e a África, especialmente Moçambique, onde ficaram bandeira. Além disso o livro pensado em parceria com o dramaturgo, músico e historiador Salloma Salomão Jovino investiga as possíveis origens das formas teatrais e dramatúrgicas negro-africanas no Brasil. Preparado por Neide Almeida e desenhado por Cassimano contém 228 páginas.


https://bit.ly/dramaturgia_negra


---


*Curso Améfrica e as territorialidades afro-diaspóricas*

Objetivo: Analisar as relações étnico-raciais, as territorialidades negras e os efeitos do racismo na América Latina.

Período de Realização: 13/08/2021 a 27/08/2021.

Local: Curso à distância.

Gratuito

Prazo: 05 de agosto de 2021


https://sce.fflch.usp.br/node/4271 


---


OFERTA PARCEIRA

*Até 38% DE DESCONTO na Livraria Cultura*

*LIVROS SOBRE TEATRO*

Livraria Cultura com livros sobre teatro com descontos de até 38%


https://acesse.vc/v2/1683bbfce8c


---


*32ª Edição Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB)*

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) está com inscrições abertas para a seleção de espetáculos que vão compor a 32ª Edição Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB). 

A inciativa acontecem em formato virtual em 2021 em função da pandemia de Covid-19, com exibição da gravação dos espetáculos enviados no ato da inscrição.

As inscrições estão abertas para grupos de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior (ensino, pesquisa e extensão), Escolas Técnicas de Nível Médio (devidamente credenciadas pelo competente órgão nacional de educação) ou Escolas Livres de Teatro. As obras inscritas poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais e deverão ter duração máxima de 20 minutos.

Prazo: 08 de agosto de 2021


https://www.furb.br/web/3666/fitub-festival-internacional-de-teatro-universitario-de-blumenau/apresentacao


---


*Modelo de Planilhas de Orçamento para Projeto Cultural de TEATRO*

Kits de planilhas editáveis, em formato excel, já formuladas e com todas as linhas preenchidas com sugestões para a etapa de pré-produção, produção, divulgação e custos administrativos para que você possa fazer o orçamento de seus projetos da maneira mais simples possível.


https://bit.ly/planilhas_teatro


---


*BOBO – Festival Internacional de Comédia*

Estão abertas as inscrições para proponentes interessados em participar do BOBO – Festival Internacional de Comédia, realizado pelo Grupo Borogodó em parceria com a 5 Atos Produções. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 16 anos e pessoas jurídicas. A remuneração para cada esquete cômica selecionada é de R$ 500,00.

Prazo: 09 de Agosto de 2021

http://grupoborogodo.com.br/bobofestival/


---


*Curso livre Iniciação à escrita teatral*

Orientado por Samir Yazbek, o curso acontece de forma on-line e totaliza dez encontros, com emissão de certificado no final. As aulas acontecem de 23 de setembro a 25 de novembro de 2021, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h.

A partir de uma pedagogia libertária, os encontros abordarão conceitos dramatúrgicos segundo um amplo espectro de correntes estéticas e ideológicas. As aulas buscam aproximar o processo de escrita da representação cênica e irão culminar em leituras dramáticas dos textos produzidos pelos participantes, realizadas por atores convidados.  

O curso tem como público-alvo pessoas de diversas profissões e áreas de atuação que desejam se expressar por meio da escrita teatral, maiores de 18 anos.

Prazo: 09 de Agosto de 2021


https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/escola-curso-line-explora-escrita-teatral


---


*Teatro e expressão corporal: improvisos e cenas*

Grátis

De 10/08 até 07/09

Terça - 17:30h às 19:00h - Sesc Birigui

Para essa proposta, vamos partir de referências como Bertold Brecht, Viola Spolin e Plínio Marcos para o desenvolvimento de improvisos e cenas, pensando e compondo uma dramaturgia coletiva do material desenvolvido.

Curso voltado para jovens de 16 a 25 anos. Via Zoom. O link será enviado pelo e-mail.

Prazo: 09 de Agosto de 2021


https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Teatro%20e%20express%C3%A3o%20corporal:%20improvisos%20e%20cenas


---


*Oficina Provocações Para A Criação De Espetáculos Solos Autorais Feitos Por Mulheres*

On-line

Esta oficina tem como intuito oferecer a autoras-criadoras provocações/orientações para a criação de dramaturgias próprias, além de planos de encenação. Além disso, abordagens e práticas de improvisação para a criação de material físico; estratégias para composição de partituras corporais e exploração de disparadores para a criação de dramaturgia corporal para espetáculos (como complemento para o texto escrito ou como dramaturgia exclusivamente física).

De 17 a 31/8, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Plataforma: Zoom.

Prazo: 10 de agosto de 2021


http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/provocac%cc%a7o%cc%83es-para-a-criac%cc%a7a%cc%83o-de-espetaculos-solos-autorais-feitos-por-mulheres/


---


*Curso Gestão organizacional: estratégias para a cultura*

O curso Gestão organizacional: estratégias para a cultura busca instrumentalizar artistas, produtores e gestores culturais oriundos de instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil – com atuação de, ao menos, dois anos na área – para aprimorar e melhor gerenciar sua trajetória profissional.

Temas como governança organizacional, planejamento estratégico, processo decisório, controladoria e gestão financeira, gestão de pessoas, comunicação e marketing serão abordados nos encontros, on-line e em formato EAD, em aulas expositivas síncronas (em tempo real) e também atividades assíncronas.

Aulas: às quintas e às sextas-feiras, nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 de setembro e 1o de outubro de 2021, das 16 horas às 18h30

Prazo: 10 de agosto de 2021


https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/curso-aborda-temas-gestao-organizacional


---


*Edital de Fomento à Dança*

O fomento integra o Plano de Amparo à Cultura que prevê um conjunto de medidas diversas de apoio a artistas, técnicos, produtores, espaços culturais, grupos e coletivos do setor cultural.

Tal edital tem como objetivo apoiar e fomentar grupos de dança que possuem trabalho continuado de pesquisa e dança contemporânea, promovendo cultura, através da dança, como importante agente de transformação.

Prazo: 12 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital 


---


*2ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)*

Evento que reúne empreendedores culturais para participarem de rodadas de negócios. O evento acontecerá virtualmente, entre os dias 26 e 29 de outubro deste ano.  Podem se inscrever empreendedores culturais e criativos com experiência mínima de dois anos no setor de atuação. Serão aceitos empreendedores dos seguintes setores:  Artes cênicas (circo, dança, teatro); Artesanato; Audiovisual e animação; Design; Jogos eletrônicos; Moda; Editorial; Música, Museus e patrimônio. 

Nesta edição serão selecionados 270 empreendedores culturais. Os selecionados poderão participar de rodadas de negócios, espaços para a troca de contatos profissionais com empreendedores de vários países, oportunidades de apresentação de produtos e serviços, além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria.

Prazo: 12 de agosto de 2021


http://mapas.cultura.gov.br/files/opportunity/1878/edital_micbr_2021_empreendedores.pdf


---


*Chamada Instituto Cultural Vale 2021*

O edital seleciona projetos culturais de todo o país que valorizem a cultura em suas múltiplas manifestações. Assim, contribui com a valorização da diversidade cultural e com a economia criativa. A iniciativa é realizada com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Pronac, artigo 18, e a seleção e o aporte da verba serão feitos ainda neste ano de 2021, para execução dos projetos em 2022.

Prazo: 13 de agosto de 2021


http://institutoculturalvale.org/PT/Paginas/editais/Chamada-Instituto-Cultural-Vale-2021.aspx


---


*Prêmio Zé Renato*


O fomento visa apoiar a produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de incentivar a produção artística na linguagem teatral.

Prazo: 16 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital


---


*Curso de Direitos Humanos em homenagem ao centenário de Paulo Freire*

O curso é gratuito e indicado para todos os públicos, em especial para estudantes, servidores/as públicos, profissionais de todas as áreas, quem atua com a causa ou tem interesse no assunto.

As aulas serão realizadas, no período de 25 de agosto à 27 e outubro, às quartas-feiras, no horário das 19 às 21 horas. Exceto a aula inaugural que será em 25 de agosto, às 15 horas (horário de Brasília). As vagas são limitadas!

Prazo: 20 de agosto de 2021


https://forms.gle/hGE3EkuZWmFS1WGn6


---


*38ª Edição Do Programa Municipal De Fomento Ao Teatro Para A Cidade De São Paulo*

Apoiar e fomentar projetos que possuem trabalho continuado de pesquisa e produção teatral, promovendo cultura, através da linguagem teatral, como principal agente de transformação social assim como: Consolidar o direito à cultura e diminuir as desigualdades sócio-econômico-culturais nas diversas regiões geográficas do município de São Paulo; Estimular o desenvolvimento e fortalecimento das expressões culturais nos diferentes territórios da cidade, com vistas à ampliação do acesso da população aos bens culturais. Descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos; Reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções culturais e artísticas no município de São Paulo.

Prazo: 20 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital


---


*The Cultural Diaspora residency 2022*

A segunda edição da residência aceita inscrições de artistas de teatro baseados em textos negros da diáspora africana, incluindo, mas não se limitando a: África, Américas, Caribe e Europa.

Prazo: 22 de agosto de 2021


https://camargofoundation.org/programs/cultural-diaspora-program/2022/


---


*Workshop Criação Autoral Para Projetos Híbridos: Teatro E Audiovisual*

On-line

Em tempos de dificuldades do encontro presencial atores e criadores mais do que nunca desejam adentrar o mundo das criações híbridas audiovisuais: teatro online, cinema, videoarte. Neste workshop, Sara Antunes e Henrique Landulfo compartilham com os participantes a experiência da feitura de curtas e criação online, falando um pouco sobre interpretação para câmeras, cinema, direção de fotografia e produção de baixo orçamento.

Dias 24 e 26/8, terça e quinta-feira, das 19h às 21h. Plataforma: Zoom.

Prazo: 22 de agosto de 2021


http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/criacao-autoral-para-projetos-hibridos-teatro-e-audiovisual/


---


*1º Edital de Seleção de Projetos Aprovados em Leis de Incentivos Fiscais TAESA*

Para participar da seleção, os projetos devem se enquadrar em pelo menos um dos três pilares de responsabilidade social da empresa e aos requisitos propostos pelo edital, os quais priorizam trabalhos que tragam resultados duradouros à comunidade e que sejam próximos aos ativos da transmissora Brasil afora.

O primeiro chamamento público da Companhia tem foco em quatro das principais leis de incentivo do país. Entidades devem trazer projetos que sejam regularizados e aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Lei de Incentivo ao Idoso (FMI e FEI) ou Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Não há limite na quantidade de projetos a serem cadastradores no edital.

Prazo: 23 de agosto de 2021


https://institucional.taesa.com.br/taesa-lanca-seu-1o-edital-de-selecao-de-projetos-aprovados-em-leis-de-incentivos-fiscais/


---


*Festival Internacional Cámara Corporizada*

El Festival Internacional Cámara Corporizada es un encuentro artístico que navega en las aguas de las danzas populares, folklóricas, de raíz y tradicionales, en su confluencia con las nuevas tendencias narrativas y de representación audiovisual y performática.

Prazo: 31 de agosto de 2021


https://filmfreeway.com/camaracorporizada


---


IMARP - Mostra Internacional de Dança - Imagens em Movimento - Vídeo Dança. 

Nessa quinta edição, além da convocatória para inscrição internacional de obras de vídeo dança, categoria 1 - Produções realizadas entre 2016 a 2020, com tema LIVRE , e obras de 01 a 10 minutos de duração. Categoria 2 - Obras produzidas entre março de 2020 e julho de 2021, nos tempos ainda de pandemia, também teremos a categoria de envio de obras curtas produzidas em casa com o tema Corpo em Quarentena com trabalhos de 01 a 02 ninutos de duração. (que não tenham sido selecionadas em 2020)

A Mostra será realizada de 13 a 18 de dezembro de forma virtual no Canal do IMARP no Youtube.

Curadoria dos trabalhos de profissionais do Brasil e exterior,

Tudo de forma gratuito.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://filmfreeway.com/IMARP-MostraInternacionaldedanca-ImagensemMovimento-Videodanca


---


*CURSO GRATUITO*

*Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI*

Analisa a formação histórica das políticas culturais no Brasil e na América Latina, os seus desafios e a agenda na contemporaneidade. A formação busca ampliar a reflexão com discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos conflitos identitários que afetam a convivência intercultural e do Plano Nacional de Cultura (PNC).Ao todo, são quatro aulas assíncronas, ministradas por Claudinéli Moreira Ramos, Maria Paulina Soto Labbé e Renata Rocha, com depoimentos de convidados nacionais e estrangeiros. Os temas abordados são: políticas culturais na América Latina – trajetória de agendas e pensamento desde 1970 –, políticas culturais no Brasil – contexto histórico –, desafios de implementação das políticas culturais e da participação social, e políticas culturais de convivência, uma agenda para o século XXI.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO


https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/curso-politicas-culturais-brasil-america-latina


---


*Saraud40*

Compartilhe seu conteúdo artístico! Envie seu texto ou poesia.

O Saraud40 é um sarau virtual colaborativo. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio para artistas independentes durante a pandemia da COVID-19.


https://www.instagram.com/p/CNGvsJBpXHz/


---


*AmplaMente* é um projeto sociocultural que tem como objetivo fomentar o debate sobre os benefícios que o envolvimento com a arte apresentam para a saúde. 

A relação entre arte e bem-estar não é nenhuma novidade, muitas pessoas encontram nas expressões artísticas – como a dança, a escrita, a pintura ou a música – uma forma de manter mente e corpo sãos em meio à correria e o estresse do dia a dia.

Os benefícios são tão positivos que é possível encontrar muitos estudos e pesquisas relacionando o uso da arte com a melhora da autoestima, melhorias na saúde física, conexões sociais de qualidade, desenvolvimento de novas habilidades, etc. 

Tudo isso tem mostrado que a arte e a saúde andam juntas para proporcionar mais qualidade de vida para a população.


https://amplamentepanambi.blogspot.com/


---


*Chamamento de Espetáculos WeDo!*

O chamamento aberto pela WeDo! Entretenimento tem como foco receber propostas de espetáculos online de Artes Cênicas para compor a programação do Teatro WeDo! durante o ano de 2021.

Entende-se como "espetáculos online": peças de e-Teatro, Teatro, Teatro Musical, Dança, Circo e Shows de Música com estética pensada ou adaptada para o formato virtual, englobando concepção audiovisual na transmissão, sendo considerado um diferencial obras que explorem as possibilidades de interação entre obra e espectador. As propostas devem ter uma duração média entre 30 e 90 minutos. Serão aceitos espetáculos em qualquer formato/plataforma, desde que aconteçam ao vivo.

Os espetáculos selecionados poderão compor apresentação única ou por temporada, com datas e horários a serem negociados, e cobrança de ingressos diretamente pela plataforma da WeDo! Entretenimento, sendo cobrado taxa única entre 7,5% e 10% sobre o valor da receita bruta do espetáculo, a depender da quantidade de apresentações.


https://www.wedoentretenimento.com/chamamento


---

*SIGA NOSSAS REDES*:

https://www.instagram.com/buvafilmes/

http://bit.ly/youtube_buvafilmes

https://linktr.ee/buvafilmes

https://myclappy.com/user/Buva


https://www.instagram.com/editorabuva/ 


edital teatro prêmio teatro festival de teatro festival de dança curso teatro