Atualizado em 13 de ago. de 21

ARTES CÊNICAS - Editais, festivais e cursos rolando hoje, 12 de Agosto!

*NOVAS DA BUVA - EDITAIS E FESTIVAIS*

Todo os dias uma lista de editais, festivais, trampos e cursos rolando agora para o setor cultural.

Hoje: *ARTES CÊNICAS*

*Clique em Ler Mais e descubra dezenas de festivais e editais*

Compartilhe e indique o grupo!

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Gtx0kRGAkpvJOL0TvLybFv

Telegram: https://t.me/novasdabuva

Editais todos os dias no nosso Stories: https://www.instagram.com/buvafilmes/  


---


*Edital de Fomento à Dança*

O fomento integra o Plano de Amparo à Cultura que prevê um conjunto de medidas diversas de apoio a artistas, técnicos, produtores, espaços culturais, grupos e coletivos do setor cultural.

Tal edital tem como objetivo apoiar e fomentar grupos de dança que possuem trabalho continuado de pesquisa e dança contemporânea, promovendo cultura, através da dança, como importante agente de transformação.

Prazo: 12 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital 


---


*2ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)*

Evento que reúne empreendedores culturais para participarem de rodadas de negócios. O evento acontecerá virtualmente, entre os dias 26 e 29 de outubro deste ano.  Podem se inscrever empreendedores culturais e criativos com experiência mínima de dois anos no setor de atuação. Serão aceitos empreendedores dos seguintes setores:  Artes cênicas (circo, dança, teatro); Artesanato; Audiovisual e animação; Design; Jogos eletrônicos; Moda; Editorial; Música, Museus e patrimônio. 

Nesta edição serão selecionados 270 empreendedores culturais. Os selecionados poderão participar de rodadas de negócios, espaços para a troca de contatos profissionais com empreendedores de vários países, oportunidades de apresentação de produtos e serviços, além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria.

Prazo: 12 de agosto de 2021


http://mapas.cultura.gov.br/files/opportunity/1878/edital_micbr_2021_empreendedores.pdf



---


*Ebook Negras Insurgências: Teatros e dramaturgias negra em São Paulo. Perspectivas Históricas, teóricas e práticas.*

Lançado em 2018 no Espaço Itaú Cultural São Paulo, reúne textos de Dione Carlos, Salloma Salomão, Debora Marçal, Priscila Obaci, Carol Ewaci, Flávia Rosa, Adriana Paixão. Reconstrói a trajetória criativa do grupo de Arte Negra Capulanas, composto por jovens atrizes negras da periferia da cidade de São Paulo e suas andanças criativas por São Paulo, o Brasil e a África, especialmente Moçambique, onde ficaram bandeira. Além disso o livro pensado em parceria com o dramaturgo, músico e historiador Salloma Salomão Jovino investiga as possíveis origens das formas teatrais e dramatúrgicas negro-africanas no Brasil. Preparado por Neide Almeida e desenhado por Cassimano contém 228 páginas.


https://bit.ly/dramaturgia_negra


---


*Chamada Instituto Cultural Vale 2021*

O edital seleciona projetos culturais de todo o país que valorizem a cultura em suas múltiplas manifestações. Assim, contribui com a valorização da diversidade cultural e com a economia criativa. A iniciativa é realizada com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Pronac, artigo 18, e a seleção e o aporte da verba serão feitos ainda neste ano de 2021, para execução dos projetos em 2022.

Prazo: 13 de agosto de 2021


http://institutoculturalvale.org/PT/Paginas/editais/Chamada-Instituto-Cultural-Vale-2021.aspx


---


OFERTA PARCEIRA

*Até 38% DE DESCONTO na Livraria Cultura*

*LIVROS SOBRE TEATRO*

Livraria Cultura com livros sobre teatro com descontos de até 38%


https://acesse.vc/v2/1683bbfce8c


---


*Prêmio Zé Renato*


O fomento visa apoiar a produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de incentivar a produção artística na linguagem teatral.

Prazo: 16 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital


---


*Modelo de Planilhas de Orçamento para Projeto Cultural de TEATRO*

Kits de planilhas editáveis, em formato excel, já formuladas e com todas as linhas preenchidas com sugestões para a etapa de pré-produção, produção, divulgação e custos administrativos para que você possa fazer o orçamento de seus projetos da maneira mais simples possível.


https://bit.ly/planilhas_teatro


---


*Curso de Direitos Humanos em homenagem ao centenário de Paulo Freire*

O curso é gratuito e indicado para todos os públicos, em especial para estudantes, servidores/as públicos, profissionais de todas as áreas, quem atua com a causa ou tem interesse no assunto.

As aulas serão realizadas, no período de 25 de agosto à 27 e outubro, às quartas-feiras, no horário das 19 às 21 horas. Exceto a aula inaugural que será em 25 de agosto, às 15 horas (horário de Brasília). As vagas são limitadas!

Prazo: 20 de agosto de 2021


https://forms.gle/hGE3EkuZWmFS1WGn6


---


*38ª Edição Do Programa Municipal De Fomento Ao Teatro Para A Cidade De São Paulo*

Apoiar e fomentar projetos que possuem trabalho continuado de pesquisa e produção teatral, promovendo cultura, através da linguagem teatral, como principal agente de transformação social assim como: Consolidar o direito à cultura e diminuir as desigualdades sócio-econômico-culturais nas diversas regiões geográficas do município de São Paulo; Estimular o desenvolvimento e fortalecimento das expressões culturais nos diferentes territórios da cidade, com vistas à ampliação do acesso da população aos bens culturais. Descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos; Reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções culturais e artísticas no município de São Paulo.

Prazo: 20 de agosto de 2021


http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/fomento_edital


---


*The Cultural Diaspora residency 2022*

A segunda edição da residência aceita inscrições de artistas de teatro baseados em textos negros da diáspora africana, incluindo, mas não se limitando a: África, Américas, Caribe e Europa.

Prazo: 22 de agosto de 2021


https://camargofoundation.org/programs/cultural-diaspora-program/2022/


---


*Workshop Criação Autoral Para Projetos Híbridos: Teatro E Audiovisual*

On-line

Em tempos de dificuldades do encontro presencial atores e criadores mais do que nunca desejam adentrar o mundo das criações híbridas audiovisuais: teatro online, cinema, videoarte. Neste workshop, Sara Antunes e Henrique Landulfo compartilham com os participantes a experiência da feitura de curtas e criação online, falando um pouco sobre interpretação para câmeras, cinema, direção de fotografia e produção de baixo orçamento.

Dias 24 e 26/8, terça e quinta-feira, das 19h às 21h. Plataforma: Zoom.

Prazo: 22 de agosto de 2021


http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/criacao-autoral-para-projetos-hibridos-teatro-e-audiovisual/


---


*1º Edital de Seleção de Projetos Aprovados em Leis de Incentivos Fiscais TAESA*

Para participar da seleção, os projetos devem se enquadrar em pelo menos um dos três pilares de responsabilidade social da empresa e aos requisitos propostos pelo edital, os quais priorizam trabalhos que tragam resultados duradouros à comunidade e que sejam próximos aos ativos da transmissora Brasil afora.

O primeiro chamamento público da Companhia tem foco em quatro das principais leis de incentivo do país. Entidades devem trazer projetos que sejam regularizados e aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Lei de Incentivo ao Idoso (FMI e FEI) ou Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Não há limite na quantidade de projetos a serem cadastradores no edital.

Prazo: 23 de agosto de 2021


https://institucional.taesa.com.br/taesa-lanca-seu-1o-edital-de-selecao-de-projetos-aprovados-em-leis-de-incentivos-fiscais/


---


*I Primeiro Festival de Cenas Curtas – On-line*

O I Festival de Cenas Curtas – On-line foi pensado para estimular a criação e ajudar, com pequena quantia, atores e atrizes de todo Brasil. Nosso interesse é promover e divulgar os trabalhos de artistas de teatro, que foram duramente prejudicados nesse ano e meio de pandemia.

Quem pode se inscrever: Atores e atrizes de teatro, circenses, diretores e diretoras de teatro.

Prazo: 31 de agosto de 2021


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLtOVUp_RyTvQHronhDWjr6JQXrsN7vab6s53DaUi5zjC_Xw/viewform


---


*Festival Internacional Cámara Corporizada*

El Festival Internacional Cámara Corporizada es un encuentro artístico que navega en las aguas de las danzas populares, folklóricas, de raíz y tradicionales, en su confluencia con las nuevas tendencias narrativas y de representación audiovisual y performática.

Prazo: 31 de agosto de 2021


https://filmfreeway.com/camaracorporizada


---


*Núcleo de Pesquisa e Criação: a reinvenção do Absurdo no contexto latino-americano*

Envolvendo estudos teóricos, experimentação cênica/audiovisual, encontros com convidados e leituras dramáticas, propomos que durante 03 meses de Núcleo reflitamos juntes sobre as maneiras como na América Latina o Teatro do Absurdo veio ressignificar-se em conjunção com a realidade sócio-política.

Selecionamos para estudar neste Núcleo de pesquisa e criação obras de dramaturgos e dramaturgas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Venezuela e do Brasil..

Temos como PÚBLICO-ALVO: integrantes de coletivos artísticos, estudantes, pesquisadores e interessados no fazer teatral acima de 16 anos. Os participantes receberão ajuda de custo (R$100,00 mensais)  durante toda a realização do Núcleo!

Os encontro vão rolar de 11/09 à 30/11 toda terça e sábado das 10h às 12h

Prazo: 03 de setembro de 2021


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfXMxhxRiTN9r7xWOApSuvIzp5KclwZiaV1_7xCVX9l9Q-1g/viewform


---


*Foca - Fomento à Cultura Carioca*

O programa vai disponibilizar aproximadamente R$ 20 milhões a mais de 300 projetos culturais, abrangendo toda a cidade. O edital terá duas linhas de ação: diversificar as categorias do projeto e descentralizar/democratizar o acesso por territórios.

O objetivo é selecionar e apoiar financeiramente 184 propostas em 12 categorias: teatro, circo, artes visuais, arte antirracista, produções LGBTI+, artes urbana e pública, cultura popular, música, literatura, infância, dança e pesquisa & inovação. Podem participar pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos), Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas - neste caso exclusivo para a categoria pesquisa & inovação. Os contemplados poderão ser apoiados com, no mínimo, R$ 25 mil e, no máximo, R$ 200 mil, cada.

Prazo: 22 de setembro de 2021


https://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?id=13272216


---


IMARP - Mostra Internacional de Dança - Imagens em Movimento - Vídeo Dança. 

Nessa quinta edição, além da convocatória para inscrição internacional de obras de vídeo dança, categoria 1 - Produções realizadas entre 2016 a 2020, com tema LIVRE , e obras de 01 a 10 minutos de duração. Categoria 2 - Obras produzidas entre março de 2020 e julho de 2021, nos tempos ainda de pandemia, também teremos a categoria de envio de obras curtas produzidas em casa com o tema Corpo em Quarentena com trabalhos de 01 a 02 ninutos de duração. (que não tenham sido selecionadas em 2020)

A Mostra será realizada de 13 a 18 de dezembro de forma virtual no Canal do IMARP no Youtube.

Curadoria dos trabalhos de profissionais do Brasil e exterior,

Tudo de forma gratuito.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://filmfreeway.com/IMARP-MostraInternacionaldedanca-ImagensemMovimento-Videodanca


---


*CURSO GRATUITO*

*Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI*

Analisa a formação histórica das políticas culturais no Brasil e na América Latina, os seus desafios e a agenda na contemporaneidade. A formação busca ampliar a reflexão com discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos conflitos identitários que afetam a convivência intercultural e do Plano Nacional de Cultura (PNC).Ao todo, são quatro aulas assíncronas, ministradas por Claudinéli Moreira Ramos, Maria Paulina Soto Labbé e Renata Rocha, com depoimentos de convidados nacionais e estrangeiros. Os temas abordados são: políticas culturais na América Latina – trajetória de agendas e pensamento desde 1970 –, políticas culturais no Brasil – contexto histórico –, desafios de implementação das políticas culturais e da participação social, e políticas culturais de convivência, uma agenda para o século XXI.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO


https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/curso-politicas-culturais-brasil-america-latina


---


*Saraud40*

Compartilhe seu conteúdo artístico! Envie seu texto ou poesia.

O Saraud40 é um sarau virtual colaborativo. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio para artistas independentes durante a pandemia da COVID-19.


https://www.instagram.com/p/CNGvsJBpXHz/


---


*AmplaMente* é um projeto sociocultural que tem como objetivo fomentar o debate sobre os benefícios que o envolvimento com a arte apresentam para a saúde. 

A relação entre arte e bem-estar não é nenhuma novidade, muitas pessoas encontram nas expressões artísticas – como a dança, a escrita, a pintura ou a música – uma forma de manter mente e corpo sãos em meio à correria e o estresse do dia a dia.

Os benefícios são tão positivos que é possível encontrar muitos estudos e pesquisas relacionando o uso da arte com a melhora da autoestima, melhorias na saúde física, conexões sociais de qualidade, desenvolvimento de novas habilidades, etc. 

Tudo isso tem mostrado que a arte e a saúde andam juntas para proporcionar mais qualidade de vida para a população.


https://amplamentepanambi.blogspot.com/


---


*Chamamento de Espetáculos WeDo!*

O chamamento aberto pela WeDo! Entretenimento tem como foco receber propostas de espetáculos online de Artes Cênicas para compor a programação do Teatro WeDo! durante o ano de 2021.

Entende-se como "espetáculos online": peças de e-Teatro, Teatro, Teatro Musical, Dança, Circo e Shows de Música com estética pensada ou adaptada para o formato virtual, englobando concepção audiovisual na transmissão, sendo considerado um diferencial obras que explorem as possibilidades de interação entre obra e espectador. As propostas devem ter uma duração média entre 30 e 90 minutos. Serão aceitos espetáculos em qualquer formato/plataforma, desde que aconteçam ao vivo.

Os espetáculos selecionados poderão compor apresentação única ou por temporada, com datas e horários a serem negociados, e cobrança de ingressos diretamente pela plataforma da WeDo! Entretenimento, sendo cobrado taxa única entre 7,5% e 10% sobre o valor da receita bruta do espetáculo, a depender da quantidade de apresentações.


https://www.wedoentretenimento.com/chamamento


---

*SIGA NOSSAS REDES*:

https://www.instagram.com/buvafilmes/

http://bit.ly/youtube_buvafilmes

https://linktr.ee/buvafilmes

https://myclappy.com/user/Buva


https://www.instagram.com/editorabuva/ 


edital de teatro edital artes cênicas festival de teatro prêmio de teatro festival de dança