Atualizado em 28 de set. de 21

AUDIOVISUAL - Editais, festivais e cursos rolando hoje, 27 de Setembro!

*NOVAS DA BUVA - EDITAIS E FESTIVAIS*

Todos os dias uma lista de editais, festivais, trampos e cursos rolando agora para o setor cultural

Hoje: *SETOR AUDIOVISUAL*

*Clique em Ler Mais e descubra dezenas de festivais e editais*

Compartilhe e indique o grupo!

Whatsapp (5): https://chat.whatsapp.com/HJ7d0qzuRerIzqJZ3jGcP9

Telegram: https://t.me/novasdabuva

Editais todos os dias no nosso Stories: https://www.instagram.com/buvafilmes/ 

Ou assine nossa newsletter e receba por e-mail toda segunda-feira a lista do setor audiovisual: http://bit.ly/novasdabuva


---


*Retomada do Audiovisual Carioca* 

Serão investidos ainda neste ano, R$ 20 milhões nas áreas de produção, finalização e desenvolvimento de projetos para o cinema, TV, ações locais e games. Além disso, estão incluídos nesse valor recursos para a realização de mostras, eventos e festivais de cinema. Este é um dos maiores investimentos da RioFilme nos últimos dez anos.

Inscreva o seu projeto! Bora filmar Rio de Janeiro!

A RioFilme se orgulha de apoiar o cinema brasileiro!

Prazo: 27 de setembro de 2021


www.editais.riofilme.com.br



*Seminário O mercado audiovisual para roteiristas e a importância da gestão coletiva de direitos autorais - GEDAR*

No próximo dia 29 de setembro, das 10h às 13h, a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas) realiza seu primeiro seminário com o tema “O mercado audiovisual para os autores e autoras roteiristas e a importância da gestão coletiva de direitos autorais”.

A iniciativa se inclui nas comemorações pelos cinco anos de operação da GEDAR – entidade autônoma habilitada pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal para a arrecadação e gestão dos direitos autorais de roteiristas brasileiros do audiovisual.

Prazo: 27 de setembro de 2021


https://gedarbrasil.org/o-mercado-audiovisual-para-roteiristas-e-a-importancia-da-gestao-coletiva-de-direitos-autorais-sao-temas-do-primeiro-seminario-promovido-pela-gedar/


---


*Bradoc (Brazilian International Monthly Documentary Competition)*

Realizou um documentário e deseja mostrar ao mundo e ainda concorrer a diversos prêmios técnicos? O Bradoc é um festival que tem como objetivo apresentar boas histórias ao público. Não importa o ano e o país no qual foi realizado, se já foi ou não exibido, se está ou não livre na internet. O que queremos é dar destaque às histórias, apresentar bons filmes ao público e trazer importantes debates à pauta pública.

Bradoc (Brazilian International Monthly Documentary Competition) é um festival mensal internacional, no qual curta-metragens documentais disputam para chegar à grande final em Janeiro de 2022.

Todo mês cinco curta-metragens documentais concorrem em cada uma das categorias. Os vencedores de cada mês se classificam para o "Melhores do Ano", que ocorre em janeiro do ano seguinte.

A inscrição de um documentário dá o direito de concorrer durante todo o ano. Se ele não se classificar para o mês na qual foi inscrito, poderá concorrer nos próximos, até dezembro do ano corrente.

Aproveite o desconto exclusivo para assinantes da nossa lista, use o código BUVA e ganhe de 50% de desconto na inscrição.


https://filmfreeway.com/Bradoc


---


*Oficina Direção de Arte gratuita (online)*

Oficina Direção de Arte: A Estética da Cena, com Maria Cecília Amaral

O curso, online, gratuito e com certificado, irá apresentar um panorama da Direção de Arte na produção audiovisual, analisando obras com estéticas visuais que se destacaram desde a década de 20. Passando por um período histórico e analisando a direção de arte tanto de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens.

Datas: 27 de setembro a 1º de outubro, das 19 às 21h


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdifKEhYMzzWjk_jqVXQfDVI4Gs3khkV_4fZGtT5eBOD0L3w/viewform


---


*Modelos de Contratos e Autorizaçãos para a Realização de Filmes*

Procurando facilitar a vida dos produtores independentes criamos um pacote com os contratos e autorizações necessárias para realizar um filme e se resguardar judicialmente. Alguns contratos disponibilizamos mais de um modelo. Veja qual se encaixa melhor em seu projeto, preencha com seus dados e modifique o que achar necessário. Os modelos são totalmente personalizáveis.

São 21 contratos e autorizações. O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR NO PACOTE:

CONTRATOS DE CESSÃO DE DIREITOS DO ROTEIRO (03 modelos), CONTRATO DE PATROCÍNIO, CONTRATO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO EM LOCAÇÃO (05 modelos), CONTRATO PARA USO DE VEÍCULO DE CENA (02 modelos), AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM (05 modelos, incluindo para menores e multidões), CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE EQUIPE (02 modelos), AUTORIZAÇÃO DE USO DE OBRA MUSICAL (02 modelos) e CONTRATO DE DISTRIBUIÇÃO.


http://bit.ly/contratos_cinema


---


*Curso Gratuito de Comunicação Quebra Tudo Perestroika*

Método Perestroika para ganhar potência e vender suas ideias sem que elas parem no meio do caminho.

Datas: 28, 29 e 30 de Setembro


https://cursos.perestroika.com.br/quebra-tudo/


---


*APRENDA A FAZER FILMES COM BAIXO CUSTO E ALTA CRIATIVIDADE*

Neste curso, Cavi mostra que você pode produzir filmes com baixo orçamento. Ao longo das aulas, você vai passar por diversas áreas do “fazer cinema”, como roteirização, produção, filmagem, finalização e distribuição do filme. Todas essas etapas têm o custo reduzido como pano de fundo. Hora de luz, câmera, ação!


https://crescent.com.br/cursos/producao-de-filmes-com-baixo-orcamento/?ref=A49256169G


---


*Oficina de Produção Criativa para Cinema*

Com Rodrigo Teixeira

Apresentar segredos por trás da produção criativa para cinema e proporcionar a troca de experiências e vivências da profissão, em aulas dinâmicas e orgânicas.

Datas: 28 a 30/09, de 9h30 às 12h30


https://cinebh.com.br/formacao/oficinas/  


---


*Curso online de roteiro de cinema, TV e outras mídias.*

São 5 módulos com 60 vídeo aulas, incluindo toda a teoria do roteiro, além das principais dicas sobre o assunto.

O professor Renato Modesto é um escritor e roteirista experiente, autor de novelas de sucesso na Rede Globo e Record TV ("Como Uma Onda", "Desejo Proibido", "Araguaia", "Máscaras", "Milagres de Jesus", "A Terra Prometida") e de peças teatrais, romances e contos. Também é professor de Escrita Criativa e Dramaturgia. Neste curso, Renato compartilha seus conhecimentos para ajudar a transformar ideias e talento em roteiros audiovisuais de real valor artístico.

http://bit.ly/curso_roteiro_audiovisual


---


*LAB ROTEIRO: isso dá uma comédia?*

Essa oficina tem por objetivo fornecer ferramentas para que o aluno possa, além de saber construir cenas de comédia, pensar em tramas e personagens para desenvolver seu produto para TV ou cinema. Através da exibição de cenas de filmes e séries, iremos destrinchar os fundamentos do humor e trabalhar em exercícios que possam facilitar um olhar mais criativo, apurado e claro, bem humorado sobre a vida.

Datas: 28 a 30/09, de 16h a 18h


https://cinebh.com.br/formacao/oficinas/ 


---


*Ebook Como Distribuir Curtas, Clipes e Webséries: Um passo a passo para que o seu produto audiovisual alcance o público alvo e seja rentável*

Grátis no Kindle Unlimited


http://bit.ly/ebook_distribuicao    


---


*LAB ROTEIRO: ficção e documentário*

Conhecer temas específicos que descrevem a confecção integral de um roteiro audiovisual, da pesquisa do tema a formatação final do roteiro. Cada módulo se divide entre explanações teóricas e pequenos exercícios práticos.

Datas: 28/09 a 1º/10, de 10h às 12h30


https://cinebh.com.br/formacao/oficinas/


---


*Festival RNAB, "Revelando Novos Atores Brasileiros"*

O Festival RNAB, "Revelando Novos Atores Brasileiros" é um festival Internacional com monólogos, curtas, videoclipes e trailers de filmes e documentários.

Um evento de classificação do IMDb com exibições de curtas nacionais e internacionais de todos os gêneros com prêmio de melhor ator e atriz para atores brasileiros.

Todos os filmes selecionados serão exibidos em nosso evento público. Todos os ingressos para esta exibição ao vivo serão gratuitos para os cineastas e o público. Além disso, os filmes da Sessão Oficial serão exibidos em nosso evento virtual.

Prazo: 29 de setembro de 2021


https://filmfreeway.com/FestivalRNAB2021



*III Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena – Mirante Cineclube*

As obras devem ter sido, obrigatoriamente, dirigidas e/ou realizadas por pessoas negras e indígenas. As produções devem ter sido realizadas a partir do ano de 2018.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_a6z7ThuWMc194RF2GsCMnVHEgzyqtOfs41MGOI256qQdpw/viewform


---


*2°JISFF - Joinville International Short Film Festival*

O Festival acontecerá em Setembro na cidade de Joinville. A curadoria deste ano abrigará singular direcionamento para diretores com novas linguagens, "Film Dance" e transversalidade para a Mostra Arthouse com premiação especial, potencializando o sucesso da edição anterior.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://filmfreeway.com/JoinvilleShort


---


*IV Laboratório de Montagem*

O Laboratório de Montagem irá acontecer entre 27 de outubro e 03 de novembro, de modo inteiramente virtual. Podem se inscrever para o IV Laboratório de Montagem diretores e montadores de filmes de longa-metragem, de qualquer gênero, desde que ainda não estejam finalizados, não possuam CPB (Certificado de Produto Brasileiro) e não tenham estreado em festivais e/ou circuito comercial de exibição. Podem se inscrever pessoas físicas e/ou jurídicas de qualquer parte do país

Prazo: 30 de setembro de 2021


http://www.coisadecinema.com.br/panorama-internacional/panlab/arquivos/PANLAB_2021_Regulamentos_Roteiro_e_Montagem.pdf


---


*CINESTUDANTIL*

Guaíba cidade  berço da Revolução Farroupilha vem se consolidando como cidade berço de novos cineastas. Há 20 anos realiza o Festival Nacional de Cinema Estudantil, que abre espaço para produções de todo o Brasil e Exterior e tem objetivo incentivar a produção audiovisual como atividade pedagógica vinculada ao currículo escolar . Este Festival é pioneiro no Brasil no incentivo ao uso do audiovisual como prática pedagógica, integrando alunos e professores na produção de filmes .  O 20º Festival Nacional de Cinema Estudatil(CinestudantilGuaíba)    ocorre  em novembro e  as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro . As produções realizadas poderão ser: Ficção, Documentário ou Propaganda Educativa. Serão aceitos filmes em formato de animação, além de longas metragens e curtas na categoria alternativa, para produções independentes ou voltadas para a educação.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://www.facebook.com/cinestudantil/posts/4369747793111276


---


*Morce-Go Vermelho - Goiás Horror Film Festival*

Está difícil competir com a realidade de terror atual, mas seguimos firmes e fortes no propósito de oferecer uma escapatória através da cultura e do cinema que aterroriza os incultos. Inscrições abertas para a quinta edição do Morce-Go Vermelho - Goiás Horror Film Festival. Filmes de temáticas variantes de horror a partir de 2018. A previsão é para o Halloween de 2021, de forma on-line.

Prazo: 30 de setembro de 2021


www.morcegovermelhofestival.com.br


---


*20º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário* 

Com inscrições abertas para mostras de cinema, fotografia e bandas universitárias.

Prazo: 30 de setembro de 2021


https://festivalnoia.com.br/



*Palestra Meu Filme Favorito com Daniel Galera | Assunto de Família (2018), de Hirokazu Kore-Eda*                                       

Neste encontro do projeto Meu Filme Favorito, com curadoria e mediação do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, o escritor Daniel Galera vai dividir com o público suas percepções sobre um dos seus filmes favoritos: Assunto De Família (2018), de Hirokazu Kore-eda. O bate-papo acontece ao vivo através da plataforma Zoom.

Data: 30 de setembro de 2021


https://www.eventbrite.com.br/e/meu-filme-favorito-com-daniel-galera-filme-assunto-de-familia-2018-tickets-169395818453


---


*Minicursos Diálogos Sobre História - UFPR*

Cursos sobre história, escrita, cinema e mídia.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. 

Qualquer pessoa que se interesse pelas temáticas pode se inscrever e ver os minicursos!

Cada minicurso, que terá a duração de 2 a 4 horas, conferirá aos participantes um CERTIFICADO de 6 horas emitido pela Universidade Federal do Paraná, o qual, a depender do caso, poderá ser aproveitado para o cumprimento de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) e afins.

Prazo: 01 de Outubro de 2021


https://dialogoshistoriaufpr.com/inscricoes/


---


*Oficina Produção de arte*

Propõe colocar em prática e discutir as etapas do processo de execução de um projeto de arte da pré-produção até a desprodução: administração de um orçamento, criação de cronograma de trabalho; previsão e contratação de mão de obra especializada; pesquisa de rua de materiais, mapeamento do que a cidade oferece como soluções ( tecidos, madeira, plásticos, ferro, tinta); coordenação de logística da arte; relação com demais departamentos; acompanhamento das construções, entregas de cenário, desprodução (entrega das locações), prestação de contas.

Datas: 1 a 3 de out 2021, de 9h30 às 12h30


https://cinebh.com.br/formacao/oficinas/



*Masterclass de Videoclipe Com Getúlio Abelha*

ONLINE

Carga Horária: 1h30

Compartilhando sua experiência na produção de videoclipes de baixo orçamento, o cantor Getúlio Abelha oferece uma masterclass onde apresenta seus trabalhos e comenta os aspectos de sua realização. Natural do Piauí e radicado em Fortaleza, Getúlio Abelha vem misturando referências do forró eletrônico com pop e uma atitude punk conquistando espaço na crítica, lançando singles e apresentando shows pelo país.

Data: 02 de Outubro de 2021, 15h


https://coquetelmolotov.com.br/novo/inscricoes-oficinas-mostra-play-the-movie/


---


*Festival de Brasília do Cinema Brasileiro*

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) abre as inscrições para a seleção de filmes que vão disputar os Candangos na 54ª edição, na primeira quinzena de dezembro, com transmissão por canal de tevê e em ambiente on-line.

Podem participar filmes concluídos a partir de 2019 e, preferencialmente, inéditos. 

Prazo: 04 de outubro


www.festcinebrasilia.com.br.



---


*Prêmio Catarinense de Cinema 2021*

Constitui objeto deste Edital o apoio financeiro à seleção de projetos, visando o fomento do setor audiovisual no estado de Santa Catarina, nas seguintes modalidades e categorias: 

I. Modalidade Produção: 1.1.1. Produção de Longa-metragem; 1.1.2. Produção de Telefilme; 1.1.3. Produção de Curta-metragem A; 1.1.4. Produção de Curta-metragem B; 1.1.5. Produção de Curta-metragem Infantil. 

II. Modalidade Desenvolvimento 1.1.6. Desenvolvimento de Projeto de Longa-metragem ou Obra Seriada; 

III. Modalidade Difusão: 1.1.7. Festival de Cinema A; 1.1.8. Festival de Cinema B; 1.1.9. Cineclube; 1.1.10. Apoio à Difusão de Curta-metragem.

Prazo: 04 de Outubro de 2021


https://premiodecinema.fepese.org.br/#!/premio



*Mini Curso Gratuito Panorama Agnes Varda*

A Nouvelle Vague pelas lentes da única mulher do movimento por trás das câmeras. A versatilidade de uma cineasta que transitou, por décadas, pela linguagem ficcional, documental e experimental.

Datas: 04, 05 e 06 de Outubro de 2021


https://cinemascope.kpages.online/minicurso-varda


---


*Edital de Cultura Sesc RJ*

O Edital de Cultura Sesc RJ vai selecionar propostas artísticas para integrarem parte da programação da instituição no ano de 2022. A iniciativa se destina a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social.

As áreas contempladas são Música, Audiovisual (licenciamento e áudio visual expandido), Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais, Literatura e Obras na Rede (virtuais).

Serão selecionados projetos de exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, espetáculos de dança, temporadas de teatro, dança e circo, apresentações literárias, apresentações musicais, intervenções artísticas, performances, apresentações de multimídia, apresentações virtuais nas diversas áreas artísticas, destinados aos públicos adulto e infantil.

Prazo: 07 de Outubro de 2021


https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/edital-de-cultura-sesc-rj/


---


*Edit Fest*

It’s time to put your editing skills to the test in our annual editing competition.⁠⁠

⁠⁠Enter to win a share of $50K in cash prizes, personal feedback from industry-leading judges, and official credit as the editor of @calicamusic's latest music video, directed by Filmsupply filmmaker Alex Cook.⁠⁠ The footage is by an acclaimed director, the music is by a rising indie-pop artist, and the story is entirely up to you. Who will make the cut?⁠⁠

Prazo: 08 de Outubro de 2021


https://editfest.filmsupply.com/


---


*16 Festival Comunicurtas*

O Festival tem como prioridade oferecer aos profissionais envolvidos nas práticas audiovisuais como: Cinema, publicidade e telejornalismo, a abertura necessária para a divulgação de suas produções criativas. Com uma vasta programação que inclui mostras competitivas, exposições, mesas-redondas, debates e oficinas.

Prazo: 08 de Outubro de 2021


https://filmfreeway.com/16FestivalComunicurtas


---


*Festival de Cinema de Alter do chão*

A edição irá acontecer entre os dias 19 e 26 de novembro deste ano, com exibição de mais de 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, priorizando um recorte identitário e territorial, distribuídos em 4 mostras competitivas e uma mostra paraense, na qual o grande prêmio será o Troféu Muiraquitã.

A edição será híbrida, com exibições totalmente online para todo território brasileiro e o exterior e uma programação semipresencial na Vila de Alter do Chão e em Santarém, Pará. Além do Festival de Cinema, também terá uma diversidade de apresentações culturais por todos os ambientes do CineAlter.

Prazo: 08 de Outubro de 2021


https://filmfreeway.com/CineAlter2021


---


*RIA Residencia Internacional de Artistas*

Para la escritura creativa y el desarrollo visual de proyectos de Animación, organizado por APA Asociación Productorxs Animación de Córdoba  a realizarse del 26 de noviembre al 5 de diciembre en el CPA Quirino Cristiani Unquillo, #Córdoba, Argentina. Hasta el 9 de octubre reciben proyectos de cortometrajes o series de animación, de creadorxs, guionistas y directorxs de todo el mundo, en etapa de investigación, escritura o desarrollo inicial.

Prazo: 09 de Outubro de 2021


https://apa-cba.com.ar/


---


*16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões*

Podem participar da seleção produções nas categorias: longa e curta-metragem documentário, ficção e animação.

Prazo: 10 de Outubro de 2021


https://www.cinemadossertoes.com/


---


*IV Olhar do Norte - Festival de Cinema*

Receberemos curtas-metragens de até 25 minutos de todos os estados da região Norte (AC, AM, AP, PA, RO, RR, TO) para compor a Mostra Norte e de outras regiões do Brasil para compor a Mostra Outros Nortes. Serão aceitos filmes realizados a partir de 1 de janeiro de 2020.

Prazo: 10 de Outubro de 2021


https://festivalolhardonorte.com


---


*Curso de Introdução ao Audiovisual*

Que tal fazer um curso de cinema totalmente gratuito e ainda concorrer à vaga de estágio remunerado? ⁣

⁣⁣O curso de Introdução ao Audiovisual, realizado pelo ICEMVIRTUAL, é pra estudantes de ensino médio e graduação do RJ, tem 40 horas e irá fornecer pilares da produção audiovisual no Brasil.⁣

⁣No final do curso terá processo seletivo de estágio pro filme da produtora.⁣

Pessoas com deficiência são super bem-vindas!

Serão realizadas três turmas, como a seguir:

1°turma - 11 a 22 de outubro de 2021

2° turma - 1 a 12 de novembro de 2021

3° turma - 22 de novembro a 3 de dezembro de 2021

https://forms.gle/yLwHbLgonJ58V1zL7



*Documentários Transformam*

Documentários Transformam é um edital para o fortalecimento da distribuição de documentários com o objetivo de potencializar o desenvolvimento da distribuição de impacto no Brasil e o fomento do investimento em causas através do cinema.  É uma co-realização do DOCSP e da Fundação CSN.

O edital irá selecionar cinco projetos que participarão de três processos formativos entre dezembro de 2021 e maio de 2022: um laboratório de distribuição de impacto, consultorias para o desenvolvimento de campanhas e um laboratório de pitching. Ao final, todos participarão do Good Pitch Brasil, previsto para maio de 2022.

Prazo: 15 de Outubro de 2021


https://documentariostransformam.org.br/



*OFICINA 'É verdade esse bilete?: Compreender, enfrentar e combater às fake news'*

Início: 16 de Outubro de 2021


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFgpyPgHU-sST37byXksDHPb71TidGFrQ-FttO7b4NwBwgjw/viewform


---


*IV Concurso Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual* Com objetivo de conhecer, premiar e divulgar experiências exitosas no contexto local, que possam se transformar em referências de ideias e experiências aplicáveis em âmbito regional.

Prazo: 18 de Outubro de 2021


https://bit.ly/IVConcursoBP



*Anime Video Clip Competition*

CGCAMP launched an art Contest revolving around the theme of “Anime Video Clip”

Prizes List: First Prize (1 Winner): $300 Second Prize (2 Winners): $100 Third Prize (5 Winners): $50 Popularity Award(5 Winners): $30 + 20 CGCAMP coins

Prazo: 20 de Outubro de 2021


http://cgcamp-hq.com/#/EventDetails?activityId=1440121766564118530



*Workshop: 'Como funciona o Sistema Político Brasileiro?'*

Data: 26 de Outubro de 2021


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfq_iMOL4H3K-IrThEMrMyU7raXL8zaPmTI_o8gZil57Y-XrQ/viewform


---


*Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro*

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Artes da Cena, integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação e é credenciado pela CAPES/MEC. O PPGAC tem por objetivo formar pesquisadores, tendo como foco principal da proposta o aprofundamento do conceito de cena contemporânea, a partir de uma abordagem multidisciplinar, englobando diversas subáreas (audiovisual, artes plásticas, literatura, performance, fotografia, entre outras), bem como fomentar a formação de artistas, docentes e pesquisadores capazes de atuar na criação, pesquisa e ensino no âmbito das artes.

Prazo: 26 de Outubro de 2021


https://ppgac-ecoufrj.com.br/uploads/f/s/edital-mestrado-no-689-de-23-de-agosto-de-2021_bjDP.pdf


---


*XIII CineCreed*

O XIII CineCreed tem por finalidade selecionar filmes de curtas metragens nacionais para integrar as mostras competitivas de cinema, cultura de paz, renda extra, entretenimento e defesa social, sendo produzido e realizado pelo Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO).

Prazo: 29 de Outubro de 2021


https://www.precisope.com/index.php/xiii-cinecreed/edital


---


*MOSTRA FORA DA MARGEM*

Contará com exposições simultâneas em vários municípios do Rio Grande do Sul, será composta por exposições híbridas (presenciais e virtuais) de obras de artes plásticas e visuais concomitantes com mostras de filmes do cinema gaúcho com temáticas LGBTQIA+. Os seguintes municípios receberão obras da mostra: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo.

Prazo: 30 de Outubro de 2021


http://chicolisboa.com.br/wp-content/uploads/2021/08/edital-MOSTRA-FORA-DA-MARGEM.pdf


---


*Script+ International Script Challenge*

Estamos de volta para a quinta edição do Script+, Desafio Internacional de Roteiro e dessa vez com MUITAS novidades. Tentando recuperar o fôlego pós COVID, o Festival volta para o seu quinto ano trazendo novidades bombásticas como sempre. na temporada de 2021 Script+ vai promover uma competição de roteiros de CURTA-METRAGEM e temos o prazer de anunciar que pela primeira vez, vamos oferecer PRÊMIOS EM DINHEIRO!!! Isso mesmo, por isso é hora de tirar o seu roteiro de curta da gaveta, pois ele pode te render uma grana e mais alguns prêmios sensacionais.

Prazo: 31 de Outubro de 2021


https://filmfreeway.com/roteirodecurta


---


*Freeman - Cinema Latino-Americano de Montanha e Aventura*

Um dos principais veículos de esportes outdoor do México e o maior organizador de eventos de filmes outdoor da América Latina. Sob sua curadoria sempre foi notória a preocupação em exibir as produções mais prestigiadas e premiadas em festivais realizados em todo o mundo. Fruto deste esmero em qualidade é a resposta maciça do público em todas as sessões.

Prazo: 31 de Outubro de 2021


https://filmfreeway.com/FreemanFilmFestivalBrasil


---


*Mostra Eu Mais Velha*

A Mostra Eu Mais Velha tem o intuito de compartilhar registros, memórias e perspectivas de mundo diversas acerca de cura, fé e ancestralidade.

Eu Mais Velha traz à lembrança a impermanência que é a vida. Nos recorda que um dia seremos mais velhas também. Relacionar-se com pessoas mais velhas e abrir-se para mirar juntes seus horizontes faz-se importante para a compreensão da vida, pois ao fortalecer nossas raízes, florescemos.

A Mostra contará com a exibição de filmes documentários, ficção, vídeo clipes e todas expressões do audiovisual acerca do tema, assim como rodas de conversa com projetos convidados.

Prazo: 01 de novembro de 2021


https://forms.gle/pPBhLRHczF6m8CGN6


---


*Concurso De Curtas-metragens 'unveiling Our Stories: Victims Of Corruption'*

Estão abertas as inscrições para o concurso de curtas-metragens "Unveiling our Stories: Victims of Corruption", organizado pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). O concurso convida cineastas, sejam estudantes, amadores ou profissionais, a apresentarem trabalhos relevantes que procurem destacar os efeitos nocivos da corrupção e dar visibilidade às suas vítimas em situações concretas, destacando a ligação entre a corrupção e as violações dos direitos humanos e criando uma ligação emocional entre elas.

Os filmes podem ser animados ou live action, podem usar abordagens convencionais ou inovadoras, mas devem ter no máximo 10 minutos de duração. Dois vencedores do concurso receberão um prêmio em dinheiro de € 1.500, a partir da decisão de um júri de especialistas e ativistas anticorrupção.

Prazo: 10 de novembro de 2021


https://www.eca.usp.br/internacional/concurso-de-curtas-metragens-unveiling-our-stories-victims-corruption


---


*Mostra de Cinema Brasileiro Desobediente*

Juntaremos os cacos deste planetinha judiado e exibiremos os filmes em sessões ao vivo com os melhores curtas de 2020-21 com direito a bate-papo com os diretores mais guerreiros do universo.

As sessões serão definidas de acordo com a quantidade de filmes selecionados. Previstas para o meio de Dezembro 2021.

Prazo: 15 de novembro de 2021

 

https://filmfreeway.com/MostraDoCinemaBrasileiroDesobediente


---


*Festival Visões Periféricas*

O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano.

Prazo: 22 de novembro de 2021


http://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2022



*Short Film Fund*

The short film fund allows emerging talent from around the world to test their ideas before embarking on a feature film.

Grants of up to £7,000 / $10,000 are available towards the production costs of all scripted genres and documentary short film content.

The fund can act as a development platform to support short films as a proof of concept for feature films.

Prazo: 30 de novembro de 2021


https://www.first-flights.com/short-film-fund/


---


*Festival Internacional de Cinema de Humor - Primavera do Riso*

O Festival Internacional de Cinema de Humor - Primavera do Riso - apresentará ao público a produção cinematográfica contemporânea mundial dedicada ao gênero comédia em suas diversas variantes, possibilitando a circulação de filmes que não encontram espaço no meio comercial tradicional de distribuição e exibição.

Prazo: 08 de Abril de 2022


https://www.primaveradoriso.com.br/


---


*Amazon Prime - Como enviar sua série ou curta para o Amazon Prime*

Um passo a passo de como enviar sua obra para a plataforma de streaming Amazon Prime. Esse tutorial mostra como apresentar sua série e ser remunerado por ela.

https://www.youtube.com/watch?v=Zgvu3RQnDQU


Link para envio:

www.videodirect.amazon.com   


---


*IMDB - Seu filme ou série no IMDB*

Tutorial para adicionar o seu filme ou série ao IMDB. Um passo a passo para adicionar todas as informações de sua obra no site.

https://www.youtube.com/watch?v=RfyUT-IWAc0 


Link IMDB Contributor:

https://contribute.imdb.com/czone


---


*Calculadora de Freela*

Uma ferramenta simples para que você saiba quanto cobrar como freelancer.


https://www.calculadorafreela.com/pt/


---


*Plataforma WePlot*

Para conectar autores e players do mercado audiovisual por meio de propriedade intelectual - roteiros, artigos, livros, ideias; utilizando inteligência humana conjugada com inteligência artificial.


https://weplot.co/


---


*S Festival*

S Festival é canal de incentivo !

Incentivo a formas não convencionais de cinema, ou vídeo .. Cinema experimental, videoarte.

Envie seu projeto, para o email :  sfestival2021@gmail.com

Contendo parte técnica, link de acesso e sinopse.

Não haverá data mínima, ou limite. Existirá seleção (selecionados serão postados).


https://www.youtube.com/channel/UCDhJsfL1waWurZejoaDRa7w/about


---


*CURSO GRATUITO*

*Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI*

Analisa a formação histórica das políticas culturais no Brasil e na América Latina, os seus desafios e a agenda na contemporaneidade. A formação busca ampliar a reflexão com discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos conflitos identitários que afetam a convivência intercultural e do Plano Nacional de Cultura (PNC).Ao todo, são quatro aulas assíncronas, ministradas por Claudinéli Moreira Ramos, Maria Paulina Soto Labbé e Renata Rocha, com depoimentos de convidados nacionais e estrangeiros. Os temas abordados são: políticas culturais na América Latina – trajetória de agendas e pensamento desde 1970 –, políticas culturais no Brasil – contexto histórico –, desafios de implementação das políticas culturais e da participação social, e políticas culturais de convivência, uma agenda para o século XXI.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO


https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/curso-politicas-culturais-brasil-america-latina


---


*Catálogo  Curta o Curta*

Você pode participar do Curta o Curta com seus filmes (de até 15min.), para isso basta você se cadastrar no site, gratuitamente, e inserir seus filmes, que imediatamente eles aparecerão no acervo do site. Você pode retirar os filmes quando quiser.

Os seus filmes precisam estar no YouTube ou no Vimeo para serem exibidos conosco.


https://curtaocurta.com.br/participe 


---


*Saraud40*

Compartilhe seu conteúdo artístico! Envie seu texto ou poesia.

O Saraud40 é um sarau virtual colaborativo. Nosso objetivo é criar uma rede de apoio para artistas independentes durante a pandemia da COVID-19.


https://www.instagram.com/p/CNGvsJBpXHz/


---


*Portal DUST*

DUST presents thought-provoking science fiction content, exploring the future of humanity through the lens of science and technology. Welcome to our YouTube channel. Here we offer DUST originals, exclusives, short-films, series and our immersive audio experience. DUST is also available AppleTV, SamsungTV+, Roku, AndroidTV, Stirr, NBCUniversal, Xumo, VRV, Xfinity and SlingTV: on our OTT platforms, we offer cutting-edge and classic feature film, series as well as all titles available here. Thank you for watching.


Filmmakers should visit http://watchdust.com/filmmakers/  to submit your sci-fi shorts.


---


*Mostra Meteoro de Curtas*

A MOSTRA METEORO DE CURTAS é uma mostra online, com caráter de lançamento, que visa a difusão online de curta-metragens brasileiros contemporâneos. O formato da Mostra consiste no lançamento online do filme dentro do canal Meteoro Brasil, seguido de um debate ao vivo com os realizadores. Será selecionado um (1) filme por mês.

Prazo: inscrições abertas o ano todo


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGQm5MpnmMYZc6kSWaModjcPa5yXJmZU4nnBtNU7Cb_QoKLQ/viewform 


---


*Cardume*

A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro.

Prazo: inscrições abertas o ano todo


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpEsKr5UANMCfLXM-fHNogvxdwN4Z3_V53ItZc0iS1CzIZbg/viewform


---


*Pixar in a Box*

*CURSO GRATUITO EM INGLES*

Pixar in a Box is a behind-the-scenes look at how Pixar artists do their jobs. You will be able to animate bouncing balls, build a swarm of robots, and make virtual fireworks explode. The subjects you learn in school — math, science, computer science, and humanities — are used every day to create amazing movies at Pixar. This collaboration between Pixar Animation Studios and Khan Academy is sponsored by Disney.

PODE SER REALIZADO A QUALQUER MOMENTO

https://www.khanacademy.org/computing/pixar/storytelling


--- 

*SIGA NOSSAS REDES*:

https://www.instagram.com/buvafilmes/

http://bit.ly/youtube_buvafilmes

https://linktr.ee/buvafilmes

https://myclappy.com/user/Buva


https://www.instagram.com/editorabuva/ 


festival de cinema edital curta metragem edital de cinema edital documentário laboratório de roteiro