Enedina Alves Marques a primeira engenheira negra do Brasil

  • image

Enedina nasceu em uma família pobre em 1913. Ela estava com mais 5 irmãos e cresceu na casa do Major Domingos Nascimento Sobrinho, onde sua mãe trabalhava. Ela terminou os estudo em 1931, estudo que forma pagos pelo Major. Enedina começou a lecionar e sonhava em fazer faculdade de engenharia. Para ingressar no grupo de brancos em 1940, Enedina teve que enfrentar várias perseguições e preconceitos – mas sua determinação e inteligência logo se destacaram, até que finalmente se formou em engenharia civil pela Universidade do Paraná em 1945.

Enedina Alves Marques, nascida em Curitiba, foi a primeira mulher negra a se formar engenheira em 1940 na Universidade Federal do Paraná. Após a formação ela começou a trabalhr como auxiliar de engenharia no Departamenteo de Transporte e Obras Públicas, e depois foi tranferida para atuar em projetos hidrelétricos do Paranã nos diversos rios do estado, com foco no projeto da usina Capivari-cachoreira.

Eneida viajou o mundo para conhecer outras culturas, depois de um carreira longa e sólida, ela se aposentou em 1962, deixando um legado importante na engenharia brasileira e na luta por um país mais justo. image

mulher enedina alves mulher engenheira