27 abr.
Teatro decolonial – reflexão e investigação cênica
16
Curso
Criador por Cursos e Workshop

27/04/2022 00:00

Período de Inscrição(s) 27/04/2022 00:00 até 02/06/2022 00:00

gratuito

SP Escola de Teatro Praça Roosevelt, 210 - São Paulo / SP
Me Inscrever Visitar site

Descrição

Fundada por pensadores latino-americanos como Anibal Quijano e Walter Mignolo, a decolonialidade se manifesta tanto no campo teórico quanto em práticas sociais e culturais, incluindo o teatro. O teatro brasileiro foi, historicamente, marcado pela referência eurocêntrica. Os métodos, as técnicas e os conceitos do que seria o fenômeno teatral foram colonialmente assimilados pelos artistas brasileiros.

Nas últimas décadas, temos visto na cena teatral brasileira formas novas de abordar e criar teatro. Este processo, de origem autóctone, deve-se a um processo decolonial que estamos vivendo. Através do estudo e da prática do teatro decolonial, o curso ‘Teatro decolonial – reflexão e investigação cênica’, sob orientação de Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, pretende investigar este novo olhar sobre o fazer teatral e sua potência para o teatro brasileiro, como expressão artística plena.

O curso pretende refletir sobre o conceito de decolonialidade e como pode ser abordado no campo teatral. Através da discussão de temas que tratam da realidade política e social brasileira, o curso pretende criar jogos de improviso e estudos cênicos que tragam um olhar decolonial para o fazer teatral.

Orientador: Rodolfo García Vázquez

Opinião da Galera

myClappy
Feed Perfil
Destaques Agenda
Castings artísticos Cursos de arte description Editais Culturais Eventos Peças de Teatro theater_comedy Teatros
Posts salvos Conexões