Itaú Cultural abrirá dois cursos grátis em julho: Crítica de cinema e Produção de eventos culturais

O Itaú Cultural abrirá inscrição para dois cursos gratuitos no mês de Julho. Um na área de Cinema e o outro na área de Eventos Culturais. Veja as informações abaixo:


1 - Produção de eventos: introdução à produção de eventos culturais - Curso

Itaú Cultural

Taxa de inscrição: não

Qt de vagas: não informado

Inscrições até 14/07/2021

Gratuito

Mais informações clique aqui


"Desenvolvido pelo Núcleo de Produção e Infraestrutura do Itaú Cultural (IC) em parceria com a consultora Alice Coutinho, atuante nas áreas de produção e gestão cultural, a Escola Itaú Cultural apresenta o curso Produção de eventos: introdução à produção de eventos culturais. As inscrições iniciam no dia 6 de julho, a partir das 9 horas, e seguem até as 18 horas do dia 14.


O programa aborda um panorama da área de eventos, passando por assuntos comuns a todas as tipologias existentes, como planejamento, gerenciamento de riscos e normas de segurança, até chegar ao setor cultural, quando as aulas ganham discussões mais específicas sobre montagem de espetáculos em teatros, direitos autorais, festivais e eventos on-line – formato tão requisitado atualmente devido à pandemia de covid-19. Mesmo com os impactos da pandemia, a área tem demonstrado resiliência e transformação, explorando o ambiente digital e suas possibilidades.


O curso de Produção de eventos tem como objetivo promover uma formação introdutória, bem como possibilitar a compreensão dos aspectos contextuais, técnicos e práticos relacionados a esse trabalho. Com corpo docente formado por profissionais do mercado, visa contribuir para a capacitação de produtores, discutindo casos reconhecidos e proporcionando reflexões sobre as melhores práticas na área cultural."



2 - Crítica de cinema - Curso

Itaú Cultural

Taxa de inscrição: não

Qt de vagas: não informado

Inscrições até 13/07/2021

Gratuito

Mais informações clique aqui


"A Escola Itaú Cultural tem inscrições abertas para o curso Crítica de cinema de 6 de julho, às 9h, ao dia 13 de julho, às 18h. Com aulas de 8 de setembro a 15 de dezembro, às quartas, das 19h às 22h, a formação aborda em viés teórico e prático diversas formas de crítica cinematográfica, com enfoque na produção audiovisual não hegemônica e não comercial – em especial no trabalho de mulheres, pessoas não brancas, LGBTs+ etc.

Em 14 aulas, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. Os alunos deverão entregar ao final da formação um trabalho prático.

A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo. Lecionam Bernardo Oliveira (pesquisador, crítico de música e cinema), Carol Almeida (doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco), Cleber Eduardo (curador, professor e pesquisador), Heitor Augusto (curador e cofundador do instituto Nicho 54), Kênia Freitas (crítica e curadora de cinema), Juliano Gomes (editor da revista Cinética) e Sophia Pinheiro (doutoranda em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense).

São 45 vagas, com possível lista de espera. Para se inscrever, cadastre-se na Escola Itaú Cultural e acesse a página do curso, em que está disponível o edital. Será preciso preencher o formulário e enviar um comentário crítico sobre um filme, entre sete sugeridos, todos esses disponibilizados na plataforma Itaú Cultural Play. Os selecionados, além de receber a confirmação por e-mail, serão anunciados na plataforma da escola em 17 de agosto."



itaú cultural curso cursos grátis cinema