571

Gratuito: Estado de São Paulo abre 1.842 vagas para oficinas culturais


Fonte: Secretaria de Cultura


São mais de 70 atividades gratuitas durante o mês de julho; inscrições abertas

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, promove mais de 70 atividades, entre cursos, workshops, oficinas e outras formações, no mês de julho e por todo o estado paulista. A programação é gratuita e são oferecidas 1.842 vagas, considerando as unidades da capital e a Formação para o Interior.

Para os cursos de Formação para o Interior são 950 vagas,  divulgadas nos sites das prefeituras dos municípios parceiros. A agenda completa e inscrição estão disponíveis pelo  poiesis.org.br/maiscultura. O e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br fica disponível para sugestões e dúvidas.

As unidades da capital paulista – Oficina Cultural Alfredo Volpi, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – oferecem 892 vagas para diversas formações e vivências do campo da cultura. Toda a programação e área de inscrições também estão disponíveis em poiesis.org.br/maiscultura.

Mais informações, acesse o site oficinasculturais.org.br.


Destaques de julho da Oficinas Culturais


Oficina Cultural Oswald de Andrade

WORKSHOP: PRÁTICAS CRIATIVAS NAS ARTES VISUAIS E OS SURREALISTAS

Artes visuais

Coordenação: Marietta Toledo

13/7 a 3/8 – terças-feiras – 15h às 17h

Público: Interessadas e interessados em Artes Visuais.

Indicação: maiores de 15 anos

Inscrições: Até 8/7

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas: 30

Inscrição no site da Poiesis

Plataforma: Zoom

Sinopse: Este workshop busca praticar as técnicas utilizadas pelos artistas surrealistas para expandir o campo de criação artística. Por meio da utilização de frotagem, colagem, apropriação de objetos e outras formas de criação de objetos bidimensionais ou tridimensionais.


Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA JOVENS EMPREENDEDORES

Audiovisual | Tecnologia

Coordenação: Vanessa Harrison.

15/7 a 29/7 – quinta(s)-feira(s) – 9h às 11h

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Descrição do Público: Jovens empreendedores e demais interessados em publicidade e propaganda

Os participantes deverão possuir*: 

• Câmera ou celular que contenha esta função;

• Softwares e aplicativos de acordo com o equipamento;

• Computador ou celular para criação e edição. 

*Obs: Os materiais acima são facultativos à peça que será desenvolvida.

Inscrições: Até 13/7

Inscrição no site da Poiesis 

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas: 8

Plataforma: Zoom

Sinopse: Empreendedores serão orientados a divulgar seus produtos e serviços de forma criativa, prática e dinâmica  por meio de vídeo, áudio ou flyer. Serão abordados, cronogramas, roteiros, câmeras, paleta de cores, iluminação, senso estético, networking, métricas e engajamento. 


Oficina Cultural Alfredo Volpi

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – DA BOCA AO PÉ DO OUVIDO

Coordenação: Patrícia Ashanti.

7/7 a 25/8 – quartas – 19h às 21h

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Participação: Inscrição Individual

Inscrições: até 1/7

Vagas: 12

Inscrições no site da Poiesis

Plataforma de exibição: Zoom

Sinopse: A oficina de Contação de Histórias traz experiências práticas ligadas à linguagem, a partilha de histórias de vida, além da realização de exercícios e jogos relacionados à criação da arte narrativa.


Formação para o Interior

OFICINA: POÉTICAS DE SI – SÓ PARA MULHERES 

Artes cênicas

Coordenação: Erica Cunha

Dias 19, 21, 26 e 28/7, das 18h às 20h

20 Vagas

Público alvo: Mulheres cis ou trans.

Inscrições: Até 11/7

Seleção: análise da ficha de inscrição

Inscrição neste formulário

Plataforma: Zoom

Sinopse: A oficina tem como proposta dois movimentos fundamentais, o encontro consigo mesma, por técnicas de alongamento, auto massagem, percepções corporais e experimentações de movimentos e escritas em fluxo; e o olhar ampliado para o cuidado coletivo, como mulheres, como nos cuidamos? Na oficina pretendemos descobrir juntas o melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas.


OFICINA: LEVEL ONE STREET DANCE 

Dança

Coordenação: Matheus Mira

Dias 20, 22, 27 e 29, 14h às 16h

50 Vagas

Inscrições: Até 11/7

Seleção: análise de ficha de inscrição

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Inscrição neste formulário

Sinopse: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house dance.


WORKSHOP – JOGOS TEATRAIS E A EXPERIÊNCIA DO ENSINO 

Artes cênicas, Teatro

Coordenação: Carla Marco

Dia 28/7, 18h às 21h

50 Vagas

Inscrições: a partir de 25/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Público-alvo: Educadores e interessados em geral

Inscrição neste formulário 

Sinopse: A proposta deste workshop é apresentar o jogo teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (online ou presencial). Será apresentado um panorama histórico social do jogo teatral, focando sua aplicação na aproximação do conhecimento com a vida experienciada.


SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), jornadas de gestão cultural, ciclos de estudos sobre cultura tradicional e contemporaneidade, programa de qualificação em artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o programa de formação no interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).


SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e administra programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

cursos oficinas curso oficinasgratuitas