Atualizado em 21 de set. de 21
Itaú Cultural divulga três cursos gratuitos e com vagas limitadas para setembro
Veja abaixo três cursos divulgados pelo Itaú Cultural para setembro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
- Curso EAD | Economia da cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial
crédito: divulgação
Voltado para gestores, produtores e demais agentes culturais, o curso busca apresentar aos alunos conceitos e ferramentas para compreender, de modo direto, a relação entre cultura e economia. As aulas estimulam o aprofundamento da temática e da prática no uso de indicadores e dados para a tomada de decisões, a estruturação das cadeias de produção na economia da cultura e o entendimento dos hábitos de consumo cultural em ambientes híbridos. As inscrições podem ser feitas na Escola Itaú Cultural.
2 - 2 - Abertura do edital para o workshop | “Seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas”
crédito: divulgação
De 13 a 23 de setembro de 2021, estarão abertas as inscrições para o workshop Indicadores para a cultura. Voltado para trabalhadores do setor cultural, a atividade deseja instrumentalizar artistas, produtores e gestores oriundos de instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil, visando ao aprimoramento profissional. No encontro, aborda-se a importância dos indicadores para o setor da cultura a partir de três olhares: identidade, sustentabilidade e formulação de políticas públicas. A programação, desenvolvida totalmente no ambiente on-line, ocorre no dia 6 de outubro de 2021, das 17h às 19h, e faz parte do 1º seminário internacional economia e política da cultura e indústrias criativas, evento promovido pelo Observatório Itaú Cultural em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O seminário acontece de 6 a 8 de outubro de 2021, de modo on-line, e é composto de conferências, workshops, painéis e apresentações de trabalho. O evento está em consonância com a celebração do Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na 74ª assembleia geral das Nações Unidas.
3 - Economia do audiovisual: por um desenvolvimento sustentável
crédito: divulgação
Analisando a perspectiva econômica do audiovisual no Brasil, a pesquisadora Alessandra Meleiro aponta para a importância de dados sobre as indústrias criativas para compreender e elaborar estratégias de desenvolvimento sustentável do setor. Como demonstra a autora, o contexto da pandemia de covid-19 agravou as dificuldades de financiamento para empresas criativas, tornando necessário o fortalecimento de políticas públicas para a superação da crise.