Atualizado em 11 de out. de 21

6 cursos gratuitos oferecidos pelo SESC São Paulo com inscrições abertas.

Fonte: Sesc São Paulo


No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação.


Selecionamos 6 cursos gratuitos que estão com inscrições abertas pelo Sesc São Paulo.


1)Mediação em artes visuais: caminhos na virtualidade


O curso parte da pergunta "como ativar uma exposição em quarentena?" para pensar caminhos na virtualidade e no que foi se entendendo como "híbrido" nas ações de mediação em artes visuais direcionada para exposições.


Muitos processos, discussões, limites e invenções foram vivenciados no contexto da pandemia no que se refere às exposições, mas a discussão sobre arte, tecnologia, e experiências à distância compõe o contexto da arte educação de maneira geral. Como pensar esse contexto e seus desdobramentos? Como pensar o fazer em mediação e as possibilidades e limites desse cenário?


São seis encontros que atuam de forma independente:

- Arte em quarentena. Como ativá-la?

- Memorial de ações educativas: Registros e documentações

- Como construir experiências no isolamento?

- Estratégias prático/poéticas no confinamento

- Práticas da mediação no cenário pandêmico e pós-pandêmico

- Materiais educativos: quem produz e quem consome


De 11/10 até 15/11

Segunda - 19:00h às 21:00h - Sesc São Caetano

Inscrições de 30/9 às 15h até 14/10, enquanto houver vagas disponíveis.

Limite de uma inscrição por pessoa.


Link de inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Media%C3%A7%C3%A3o%20em%20artes%20visuais:%20caminhos%20na%20virtualidade



2)Oficina Thriller, coreografia com Lúrian Cortez


GrátisAprenda a icônica coreografia de Michael Jackson com o bailarino, coreógrafo, professor e produtor Lúrian Cortez. Não precisa saber dançar, basta curtir o rei do pop e se movimentar junto com a gente! Compondo a programação do projeto "Tocando o Terror", a oficina de dança "Thriller", tem a intenção de proporcionar a experiência de movimentos que compõem a coreografia clássica do videoclip "Thriller" de Michael Jackson. Com Lúrian Cortez, bailarino e coreógrafo já atuou nas equipes de Pabblo Vittar, Luísa Sonza e grandes nomes. Recentemente teve seu trabalho como coreógrafo no "tributo ao Rei do Pop", ao lado de Rodrigo Teaser, reconhecido por LaVelle Smith, coreógrafo de Michael Jackson por 23 anos, com quem co-coreografou e viajou o país com seu workshop.


Sábado - 11:30h às 13:00h - Sesc Santo Amaro

Inscrições de 24/09 às 14h até 08/10 às 22h, enquanto houver vagas disponíveis.

Limite de uma inscrição por pessoa


Link para inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Oficina%20Thriller,%20coreografia%20com%20L%C3%BArian%20Cortez



3)Técnica Klauss Vianna - Dança e Improvisação


Encontros teórico e práticos, que tem como proposta conectar o Ser consigo mesmo através da união da educação somática Klauss Vianna e propostas de autoconhecimento, possibilitando que o participante reconheça seu próprio movimento e tenha segurança em expressá-lo, através de sequências e coreografias criadas em processo colaborativo, entre alunos e professora.

Com Andressa Marques, Bailarina, pesquisadora e arte-educadora em Dança desde 2011 formada pela UNICAMP. Pelo Salão do Movimento formou-se no curso didático de Klauss Vianna com a professora Dra. Jussara Miller. É idealizadora, produtora e professora do Ser e Movimento em Taubaté-SP.


De 13/10 até 05/11

Quarta e Sexta - 19:30h às 21:00h - Sesc Taubaté

Inscrições de 02/10 às 08h até 09/10 às 12h, enquanto houver vagas disponíveis.

Limite de uma inscrição por pessoa


Link para inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=T%C3%A9cnica%20Klauss%20Vianna%20-%20Dan%C3%A7a%20e%20Improvisa%C3%A7%C3%A3o


4)[BIENAL DE DANÇA] Música no Corpo, Corpo na Música



Integrantes da Cia Gumboot Dance Brasil (SP), o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira e a bailarina e performer Pamela Amy propõem investigar, brincar e dialogar com os movimentos junto à música. Quais texturas sonoras atravessam nossos gestos? Que instrumentos nos levam a diferentes sensações vibratórias? Uma oficina de experimentação para construção de diálogos com as diversas sonoridades em nossas danças.


Rubens Oliveira é bailarino e coreógrafo, atua há 15 anos em trabalhos que envolvem criação, montagem de espetáculos e direção artística.


Pamela Amy é bailarina, trancista, produtora e fotógrafa, integrante da companhia de dança africana Gumboot Dance Brasil


Dia 10/10

Domingo - 16:00h às 18:00h - Sesc Campinas

Inscrições de 25/09 às 14h até 08/10 às 23h59, enquanto houver vagas disponíveis.

Limite de uma inscrição por pessoa


Link de inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=M%C3%BAsica%20no%20Corpo,%20Corpo%20na%20M%C3%BAsica


5)Iniciação à ilustração digital com Krita


Técnicas básicas para ilustração digital. Serão apresentadas ferramentas para a criação e coloração de desenhos com o programa Krita (software aberto e gratuito) de ilustração digital. Para participar é necessário instalar gratuitamente o programa Krita https://krita.org/en/download/krita-desktop/ e possuir uma mesa digitalizadora.


Artista visual e pedagogo formado pela UNESP, Deva Bhakta ministrou diversas oficinas de artes visuais em espaços culturais e instituições acadêmicas de ensino público e privado. Atualmente é educador do Espaço de Tecnologias e Artes no SESC Birigui.


De 13/10 até 27/10

Quarta - 19:00h às 21:00h - Sesc Birigui

Inscrições de 25/09 às 14h até 08/10 às 20h, enquanto houver vagas disponíveis.


Link de inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Inicia%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20ilustra%C3%A7%C3%A3o%20digital%20com%20Krita



6)Encontros Formativos em Diversidade Cultural e Direitos Humanos com Guias


Para a democratização do turismo, é necessário contar com a parceria de guias capacitados/as para a mediação das relações étnico raciais, de gênero, LGBTQIA+ e de classe, que são parte fundamental do setor. Desta forma, o Sesc Santo André propõe a realização desta série de encontros voltados para a formação de guias atuantes na região do grande ABCDMRR para sensibilização das temáticas acima.


Módulo II - Direitos Humanos e Diversidades nas Atividades Turísticas

06/10/2021 - Conferência de Abertura - Direitos Humanos e Diversidades nas atividades turísticas - Thiago Allis (Professor Doutor pelo Curso de Lazer e Turismo, da EACH-USP); e Fabio Ortolano (Membro do Comitê de Direitos Humanos e Cultura de Paz e multiplicador das formações de Diversidade como Valor e Cultura de Paz no SENAC São Paulo) - Nesta conferência de abertura, serão tratados temas como a Diversidade de gênero e o mercado de trabalho no Turismo; o papel dos povos originários na defesa do Meio Ambiente; a importância da Educação das relações étnico-raciais para o Turismo; e os roteiros turísticos e as religiosidades não-cristãs.

13/10/2021 - Turismo social e diversidade de gênero - Carla Cristina Garcia (Especialista na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano na PUC-SP) - A primeira aula do curso tem como objetivo levantar a reflexão acerca da Diversidade de Gênero no mercado de trabalho turístico, as diferenças salariais e cargos ocupados e campos de atuação. De que forma as desigualdades entre homens e mulheres, pode prejudicar a criação de roteiros inovadores e também impedir que novos/as agentes comecem a atuar no setor?

20/10/2021 - Etnoturismo e a defesa dos povos originários e do meio ambiente - Enoque Raposo (liderança indígena Macuxi da comunidade Indígena Raposa I) - Neste encontro, serão abordados o processo de concepção do projeto de etnoturismo, como se deu a sensibilização da comunidade, a valorização dos saberes e fazeres locais, a implementação, os impactos e as perspectivas, considerando o contexto de pandemia.

27/10/2021 - Turismo social e relações étnico-raciais no Brasil - Solange Barbosa (Especialista Brasil e América do Sul em Turismo de Memória, pelo Programa Rota do Escravo da UNESCO) - O Turismo Afrocentrado, pretende levar as pessoas vivenciarem mais a cultura negra por meio da história, gastronomia, religião, museus, vivências, negócios, visitas a comunidades e quilombos, música. Esse formato de turismo, mais calcado pelas experiências, histórias e vivencia com diferentes culturas que não fazem parte de pacotes mais comerciais, deve ganhar força no mundo pós-pandemia, quando viajantes poderão optar por fugir de monumentos turísticos abarrotados.

03/11/2021 - Turismo e religiosidades - Vagner Gonçalves da Silva (pesquisador do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP) - Quais os impactos causados pelo turismo em atrativos religiosos? Esse processo dialético se configura a partir de determinado contexto cultural e socioeconômico no qual, religião e turismo assumem sentidos contraditórios. Ao serem incorporadas em roteiros turísticos as tradicionais festas religiosas abandonam ou redefinem seus antigos rituais; por outro, o setor turístico ao privilegiar determinados aspectos da cultura religiosa, provocam mudanças no modo de celebrar os acontecimentos.

10/11/2021 - Encerramento (aberto e com transmissão pelo Youtube) - Relatos de experiências - Intervenção Jongo do Dito Ribeiro

Nosso encerramento será aberto e com a possibilidade de trocas entre os/as participantes do curso (tanto módulo I quanto II via Zoom) apresentando relatos de experiência (previamente avaliados pela mediadora e Sesc) e ainda teremos uma intervenção da Comunidade do Jongo do Dito Ribeiro, que há anos realiza roteiros e receptivos turísticos na Fazenda Roseira.


De 13/10 até 10/11

Quarta - 19:00h às 21:30h - Sesc Santo André

Inscrições de 16/09 às 14h, enquanto houver vagas disponíveis.

Limite de uma inscrição por pessoa


https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=Encontros%20Formativos%20em%20Diversidade%20Cultural%20e%20Direitos%20Humanos%20com%20Guias



sesc curso gratuito sesc são paulo curso oficina oficina cultural