Atualizado em 07 de out. de 21

SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para três cursos de extensão gratuitos.

FONTE: SP Escola de Teatro


Todo ano a SP Escola de Teatro oferece em média cerca de 30 cursos, com duração de 64 horas. A escola oferece, além de formação técnica, cursos de extensão cultural gratuitos.

As atividades da extensão cultural são ancoradas por três áreas: a iniciação, a reflexão e a produção. Por meio desse tripé, o indivíduo tem a oportunidade de acessar as etapas de base, de aprofundamento e de viabilização do fazer artístico com ênfase nas artes cênicas.


A escola no momento tem em sua grade três cursos de extensão com inscrições abertas:

1) Oficina de Iluminação: Composição de Imagem para Lives Cênicas


Objetivo

No formato palestra/aula em que serão abordados tópicos importantes para elaboração e o pensamento da luz na dança, teatro e performance na cena contemporânea, sobretudo agora mediado pelo vídeo. Esses encontros tem a proposta de auxiliar os artistas a pensarem e resolverem de maneira criativa e com os recursos que já possuímos em casa a luz de seus vídeos e lives, meio tão comuns de comunicação nesse momento de isolamento social.

Trataremos da eloquência da luz na composição, que atua como um dos elementos fundamentais da construção dramatúrgica nos dias de hoje, assim como, a importância da luz na composição do espaço cênico.

Entendemos a iluminação como meio e mídia e também como elemento visual de composição para a cena e para a performance tanto técnica como poeticamente.

Orientadora: Aline Santini

Quando: 18, 19, 20 e 21 de outubro de 2021

Segunda a quinta-feira, das 10 às 12h

Local: Curso online via Zoom

Aline Santini

É graduada em Artes Visuais e pós graduada em Lighting Design pela Faculdade Belas Artes em 2016. Estudou com o fotógrafo Carlos Moreira e foi assistente do iluminador Wagner Pinto e Gerald Thomas. Trabalha com iluminação há 21 anos e realizou trabalhos com grandes diretores, companhias, artistas de teatro, dança, performance e artes visuais em São Paulo. Também executa projetos de iluminação para exposições. Atua como performer, cria instalações visuais e tem feito direção cênica. Indicada quatro vezes ao prêmio Shell e vencedora do prêmio Denilto Gomes no ano 2017 com o espetáculo de dança SHINE.

Trabalha em parceria com importantes nomes da dança contemporânea brasileira como, Morena Nascimento, Marta Soares, Ricardo Gali, Patricia Bergantin, Josefa Pereira, Gabriela Carrafa, Lua Tatit, Martina Sarantopoulos entre outros e do teatro como, Denise Stoklos, Johana Albuquerque, Eric Lenate, Marcello Airoldi, Kiko Rieser, Geogette Fadel, Victor Nóvoa, Domingos Nunes, Bruno Perillo entre outros.

Indicada duas vezes ao prêmio APCA de dança.

Em 2019 foi uma das artistas selecionadas a representar o Brasil na Quadrienal de Praga.

Ministra oficinas, cursos e palestras em Oficinas Culturais, Sesc, SP Escola de Teatro e no Célia Helena Centro de Artes e Educação.Participou de festivais nacionais e internacionais de teatro e dança na Alemanha, Croácia, Argentina, Bolívia, Portugal e Irlanda.

Público

Acima de 18 anos.Iluminadores, técnicos de iluminação, cenógrafos, diretores de teatro, artistas visuais, fotógrafos, atores e estudantes de teatro. 40 vagas

Seleção

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:

Inscrições: 27 de setembro a 7 de outubro

Aprovados: 14 de outubro

Matrícula online: 15 de outubro


Link para informações:https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-online-e-gratuito-oficina-de-iluminacao-composicao-de-imagem-para-lives-cenicas


2) Espiral da Memória pós 22 uma introdução a processos criativos musicais, numa perspectiva afrodiaspórica


Objetivo

Partindo de uma perspectiva que enxerga a memória como um elemento estruturante do discurso musical, o curso pretende apresentar alguns referenciais para que possamos investigar e refletir, de maneira crítica, sobre as diversas possibilidades do criar em música. Haverá atividades práticas, para que as reflexões alimentem a vivência e vice-versa.

Além disso, o curso pretende trazer, para o centro, perspectivas e epistemologias musicais afrodiaspóricas, colocando-as ora em diálogo ora em debate com as visões euro-centradas de música.

Orientador: Maurício Pazz

Maurício Pazz 

Mestrando em Processos de Criação Musical pela ECA-USP, é graduado em música pelo Instituto de Artes da UNESP (2018) e em Design de Multimídia pelo Centro Universitário Senac (2007). Atua profissionalmente na música desde 2008, como compositor, arranjador, instrumentista e educador musical. Com um olhar e uma pesquisa atentos às musicalidades negras brasileiras e da diáspora, Pazz já desenvolveu trabalhos com diversos artistas importantes da cena musical paulista e nacional.

Inscrições: 28 de setembro a 12 de outubro

Quando: De 18 de outubro a 24 de novembro de 2021

Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Curso online via Zoom

Público

Acima de 18 anos. Pessoas interessadas em práticas criativas musicais (composição, improvisação) já com algum contato com as práticas musicais [seja como instrumentistas, cantoras(es), letristas de canções]. Pessoas interessadas em produções artísticas que envolvam música. 40 vagas.

Seleção

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:

Inscrições: 28 de setembro a 12 de outubro

Aprovados: 15 de outubro

Matrícula online: 15 de outubro

Link para informações: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-online-e-gratuito-espiral-da-memoria-pos-22-uma-introducao-a-processos-criativos-musicais-numa-perspectiva-afrodiasporica


3) Corpos Diversos – Procedimentos e jogos para a criação de uma poética diversa e modernista


Objetivo

O curso tem como proposta e dispositivo, jogos e procedimentos (ferramentas) de criação, integrando várias linguagens artísticas como: performance, dança, literatura, poesia, artes visuais, jogos sensórios- corporais, vivências, comicidade, humor, entre outros suportes de criação.

Orientadores: Caco Mattos (coordenador e idealizador da oficina), Mona Rikumbi, Ariadne Ântico, Estela Lapponi e Cris Muñoz.

Inscrições: 4 a 18 de outubro

Caco Mattos é ator, palhaço, diretor, performer, artista formador e pesquisador da linguagem cômica e suas dramaturgias. Tem se dedicado a investigar a intersecção entre as linguagens de dança, teatro, intervenções, performance e comicidades, aliadas a ações artístico-pedagógicas e formativas. Tradutor e pesquisador, em parceria com Carolina Gonzales do livro “Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown”, de Tristan Rémy, lançado pela Edições Sesc São Paulo em 2016. Arte e Pessoa com Deficiência: vem atuando como artista formador, diretor, curador, consultor e mediador de ações relacionadas com a integração das pessoas com e sem deficiência nas artes, desde o ano 2000. Idealizou e mediou, em 2021, conversas virtuais, pelo Circo de Québra, com artistas com deficiência sobre: Acessibilidade e Circo com a temática: Acessibilidade Comunicacional, Arquitetônica e Atitudinal em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Atualmente, faz parte da equipe pedagógica do Palhaços Sem Fronteiras Brasil em parceria com Palhaços Sem Fronteiras Suécia no projeto pedagógico Diversidade e Interculturalidade e na elaboração da Apostila do Coração, com jogos e procedimentos com o objetivo de integrar a diversidade humana, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e emocional.

Caco Mattos, além de conduzir alguns encontros, convida para essa oficina quatro mulheres artistas – Mona Rikumbi (Ativista das questões raciais, gênero e artistas com deficiências, poeta, performer, modelo, 1° mulher negra e cadeirante a atuar no Teatro Municipal de São Paulo), Ariadne Ântico (Palhaça, atriz, produtora, palestrante, artesã e dona dos melhores movimentos involuntários já experimentados e de um jeito de andar único, charmoso, não retilíneo e fora do eixo. Pessoa com deficiência, há pouco se define ativista da causa), Estela Lapponi (Performer e videoartista paulistana. Tem como objetivo de investigação artística: o discurso do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (público) e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas) e Cris Muñoz (Atriz, palhaça e pesquisadora, e representante brasileira da IIAN – Internacional Inclusive Arts Network – onde realiza pesquisa sobre a inclusão dentro do cenário nacional das Artes Cênicas), para falarem de seus processos de criação, e a relação com a deficiência na elaboração de seus discursos cênicos, além de conduzirem alguns procedimentos artísticos (jogos e vivências).

Quando: 25 de outubro a 1º de dezembro de 2021

Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h

Local: Curso online via Zoom


Público

Acima de 18 anos. Artistas com corpos diversos e dissidentes, e artistas criadores das artes da cena e interessados no tema. O intuito é que todas as pessoas participantes experimentem múltiplas possibilidades de elaboração e criação de uma poética cênica diversa. 25 vagas

Seleção

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:

Inscrições: 4 a 18 de outubro

Aprovados: 21 de outubro

Matrícula online: 22 de outubro


Link para mais informações: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-online-e-gratuito-corpos-diversos-procedimentos-e-jogos-para-a-criacao-de-uma-poetica-diversa-e-modernista

UNIDADE ROOSEVELT

Praça Roosevelt, 210, Centro

CEP 01303-020, São Paulo, SP, (11) 3775-8600

Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 22h;

sáb. e dom., das 17h às 22h.

UNIDADE BRÁS

Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

CEP 03001-000, São Paulo, SP, (11) 3121-3200

Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 22h.

curso gratuito curso sp escola de teatro curso grátis oficina cultural