Atualizado em 21 de abr. de 22

Instituto do Teatro Brasileiro oferece cursos gratuitos nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção.



Estão abertas as inscrições para os cursos do Instituto do Teatro Brasileiro com foco nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção, que vão acontecer em São Paulo, em parceria com Teatro Porto Instituto Porto. Os cursos são gratuitos e as inscrições são feitas pelo site www.itb.art.br até o dia 6 de maioAs aulas acontecem entre 31 de maio a 26 de julho de 2022.

 

A iniciativa é do Instituto do Teatro Brasileiro para o programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, com aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. O programa surgiu para atender as demandas do mercado de trabalho de profissionais nas áreas técnicas, no campo das artes cênicas.


Como funcionam os cursos

Com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC oferece formação nas áreas de luzsomtécnicas de palco e produção. As aulas terão formato híbrido, presencialmente nas dependências do Instituto Porto, localizado no bairro de Campos Elíseos, e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito a retirar o registro profissional.

 

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional. 

           

Com grade específica por curso, o Módulo 2 (16 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (32 horas) aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento.

 

Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado com aulas práticas no Teatro Porto Seguro, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.


Mais informações acesse: https://www.itb.art.br/


curso gratuito curso cursos grátis curso teatro