Atualizado em 08 de set. de 21

Curitiba | FCC lança edital de Carnaval 2022 com flexibilidade de formato para momento da pandemia

A atual situação da pandemia ainda impede uma tomada de decisão sobre o formato do Carnaval 2022. No entanto, a Fundação Cultural de Curitiba manterá o apoio às comunidades carnavalescas da cidade, que tiveram suas atividades suspensas em razão das medidas de segurança sanitária e restrições impostas.


A medida é uma forma de reativar a economia criativa desenvolvida pelas agremiações ao longo do ano e a manutenção da história e da memória do carnaval curitibano.


“Esperamos que o cenário epidemiológico esteja um pouco mais definido até o final do ano para decidirmos em qual formato o Carnaval acontecerá. De qualquer maneira, vamos publicar o edital para continuar fomentando a economia criativa da cidade, e também para que escolas de samba possam se planejar e atender a todas as exigências”, explica a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.


Edital flexível

O edital que será publicado no site da FCC (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br), garante flexibilidade em relação ao formato da Festa Popular, prevendo acontecer tanto presencialmente, na Avenida Marechal Deodoro, ou virtualmente por meio de gravações e exibições de vídeos, dependendo das condições sanitárias e das regras definidas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelos decretos municipais vigentes na data do evento.


História e memória da festa popular

O carnaval curitibano chegou a reunir, nos últimos anos, até 2019, mais de 40 mil pessoas nos dois dias de desfiles na Avenida Marechal Deodoro.

Os desfiles são a coroação de vários meses de trabalho das agremiações em suas sedes e quadras de ensaio. As atividades se intensificam nesta época do ano envolvendo muitos atores, como artesãos, costureiros, designers, coreógrafos, figurinistas, roteiristas, maquiadores, bailarinos, passistas, músicos, entre outros que movimentam a economia criativa do setor.

“Todo o esforço é no sentido de apoiar a comunidade carnavalesca e manter viva essa tradição da cultura brasileira em nossa cidade”, destaca Ana Castro.



Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

evento edital carnaval curitiba