Atualizado em 19 de out. de 21

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia// EDIÇÃO 2021

Fonte: Instituto Moreira Salles


Criada em 2018, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia chega à sua quarta edição com uma novidade. Pela primeira vez, e a partir de agora de forma permanente, serão duas bolsas, e não uma, cada uma delas no valor de R$ 30 mil. O objetivo é ampliar o alcance para contemplar maior representatividade de vozes e de identidades. Uma das bolsas será oferecida exclusivamente a pesquisadores que pertençam a grupos historicamente silenciados.

Em 2021, este grupo será o de pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas. A escolha se explica pelo próprio universo de imagens selecionado para tema desta edição: o conjunto de fotografias produzido por Albert Frisch (1840-1918), alemão que fez os primeiros registros fotográficos conhecidos sobre a floresta amazônica brasileira e seus habitantes.


A bolsa oferecida possui dois eixos temáticos:


Eixo 1: Amazônia de dentro. Leitura indígena sobre o conjunto de fotografias editadas no álbum [Résultat d'une Expédition Photographique sur le Solimões ou Alto Amazonas et Rio Negro]

Esta bolsa se destina exclusivamente a pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas.


Eixo 2: A Amazônia por Frisch e seus contextos, nas coleções do IMS

Destinada a pesquisadores em geral, a bolsa também encoraja candidaturas de pesquisadores autodeclarados indígenas para este eixo temático.


-Inscrição: 8 de setembro a 31 de outubro de 2021

-Resultado: final de novembro de 2021

-Valor de cada bolsa: R$ 30 mil

-Categoria: Fotografia


Além de preencher o formulário, os interessados precisam enviar o projeto de pesquisa, entre outros documentos elencados no edital, para o endereço bolsadepesquisa@ims.com.br até 23h59 do dia 31 de outubro de 2021.


Ver mais informações: https://ims.com.br/2018/07/03/bolsa-de-pesquisa-em-fotografia/


Edital fotografia bolsa fotografia ims fotografia bolsa ims de pesquisa em fotografia