
Descrição
O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) abre edital de chamamento para publicação de textos, artigos, entrevistas, relatos de experiências, resenhas, reportagens e trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) para o volume 94, número 02/2021, de seu Boletim, cujo o tema será a Lei n. 14.017, de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, conhecida como Lei Aldir Blanc.
A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promulgada em 2020, representa um marco na história contemporânea das políticas culturais e da mobilização política e social no Brasil, resultado de um amplo processo de participação social e articulação política e setorial. Seu processo de formulação, aprovação e operacionalização envolveu artistas e agentes culturais, fóruns de gestores culturais, poder legislativo, organizações da sociedade civil e secretarias de cultura, numa articulação nunca antes vista no país. A Lei Aldir Blanc viabilizou um investimento substantivo de quase R$ 3 bilhões para ajuda emergencial a artistas, organizações, coletivos, grupos e empresas culturais, de modo a minimizar os efeitos da suspensão das atividades decorrentes dos protocolos de isolamento social necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Para além do socorro financeiro ao setor, a Lei de Emergência Cultural oportunizou a atualização de várias outras dimensões relacionadas às políticas públicas, à gestão cultural, à diversidade e à participação social.
Esta edição busca reunir trabalhos que reflitam sobre os diferentes aspectos e dimensões do processo de formulação e votação da Lei, bem como sobre a complexa e desafiadora implementação de seus mecanismos de operacionalização em diferentes territórios e setores: o aporte financeiro para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; e o lançamento de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados ao fomento do setor.
Também serão bem-vindas as contribuições que analisem como este processo demandou e oportunizou a emergência de novas práticas culturais e políticas, o surgimento de novos modos de fazer e difundir arte e cultura, o fortalecimento de ações solidárias e cooperativas e a formação de novos públicos para a cultura.
O prazo para a submissão de textos é até o dia 30 de agosto de 2021.
Para submissão os interessados devem seguir as orientações abaixo:
Inscrição
Serão aceitos textos redigidos em português, espanhol, inglês ou francês e enviados em arquivo Word (.doc ou .docx) ou Libre Office Writer (.odt), em fonte Arial 11, espaçamento 1,5, margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0) e sem espaço entre os parágrafos;
O título deve estar centralizado, em negrito e caixa alta;
A identificação do(s) autor(es) deve vir abaixo do título, à direita, em itálico. A nota de rodapé apresentar os respectivo(s) e-mail(s) e dados autorais em até três linhas de cada autor do texto;
Após o título e identificação do(s) autor(es), apresentar resumo do texto, em até cinco linhas;
As citações diretas e indiretas devem ser realizadas no próprio texto, seguindo sistema autor-data, como nos exemplos: segundo García Canclini (1990, p. 76) ou após a citação (GARCÍA CANCLINI, 1990, p. 76).
As referências devem seguir as normas da ABNT;
Informar os créditos das fotos e imagens, se houver;
Os textos devem ter entre cinco a dez laudas, incluindo as referências bibliográficas;
Salvar o texto com a seguinte nomenclatura: BOLETIM ODC_NOME DO AUTOR.
Os trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) devem ter até cinco imagens, e devem ser enviadas no formato jpg., com resolução mínima de 300dpi.
Enviar o trabalho para o e-mail boletim.odc@gmail.com, até o dia 30/08/2021. O assunto do e-mail deve repetir a mesma nomenclatura do trabalho anexado (BOLETIM ODC_NOME DO AUTOR).
Critérios de avaliação
Cada texto será analisado por dois pareceristas que considerarão os seguintes critérios para avaliação:
Adequação do texto ao tema do boletim;
Capacidade de articulação do tema com a questão da Diversidade Cultural e suas variadas facetas;
Originalidade e qualidade analítica;
Clareza, coerência, estilo e gramática;
Atendimento aos itens 1 a 11 do tópico Inscrição.
Informações Gerais
Os textos devem ser inéditos, admitindo-se trabalhos publicados em Anais de eventos;
Cada texto pode ter até três autores e cada autor pode inscrever até dois textos por edital;
Os autores declaram expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de sua exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros, ficando o Observatório da Diversidade Cultural isento de quaisquer responsabilidades;
Ao submeter o texto, o(s) autor(es) autorizam sua publicação, bem como o download e compartilhamento desde que se atribua crédito de autoria e para fins não comerciais;
O(s) autor(es) declaram que a presente cessão é totalmente gratuita e não implicará em qualquer pagamento presente ou no futuro pelo uso do texto inscrito.
Mais informações no e-mail: boletim.odc@gmail.com
Opinião da Galera
