Descrição
O II Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará é uma ação de reconhecimento e valorização às formas de expressão, de celebrações e de saberes e fazeres realizadas ou em andamento dos coletivos negros, das comunidades quilombolas e das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará, contribuindo para a garantia dos direitos de acesso e promoção às políticas da cultura, de forma a cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Estadual de Cultura do Ceará, instituído pela Lei no 16.026/2016, de 01 de junho de 2016. Esta premiação acontecerá de forma bienal, conforme previsto no Plano Plurianual (PPA).
Serão concedidos 32 (trinta e dois) prêmios destinados a iniciativas culturais de coletivos negros, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.
O proponente (a) só poderá inscrever uma proposta neste prêmio, por categoria.
Serão premiadas iniciativas das expressões culturais afro-brasileiras que preveem o fortalecimento em território estadual como atividades, ações coletivas, formas e modos próprios de existência. Para efeitos deste prêmio serão inscritos, segundo as seguintes categorias:
a) 15 (quinze) prêmios para Coletivos Culturais Negros
b) 07 (sete) prêmios para Comunidades Quilombolas
c) 10 (dez) prêmios para Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afrobrasileira.
-Inscrições: Até dia 15 de novembro.
-Valor do edital: R$ 500.000,00
-Categoria: Coletivos negros, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.