Descrição
O Fundo é formado por uma rede de pessoas e organizações que doam de maneira recorrente para causas de justiça social e direitos humanos, a fim de reduzir as iniquidades sociais na região.
Neste ano, três iniciativas serão beneficiadas, sendo que cada uma delas receberá o valor de R$ 20 mil. Esse é o maior investimento em um edital desde que o Fundo iniciou seus trabalhos, em 2018. Os recursos serão usados para potencializar a missão das iniciativas. Durante cinco meses, o ICOM auxiliará no plano de ação e acompanhará as atividades desempenhadas.
As inscrições iniciam no dia 15 de março e terminam em 7 de abril. Podem participar da seleção grupos, coletivos não-formalizados e organizações da sociedade civil, que atuem com a causa da equidade racial em Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, há, no mínimo, um ano.
Para que sejam escolhidas, as iniciativas devem ter sua atuação alinhada com alguns critérios, como trabalhar com a população residente em áreas de vulnerabilidade social, ter em seu propósito atuar com a temática da equidade racial, ter lideranças negras, entre outros.
Cada grupo, coletivo ou organização da sociedade civil pode se inscrever uma única vez. O cadastro deve ser feito através de um formulário e a iniciativa participante precisa conferir se está adequada às condições exigidas pelo edital. A avaliação das iniciativas será feita por uma comissão, integrada pelo ICOM e por investidores sociais do Fundo de Impacto para Justiça Social. O resultado será divulgado no dia 3 de maio de 2022, no blog do ICOM.