Descrição
Nossa história é recomeço. Vem do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, nossa razão de existir. Dessa grande tragédia, que mudou a vida de muita gente em Minas Gerais e no Espírito Santo, surgiram três grandes desafios: escala, tempo e conhecimento. Não há parâmetros, referências ou respostas fáceis. Essa é a realidade da Fundação Renova.
Acreditamos que nenhum desafio pode ser vencido sem o auxílio de uma palavra: juntos. O diálogo nos une e viabiliza a construção coletiva do futuro. No encontro, cada parte se torna mais forte. Nosso papel, de alguma maneira, é esse: promover o encontro e as conexões. De passado, presente e futuro. De pessoas, iniciativas e instituições. De competências, vontades e visões. Todos convergindo para um mesmo lugar, que nos move e nos dá sentido. Dos encontros, certamente, nascerão as soluções que, muitas vezes, ninguém imagina possíveis.
Política de investimento
As frentes de atuação para reparação e compensação foram divididas em três eixos temáticos. Por eles é possível compreender as inter-relações entre as ações previstas no TTAC:
1. Pessoas e Comunidades
Identificação e indenização
Educação e cultura
Saúde e bem-estar
Comunidades tradicionais e indígenas
Fomento à economia
Engajamento e diálogo
2. Terra e água
Uso do solo
Gestão hídrica
Manejo de rejeito
Biodiversidade
Assistência aos animais
Inovação
3. Reconstrução e Infraestrutura
Reassentamento
Contenção de rejeito
Tratamento de água e efluentes
Infraestrutura urbana e acessos