Atualizado em 22 de nov. de 23
Filme realizado em Noronha é selecionado em Festival de Cinema Pernambucano com foco em público privado de liberdade.
Frame do filme (Carta a minha vida) de Eudaldo Monção Jr. (Canô).
O filme (Carta a minha vida), realizado pelo diretor baiano Eudaldo Monção Jr (Canô), na ilha Fernando de Noronha, lançado este ano, teve sua primeira seleção em festivais de cinema. O curta híbrido integra a seleção da Mostra Competitiva Nordeste do XV CineCreed - Cinema, Cultura de Paz, Renda Extra, Entretenimento e Defesa Social, e será exibido no data 24/11/23, no Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), na cidade de Abreu e Lima/PE. O festival reúne curtas-metragens de todo o Brasil e é voltado ao público privado de liberdade.
Cartaz do filme (Carta a minha vida) de Eudaldo Monção Jr. (Canô)
A obra audiovisual de 18 minutos é um híbrido que transita entre ficção e documentário e apresenta vasto material de arquivo sobre a ilha e mergulha no momento em que a ilha foi presídio. O projeto foi resultado do curso Memorabilia Audiovisual em Noronha, uma formação audiovisual gratuita proporcionada por Eudaldo, realizada em junho do ano passado para moradores da ilha.
O filme gira em torno de uma carta deixada por Maria (Carine Silene) para seus filhos e apresenta o relato de Ivaldo José, que aos 16 anos de idade, esteve à deriva por 11 dias no Oceano Atlântico, após uma falha no motor do barco em que estava com mais três homens.
O filme é dirigido e roteirizado pelo realizador baiano Eudaldo Monção Jr. (Canô), que também ministrou o curso Memorabilia Audiovisual em Noronha, é uma produção Memorabilia Filmes & Produções Culturais.
O filme foi exibido em diversas cidades brasileiras como: Nazaré (BA), Fernando de Noronha(PE), Aracaju(SE), Valença (BA), Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Mateus Leme (MG). A partir de dezembro deste ano, o filme será disponibilizado em uma plataforma de streaming (Hands Play) para surdos com versão acessível em Libras.
O filme realizado em Noronha integra a Mostra competitiva Nordeste desta edição do evento e será exibido na data 24/11/23, no CREED - Centro de Reeducação da Polícia Militar em Abreu e Lima/PE
O CineCreed está na quinta edição do Programa de Exibição de Cinema Social (PRECISO), destinada a públicos privados de liberdade, transformando a unidade prisional Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco numa grande sala de cinema nacional.
As sessões do projeto sempre ocorrem em instituições que atuam na redução da vulnerabilidade social, privação e/ou restrição de liberdade no Estado de Pernambuco. O projeto CineCREED é realizado pelo CREED - Centro de Reeducação da Polícia Militar