Atualizado em 03 de jun. de 24
O I Festival Cinema na Faixa movimentou a AV. Chesf neste final de semana
O evento cinematográfico e cultural aconteceu no último final de semana na esquina da Av. Chesf com a Rodovia João Bebe Água em São Cristóvão.
A primeira edição do Festival Cinema na Faixa, aconteceu neste fim de semana e contemplou uma variedade de ações culturais e artísticas às margens da Rodovia João Bebe Água. No sábado, a programação começou com apresentação da Banda Bahise, que tocou diversos ritmos e embalou o público que aguardava o atendimento aos serviços de bem-estar e saúde proporcionados pelo festival, como corte de cabelo, teste de glicemia, aferição de pressão, plantão psicológico e outros. A literatura também teve espaço no primeiro dia do festival. Os autores Osman Freitas (Voe mais alto) e Vera Vilar (Apneia) tiveram no âmbito da programação, a oportunidade de lançar suas obras literárias e de conversar com o público sobre seus trabalhos.
Serviços de saúde e bem-estar foram oferecidos no âmbito do I Festival Cinema na Faixa.
No primeiro dia de exibição das mostras integrantes do festival, o público pôde conferir os filmes das Mostras Infantil, Tela Verde e Competitiva São Cristóvão, que contou também com a presença de realizadores que compartilharam brevemente com o público, questões referentes aos filmes e locais onde foram produzidos. Estiveram presentes Baruch Blumberg, diretor do filme (Clandestino) exibido na Mostra Infantil, Manoela Veloso, diretora do filme (Farinhada), exibido na Mostra Tela Verde e Henrique César, diretor do filme (Sapito e a lagoa), integrante da Mostra Competitiva São cristóvão, além de Marilia Cristielle, Flaviane Vieira e Dedinha Ramos, realizadoras do mini documentário (Passe na Faixa), produzido durante a oficina de realização audiovisual proporcionada pelo I Festival Cinema na Faixa, que foi ministrada pelo realizador e produtor audiovisual Eudaldo Monção Jr.
O público pode conferir a ação gastronômica (Cozinha Show) com a Chef Mônica Valois.
No domingo, o segundo dia de programação contou com uma ação gastronômica e cultural proporcionada pela Chef de Cozinha Mônica Valois, intitulada Cozinha Show, que teve foco em um dos pratos mais tradicionais da gastronomia nordestina: o cuscuz. O Momento proporcionou a apresentação do prato regional (Cuscuz recheado com carne de caju e queijo coalho), os processos para fazer a carne de caju, modos de temperar a carne, além da montagem do prato. Teve também, oficina de grafite para iniciantes mediada pela grafiteira Deza. O público composto por crianças e jovens, experimentou as técnicas de pintura com spray e rolinho numa parede da comunidade, onde deixaram gravado o nome do festival.
Oficina de grafite com Deza, proporcionada pelo I Festival Cinema na Faixa
As exibições cinematográficas começaram no final da tarde com exibição das Mostras Direitos Humanos, Acessível e Competitiva Sergipe. O festival novamente proporcionou o momento de interação dos realizadores com o público, que pode conhecer um pouco mais sobre as obras exibidas através da fala de seus diretores. Estiveram presentes Bruno Costa, diretor do filme (O Muro), Fellipe Paixão, diretor do filme (A live), Natally Janielle, diretora do filme (Apps de relacionamento: Febre ou furada?), Humberto Batista, ator do filme (Jamais serei seu pai), todos concorrentes na Mostra Competitiva Sergipe, além do realizador Cariolando dos Santos, diretor e roteirista do filme (Sinal vermelho: A arte de rua pede passagem), integrante da Mostra Diretos Humanos do festival.
Henrique César, diretor do filme premiado na categoria São Cristóvão e Thais Mendes, produtora executiva do I Festival Cinema na Faixa.
O Festival Cinema na Faixa premiou os melhores filmes das mostras São Cristóvão e Sergipe. O Júri oficial composto por Zezita Matos (Atriz), Elizabete Sampaio (Diretora e produtora), Lucas Dorea (Fotógrafo) e Mar Alves (Ator), concedeu o prêmio de melhor filme da Mostra São Cristóvão para (Sapito e a lagoa de Henrique César de São Cristóvão/SE), pelo contexto crítico social necessário para uma análise sobre o comportamento humano, por evidenciar um problema atual que se assemelha a uma realidade do que é a Faixa (Av. Chesf). O júri concedeu ainda na Mostra São Cristóvão, uma menção honrosa para o filme (Romaria do Senhor dos Passos de Cléverton Macedo), pela capacidade de proporcionar um enriquecimento sobre o conhecimento a respeito da cidade de São Cristóvão e a sua cultura religiosa, além do encantamento que o filme desperta no espectador para conhecer e viver a cidade.
O júri conferiu o prêmio de Melhor Filme da Mostra Sergipe do I Festival Cinema na Faixa para (Geruzinho de Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, de Aracaju/SE) O júri destacou a obra como um trabalho visual de excelência para a representação de pessoas com um ideal, através de seus contos históricos e culturais. O júri concede ainda nesta categoria, as menções honrosas ao ator Bruno Brani, do filme (Um longa metragem sobre Fernando Pessoa) de Bruno Brani. A atriz Elisa Lemos do filme (Espelho) de Luciana Oliveira e ao ator Humberto Batista do filme (Jamais serei seu pai) de Jhon Kennedy Mauricio e Manoel Calixto.
Coincidentemente, o júri popular formado pelo público que teve oportunidade de escolher os melhores filmes de cada mostra competitiva através de cédula de votação, elegeu também, (Sapito e a lagoa de Henrique César de São Cristóvão/SE), como o melhor filme da Mostra São Cristóvão e (Geruzinho de Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, de Aracaju/SE), como o melhor filme da Mostra Competitiva Sergipe, sendo os mais votados pelo público. A cerimônia encerrou com a entrega dos troféus, certificados e brindes aos vencedores.
Parte de equipe do I Festival Cinema na Faixa durante encerramento do evento
O festival é uma realização Memorabilia Filmes, coordenado e produzido por Thaís Mendes e Eudaldo Monção Jr, com produção de Dedinha Ramos. O projeto está sendo viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, contemplado através do Edital nº 003/2023 de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais promovido pela Prefeitura Municipal De São Cristóvão, por intermédio da FUMCTUR - Fundação Municipal De Cultura E Turismo “João Bebe Água”.
Mais em: https://memorabiliafilmes.wixsite.com/cinemanafaixa
Siga no Instagram @CinemanaFaixa e @MemorabiliaFilmes