Atualizado em 03 de fev. de 25
Documentário (Cine Rio Branco) de Eudaldo Monção Jr., terá exibição acessível em Libras na TVE Bahia.
Filme documentário realizado em 2017 pela Memorabilia Filmes em coprodução com o Canal Futura, foi contemplado no edital de licenciamento da Lei Paulo Gustavo e terá exibição acessível em Libras na TVE Bahia.
O documentário (Cine Rio Branco) de 17 minutos, apresenta a história do Majestoso Cinema de Rua de Nazaré no Recôncavo Baiano. Um dos mais antigos cinemas do Brasil, o majestoso Cine Rio Branco, fundado em 1927, pelo nazareno Felisberto Ribeiro Soares, foi construído em estilo art nouveau, que teve pouca difusão no Nordeste brasileiro, sendo este, um dos poucos exemplos que se conservaram.
Filme documentário dirigido por Eudaldo Monção Jr., realizado em 2017 pela Memorabilia Filmes em coprodução com o Canal Futura, foi contemplado no edital de licenciamento da Lei Paulo Gustavo, e terá sua versão acessível em Libras e com legendas em português, exibida na programação da TVE Bahia. Em breve, o filme com janela de Libras, será disponibilizado também na plataforma Hands Play, especializada na difusão de conteúdos audiovisuais para surdos.
O curta documentário é um importante documento histórico sobre um dos cinemas de rua mais antigos do país, que está localizado em Nazaré no Recôncavo Baiano. A proposta foi vencedora no edital de curtas do Canal Futura para a produção de documentários e teve ampla circulação em diversos festivais e mostras de cinema do país e exterior, com destaque para a Autêntica Mostra Cinemas do Brasil, que exibiu o filme no ano de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras. A obra recebeu o Prêmio de Melhor uso de arquivo no 16º REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, realizado no Rio de Janeiro, RJ em 2017, Prêmio de Melhor Montagem no 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado em Floriano, PI em 2017 e Prêmio Especial do Júri na 2º Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, realizado em Feira de Santana, BA no ano de 2018, além de ter participado do PrimeiroOlhar 2018, dos XVIII Encontros de Cinema de Viana - Viana do Castelo, em Portugal e Indicado ao prêmio Margarida de Prata do 51º Prêmios de Comunicação da CNBB em Aparecida, SP.
A trilha sonora original do filme, composta por Lucas Paola de Sá (Lab de Sá), está disponível no Spotify para acesso gratuito https://open.spotify.com/show/1oLQTZFWgojm7f8oBvbYQC. Serão realizadas também no âmbito do projeto, exibições do filme através do Cineclube Memorabilia, além de ações em pontos de cultura e escolas públicas da cidade de Nazaré, que utilizarão o filme como conteúdo de pesquisa para atividades desenvolvidas dentro do contexto curricular e que dialogam com disciplinas como redação, história, cultura da Bahia, entre outras.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Sobre o diretor:
Eudaldo Monção Rocha Júnior
Nascido e criado em Nazaré/BA, é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (2010 - 2013). Diretor do documentário “O Muro é o Meio'' filme licenciado para o Canal Brasil e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, com destaque para a participação na 25º edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Vencedor do prêmio aquisição EBC/TV Brasil, de melhor curta-metragem da 10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, mostra que exibiu o documentário em todas as capitais brasileiras e em outros mil espaços culturais no ano de 2015. Produtor do curta-metragem de ficção (Do outro lado do rio), realizado no ano de 2010, premiado no 22ª Kinoforum em São Paulo, Mostra Visorama do Festival Visões Periféricas no Rio de Janeiro, e exibido no Festival Signes de Nuit em Paris-França. Selecionado no 8°e 9º edital de curtas do Canal Futura para a produção dos documentários (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco), realizados em Nazaré/BA. Diretor do documentário (Carretéis), projeto selecionado no 1º edital DOC Futura para a realização de curtas-metragens. Diretor, produtor e roteirista dos filmes (Cinemas de rua de Aracaju) e (Arte Urbana por Elas). Atuou como coordenador e formador em audiovisual no projeto (Curso Virtual de Realização Audiovisual no Recôncavo).
Filmografia:
Do outro lado do rio (2010) - Produtor
O muro é o meio (2014) - Diretor e roteirista
Entre gente (2015) - Diretor e roteirista
Louça de Deus (2016) - Diretor e roteirista
Cine Rio Branco (2017) - Diretor e roteirista
Carretéis (2018) - Diretor e roteirista
Recordações de ontem (2020) - Diretor e roteirista
Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia (2020) - Diretor e roteirista
A bondade dos estranhos (2021) - Diretor e roteirista
Cinemas de rua de Aracaju (2021) - Diretor e roteirista
Arte urbana por elas (2021) - Diretor e roteirista
Cartas a minha vida (2023) - Diretor e roteirista
Cinemas de rua de Guaxupé (2024) - Diretor e roteirista
Artesãs (2024) - Diretor e roteirista
Da cela a sala (2024) - Diretor e roteirista
Anjo de Barro (2024) - Diretor e roteirista
Histórias políticas de Japoatã (2024) - Diretor de fotografia
O armário de Gisélia (2025) - Diretor e roteirista
Quando a sala de projeção vira personagem (2025) - Diretor e roteirista