EUDALDO MONÇÃO JR.
25 visualizações

Atualizado em 27 de set. de 21

EUDALDO MONÇÃO JR.
95 visualizações

Atualizado em 27 de set. de 21

Buscamos cinemas, cineclubes, bibliotecas, TVS públicas, pontos de cultura, universidades e outros espaços para integrar o grande circuito exibidor da Mostra Cinemas do Brasil

Importantes espaços exibidores do país já demonstraram interesse em receber a programação da Mostra Cinemas do Brasil como a Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, que realizará a mostra em Dezembro deste ano. Inscreva também seu espaço exibidor e contribua para a retomada da exibição cinematográfica no país.


Em continuidade às edições anteriores, a autêntica Mostra Cinemas do Brasil, em sua terceira edição, apresentará em 2021 um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país, propondo uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

Na primeira edição do projeto, realizada no ano de 2019, a Mostra exibiu 23 filmes em 42 cidades brasileiras; em Tel Aviv, Israel, no Centro cultural brasileiro; e na televisão através da TVE Bahia. A segunda edição foi realizada no ano de 2020, já em formato on-line e exibiu 46 obras sobre cinemas de rua do país. Um recorte desta edição foi exibido também na TVE Bahia e no formato Drive-In, em parceria com o Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe. A terceira edição, será realizada durante todo o mês de outubro de 2021, em formato virtual, através do site da mostra (https://www.mostracinemasdobrasil.com.br/) e nas TVs públicas de Sergipe (TV Aperipê) e Bahia (TVE Bahia). As exibições presenciais da 3ª Mostra Cinemas do Brasil, deverão ocorrer obrigatoriamente até o fim de 2021, preferencialmente no mês de OUTUBRO.


Em uma tentativa de expandir a mostra para outras cidades e acompanhar a reabertura desses espaços gradativamente, gostaria de convidá-los a receber a programação da 3ª Mostra Cinemas do Brasil em sua cidade. Nesta edição, o projeto conta com trinta e um filmes em sua programação, distribuídos em oito sessões de aproximadamente noventa minutos de duração cada, podendo ser feita mais de uma sessão por dia.

A programação de filmes da Mostra Cinemas do Brasil está disponível no site da Mostra mostracinemasdobrasil.com.br. Desde já agradeço, aos colegas que farão essa parceria que reforça e fortalece, ainda mais, a grande rede cultural que desenvolve ações cineclubistas no Brasil.


Os interessados em exibir a programação da Mostra Cinemas do Brasil em seus espaços físicos ou em TVS públicas brasileiras, deverão demonstrar interesse exclusivamente através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu9FGTTlZQC2nMv80DaFQ7g937_6nA5X3HUOj18XsBi1XX4w/viewform


Aos espaços que ainda não estão em funcionamento, segue abaixo link do release contendo a lista de filmes selecionados para esta edição que será também online. Se puderem ajudar na divulgação será grandioso para o projeto.

https://docs.google.com/document/d/1jreUc0j-FUDy7dSqrDh9dDjztupNs63cvKM8X1M5Jzw/edit?usp=sharing


Quaisquer dúvidas, informações e solicitações em relação a Mostra Cinemas do Brasil, podem ser enviadas para o e-mail (mostracinemasdobrasil@gmail.com).



Histórico Autêntica Mostra Cinemas do Brasil


A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A Mostra Cinemas do Brasil passou também pelo Cinema Rio Branco (Nazaré-BA), Sala Walter da Silveira (Salvador-BA), Cinema São Luiz (Fortaleza-CE), Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro-RJ), Cinemateca de Curitiba (Curitiba-PR), Cine Casarão (Manaus-AM), Cine Teatro São Joaquim (Goiás-GO), Cinema da Praça (Paraty-RJ), MIS Cine Santa Tereza (Belo Horizonte-MG), Cine Paiaguás (Ilha Solteira-SP), Cine Casulo (Seropédica-RJ), Cine Cultura (Palmas-TO), Cine Pireneus (Pirenópolis-GO),Cine Teatro Gomes Jardim (Guaíba-RS), Cinemateca Capitólio (Porto Alegre-RS), sendo essa última, realizada como programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre-RS, também ao dia do cinema Gaúcho, e ao quarto aniversário da inauguração da Cinemateca Capitólio.

A Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem teve exibições também na fachada do antigo Cine Rex (Teresina-PI), e foi exibida também em diversos cineclubes, escolas e universidades do Brasil, com destaque para o Cineclube Itinerante Artistas Cidadãos (Santo André-SP), Cineclube Silvio Tendler (Cataguases-MG), Popcine (Além Paraíba-MG), Estação da Cultura (Arcoverde-PE), Espaço Iauê (Poá-SP), Praça do CEU (Lages-SC), Casa das Artes (Novo Hamburgo-RS), Centro Cultural de Aracaju (Aracaju-SE), CEU das Artes (Navegantes-SC), Fundação Cultural Badesc (Florianópolis-SC), Ponto de Cultura Flor de Lótus (Itapagé-CE), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta-RN), Praça da Cidade (Nova Canaã-BA). Um recorte da Mostra Cinemas do Brasil foi exibido também na televisão através da TVE Bahia/IRDEB, onde esteve em cartaz por 5 semanas. Em Israel, a Mostra Cinemas do Brasil foi realizada em duas sessões no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv.


A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na TVE Bahia e sessões presenciais na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.


A terceira edição será online a partir de outubro, com exibições nas TVS públicas de Pernambuco (TVPE) e de Sergipe (Aperipê TV).

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. e é uma produção (Memorabilia Filmes). A curadoria foi realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’ e ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.


Mais em: https://www.mostracinemasdobrasil.com.br/


Siga nas redes: Instagram @MemorabiliaFilmes

Fan page no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasdobrasil



É importante frisar que a mostra não está recebendo financiamento ou patrocínio e que a iniciativa parte do nosso desejo pessoal de realizá-la.

audiovisual mostra cinemas do brasil cinemas de rua cinema de rua memorabilia filmes cinemasderua cinemadebairro cinemasdebairro cinemasdecalçada cinemas de calcada] pontos de cultura espaços exibidores cinemas exibidor cinemateca cinemateca brasileira cinemateca mam pop cine cineclubes cineclube ações cineclubistas exibição
bookmark
myClappy
bookmark
myClappy
Você também pode achar interessante
Dança K-pop é o destaque da programação sem... 09/02/2023 Notícias de arte Rio - São Paulo
Ancine cria Coordenação de Proteção ao Dir... 09/02/2023 Notícias de arte Rio - São Paulo
... 09/02/2023 Cineminha
25º Cine Punta acontece de 5 a 11 de fevereiro ... 08/02/2023 Cineminha
... 08/02/2023 Editais de Cultura no Brasil
Atila Iamarino estreia nova temporada do... 08/02/2023 Notícias de arte Rio - São Paulo
Rio Cinema Digital tem curta premiado e aposta... 08/02/2023 Cineminha
Museu da Língua Portuguesa seleciona projetos ... 08/02/2023 Edu Carvalho
Feed Perfil Tenha Conta Premium
Destaques Agenda
Castings artísticos Cursos de arte description Editais Culturais Eventos Peças de Teatro theater_comedy Teatros
Posts salvos