Descrição
Aliança Francesa Relembra 150 Anos Da Comuna
De Paris com Beatriz Tragtenberg
No ano de 2021, em tempos pandêmicos, a cena da Comuna parisiense renasce em sarau promovido pela Aliança Francesa. O evento vai trazer trechos da peça Pour Louise ou a desejada virtude da resistência e músicas da mesma montagem, além do lançamento do EP com as canções do espetáculo. Após a sessão, será realizado um debate. Ingressos gratuitos.
A revolucionária Louise Michel foi um dos símbolos da Comuna de Paris, uma iniciativa que teve uma série de reivindicações progressistas quando foi criada em 1871, 150 anos atrás. Para celebrar a data, a Aliança Francesa SP traz Sarau: Pour Louise ou a Desejada Virtude da Resistência que reúne trechos da peça homônima costurados por músicas da mesma montagem, além do lançamento do EP com essas canções ao final do evento. A atriz octogenária Beatriz Tragtenberg é um dos destaques do espetáculo que homenageia Louise Michel. A atividade online será no dia 28 de maio, sexta-feira, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados via Sympla.
Os fragmentos da peça teatral tem direção dramaturgia de Luciana Lyra, atuação de Beatriz e Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulinho Brandão e Paulo Tó. O EP tem produção musical e mixagem do álbum assinados por Paulo Tó, coro e instrumentação executados por Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulo Tó e Paulinho Brandão.
A peça teve sua estreia em 2018, no Espaço da Cia. do Latão-SP, e retrata quando o povo de Paris assume uma revolução contra a burguesia e o Império, e instala um governo autogestionário. É baseada nos livros Memórias e História da Comuna de Paris, ambos de Louise Michel, levando a sua própria voz para o palco. A peça revela também as importantes realizações que foram implementadas pela Comuna de Paris e que estavam ocultadas pela historiografia tradicional.
A Aliança Francesa BH também relembra o fato histórico por meio do Clube do Livro “Ler e Inspirar”, no dia 22 de maio, às 10h30, pela plataforma Zoom. Para o encontro virtual, é proposta a leitura da obra de Louise Michel, La Révolution en Contant. É necessário fazer inscrição por meio do e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br para participar.
Este evento é apresentado pela Ticket, uma marca Edenred e tem realização da Aliança Francesa de São Paulo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo
Sobre A Comuna de Paris
A guerra com a Prússia trouxe resultados desastrosos para os franceses, aumentando a pobreza, o que levou os trabalhadores e as classes médias-baixas a defender uma república democrática e mais justa. Desse modo, em março de 1871, os trabalhadores parisienses pegaram em armas e criaram a Comuna de Paris: um órgão de governo formado por representantes da população trabalhadora, eleitos por voto direto, formando seu próprio governo local.
Entre as principais reivindicações da Comuna estavam a igualdade civil entre homens e mulheres; separação entre Igreja e Estado; voto das mulheres (sufrágio universal); jornada de trabalho de 10 horas e aumento de salários; imposto justo que taxasse principalmente os mais ricos; educação gratuita.
A revolucionária Louise Michel foi considerada a representante maior da força feminina da Comuna, na qual as mulheres tiveram papel essencial não só na defesa das pautas e suas reivindicações, mas também na luta armada. Em 21 de maio de 1871 começa a chamada “Semana sangrenta”, quando tropas militares ocuparam Paris, com apoio da burguesia, executando brutalmente os communards, levando ao fim do movimento em 28 de maio.
SERVIÇO
Sarau: Pour Louise Ou A Desejada Virtude Da Resistência
(Fragmentos da peça teatral e lançamento das canções originais)
Data: Sexta-feira dia 28 de maio às 20h (duração peça 40min + 60min debate). Gratuito, via Zoom
Acessibilidade: intérprete de Libras.
Inscrições via www.sympla.com.br/teatroaliancafrancesaonline
FICHA TÉCNICA
Concepção do projeto da peça teatral Pour Louise: Beatriz Tragtenberg. Direção e dramaturgia: Luciana Lyra. Direção musical e músicas originais: Paulo Tó e Mariana Mayor. Atuação: Beatriz Tragtenberg, Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulinho Brandão e Paulo Tó. Indumentária: Laura Andreato. Produção: Luciana Lyra e Mariana Mayor. Fotografias: Morgana Narjara. Agradecimentos aos parceiros e às parceiras de Pour Louise: Clara Figueredo, Jorge Ferreira Silva, Érika Rocha e Natália Siufi.