Atualizado em 09 de set. de 21

Aliança Francesa de São Paulo e a editora Estação Liberdade promovem debate com o escritor François Dosse

Em sua obra A saga dos intelectuais franceses 1944-1989 o pesquisador documenta quarenta e cinco anos de batalhas lideradas pelos intelectuais franceses, da Libertação à abertura do Muro de Berlim.






A trajetória da intelligentsia francesa na segunda metade do século XX, face aos acontecimentos do pós-Segunda Guerra Mundial aos eventos de 1989, permeiam o universo de A Saga Dos Intelectuais Franceses 1944-1989, cujo lançamento acontece no dia 14 de setembro, terça-feira, às 16h, com transmissão on-line pelo Zoom. Organizado pela Estação Liberdade, editora do livro, e Aliança Francesa de São Paulo, o evento é gratuito e tem a participação do autor François DosseRenato Janine Ribeiro (Professor de filosofia) e Angel Bojadsen (Diretor editorial da Estação Liberdade).

 

A publicação aborda a evolução das ideias que dominaram cada momento da história intelectual da França e, em grande parte, da Europa e do mundo. O panorama vai da Libertação e do fim da Segunda Guerra Mundial ao bicentenário da Revolução Francesa à queda do muro de Berlim.

 

O primeiro volume, A Prova Da História (1944-1968), abarca os anos de Albert Camus, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir e as suas controvérsias, as relações contrastantes com o comunismo, o choque de 1956, as revoluções chinesa e cubana, a Guerra da Argélia, a consolidação do terceiro-mundismo, a irrupção do momento gaulliano e a sua contestação: é um período dominado pelo teste da história, a influência do movimento comunista e a progressiva desilusão subsequente. Já o segundo volume, 1968-1989, vai das utopias esquerdistas e do combate contra o totalitarismo, à “nova filosofia”, ao advento de uma consciência emancipadora e ecológica e à desorientação da década de 1980: um tempo marcado pela crise do futuro e que vê se instalar a hegemonia das ciências humanas.A saga ainda engloba um dos períodos mais efervescentes e criativos do establischment intelectual francês, de Sartre a Lévi-Strauss e Michel Foucault e de Jacques Lacan a Roland Barthes e Jacques Derrida.

 

Em sua carreira, François Dosse se dedica principalmente aos estudos na área de história intelectual, com ênfase em historiografia e estruturalismo. Destaca-se em sua obra a produção de uma série de biografias de grandes filósofos e historiadores franceses, como Paul Ricœur, Gilles Deleuze e diversos outros. Sua Histoire du structuralisme em dois volumes (1991 e 1992) marcou época. É um dos fundadores da revista EspacesTemps. A saga dos intelectuais franceses 1944-1989 rendeu-lhe em 2019 o Prêmio Eugène-Colas, concedido pela Academia Francesa.

 

O evento é apresentado pela Ticket, uma marca Edenred e tem realização da Editora Estação Liberdade, Aliança Francesa de São Paulo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

Serviço

Debate: A Saga Dos Intelectuais Franceses 1944-1989

Data: 14/09, terça-feira, às 16h (on-line)

Inscrições gratuitas pelo https://www.sympla.com.br/teatroaliancafrancesa/

Tradução FR/BR e Libras disponível

aliança francesa evento françois dosse