Atualizado em 07 de out. de 21
Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe jornada indígena do povo Kariri-Xocó
Rodas de conversas com a participação do povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL) serão veiculadas em canal on-line das Oficinas Culturais
A Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada no distrito de Itaquera, em São Paulo, recebe atividades focadas na cultura do povo Kariri-Xocó, no mês de outubro. O local faz parte de Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – e oferece programação gratuita para a fruição e formação artística.
O público interessado pela contribuição do Kariri-Xocó, povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL), poderá participar de diversos encontros da Jornada Kariri- Xocó, no formato de lives e que serão veiculados no canal de YouTube das Oficinas Culturais. Não é necessária inscrição para participar.
A Roda de conversa com Toré inicia esta agenda, no dia 7 de outubro, a partir das 15h, com a condução de Pawanã Crody, integrante da comunidade. Diversos elementos da cultura serão compartilhados por indígenas deste povo, como uma troca de saberes, e o destaque para o toré (manifestação com cantos e danças rituais).
No dia 9 de outubro, sábado, das 10h30 às 12h30, também com a coordenação de Pawanã Crody, ocorre a Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará. A partir da exibição de vídeos anteriormente produzidos no rio Opará (conhecido por rio São Francisco), o grupo vai abordar as relações que estabelece com o rio, vivendo às margens deste espaço, e a atual realidade deste ser vivo, apontando noções próprias sobre natureza e meio ambiente.
Brincadeiras Kariri-Xocó será uma atividade no dia 14 de outubro, quinta-feira, das 15h às 17h, quando os indígenas deste povo irão partilhar atividades divertidas e ligadas ao lazer. A mediação será de Moara Tupinambá, artivista visual e curadora de Mairi do Pará, no Belém do Pará, descendente dos povos nativos tapajowaras.
Moara também vai mediar a Conversa com mulheres Kariri-Xocó no dia 16/10, sábado, das 10h30 às 12h30, com a presença de mulheres de diferentes gerações deste povo. Aspectos do modo de vida, pensamento e cosmovisão serão apresentados, com abertura para comentários e perguntas do público.
Para conhecer toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa ou o +Cultura.
Serviço:
Jornada Kariri- Xocó
Plataforma: YouTube Oficinas culturais
Sem necessidade de inscrição.
Roda de conversa com Toré
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
7/10 – quinta-feira - 15h às 17h
Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody. Mediação: Juão Nyn.
9/10 – sábado - 10h30 às 12h30
Brincadeiras Kariri-Xocó
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
Mediação: Moara Tupinambá.
14/10 – quinta-feira - 15h às 17h
Conversa com mulheres Kariri-Xocó
Com: Mulheres do povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas). Mediação: Moara Tupinambá.
16/10 – sábado - 10h30 às 12h30
----
Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180
Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 15h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180. Mais detalhes sobre os protocolos podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Programação gratuita. Saiba mais no site do programa Oficinas Culturais
Parte da programação é mantida de forma virtual. Confira no hotsite +Cultura
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.
O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Fonte: Assessoria de Imprensa