Atualizado em 18 de out. de 21

Cia Triptal faz ensaios abertos para Pedreira das Almas, de Jorge Andrade

Nos dias 18, 20, 25, 27 de outubro e 1º de novembro, a Cia Triptal compartilha o Ensaio Aberto - Estudo Preparatório Para Pedreira das Almas de Jorge Andrade, uma série de exercícios cênicos com intuito de testar o diálogo com o público. Os encontros são gratuitos e dedicados às pessoas interessadas em questionar as propostas apresentadas pelo coletivo. As atividades acontecem via plataforma Zoom. Para receber mais informações e participar, é só enviar mensagem direta no perfil do Instagram (https://www.instagram.com/ciatriptal/ ). A orientação é de André Garolli.


Mesmo com as interrupções devido à pandemia, a Cia Triptal manteve diversas ações on-line. O contato com as obras de Jorge Andrade se deram ao longo de 2020 e 2021, durante os encontros realizados semanalmente pelo coletivo, de forma remota.


Jorge Andrade (1922-1984) é um dos maiores dramaturgos brasileiros e em 2022 comemora-se o centenário de seu nascimento. Sua obra apresenta o universo que ronda o homem brasileiro – um mundo voltado à identidade e às raízes que ligam o homem à terra.


Entre suas produções, destaca-se Marta, a Árvore e o Relógio (1970), livro que reúne a seguinte sequência de peças: As Confrarias (1969), Pedreira das Almas (1957), A Moratória (1954), O Telescópio (1951), Vereda da Salvação (1963), Senhora na Boca do Lixo (1963), A Escada (1960), Os Ossos do Barão (1962), Rastro Atrás (1966), O Sumidouro (1969).


Essa é uma atividade realizada para o Proac Expresso Lei Aldir Blanc do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


SINOPSE DA CIA TRIPTAL

A Cia Triptal começa em 1990 desenvolvendo projetos de teatro infantil a partir dos textos de Maria Clara Machado. O projeto “Maria Clara Clareou” envolveu 7 montagens de textos da autora. Nos anos seguintes a companhia se dedicou em desenvolver e gerir um programa que cruza “estudo de dramaturgos clássicos” e “estudo de técnicas de atuação coral”, um programa de extensão no processo de formação do jovem artista que possibilita a vivência teatral no âmbito profissional. A partir desta pesquisa foi configurada a “Trilogia dos Homens” - “Homens ao Mar” (2004), “Homens à Margem” (2011) e “Homens à Deriva” (2018) - que levou aos palcos textos de Eugene O’Neill, Plínio Marcos e Tennessee Williams. Em sua trajetória de 30 anos a Cia Triptal recebeu reconhecimentos através dos prêmios APCA, Shell, APETESP, Mambembe de Teatro, Panamco, Guia da Folha, Cenym, entre outras honrarias.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa Adriana Balsanelli e Renato Fernandes

evento peça online peça online zoom