Artes visuais: Instituições oferecem bolsa de R$ 30 mil para 3 países

O Goethe-Institut juntamente com o Serviço Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro lançaram a segunda edição da Convocatória de Artes Visuais - Bolsa para Viagem de Pesquisa Curatorial (Brasil-Alemanha-França), com o objetivo de oferecer a pesquisadores empenhados a oportunidade da realização de pesquisas curatoriais em acervos, coleções e conjuntos que constituem o patrimônio histórico e artístico destes países, através de uma bolsa de viagem com planos para 2020/2021.

As instituições estão disponibilizando uma bolsa de 30 mil para o candidato contemplado, o qual ficará responsável pela quitação de suas despesas e manejo do projeto a partir daí. A bolsa é ofertada apenas para pesquisadores, curadores, críticos, historiadores e demais profissionais que atuam nas artes e culturas visuais.

As inscrições para o projeto podem ser individuais ou em grupo entre as datas 05 de junho 2020 e 15 de julho de 2020. Os candidatos devem apresentar um dossiê que contenha as seguintes informações:

  • Carta de Intenção - apresentação da proposta e motivação para realização da viagem (1 página);
  • Apresentação do Projeto - roteiro com etapas e demais segmentos do projeto (3 páginas.);
  • Proposta de Evento - proposta de um evento público após o retorno da viagem (1 página);
  • Resumo Curricular - descrição de experiência profissional (1 página).

Sobre o Projeto: O projeto de pesquisa deve ser autoral, inédito e executável. O candidato deve ser maior de 18 anos, ter experiência com pesquisas curatoriais e comprovação disso, além de ter conhecimento em francês ou alemão, ou pelo menos em inglês. O mesmo deve apresentar consistência, coerência e relevância. O evento deve ser realizado em 2021, no Rio de Janeiro com acordos entre as partes.

Para mais informações acesse o link: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/rio/ver.cfm?fuseaction=events.detail&event_id=21884150&fbclid=IwAR0YKO0ZwcSLWHwU0K_TsTLBlqmP-Du_GG7uruPFh7-IPxR6nY3LUpdeLJA

image





Viagem artes visuais bolsa instituição projeto