‘MUSEU NACIONAL VIVE’ REALIZA WEBINAR SOBRE GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DE MUSEUS


O Projeto Museu Nacional Vive avança em seu programa de diálogos com a sociedade sobre a reconstrução do Museu Nacional/UFRJ e realiza, no próximo dia 06 de julho, terça-feira, às 10h, o webinar “Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus”.

Quais caminhos podem ser apontados para a gestão e o equilíbrio financeiro do Museu Nacional/UFRJ após sua reinauguração? Por meio de palestras de diretores de centros culturais e instituições que promovem o desenvolvimento e fomentam a cultura brasileira, o Projeto Museu Nacional Vive realiza este segundo webinar que faz parte do programa de diálogos com a sociedade, proposto pelo Grupo de Trabalho de Governança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive. Coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esse GT assume o desafio de apontar diretrizes para que o Museu Nacional/UFRJ tenha plenas condições de executar suas atividades a longo prazo.

“A realização de mais um webinar dedicado a pensar, com toda a sociedade, o futuro da nossa instituição, revela o sucesso deste modelo de governança que estamos construindo junto aos parceiros e que, com toda a certeza, vai nos ajudar a fazer um museu cada vez mais sustentável, inovador, com capacidade de responder aos desafios da gestão contemporânea”, destaca o diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander Kellner

Estarão reunidos no YouTube do Museu Nacional/UFRJ a advogada Juliana Sá, diretora vice-presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – primeiro museu do país a constituir um fundo patrimonial; Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES e responsável por ações de financiamento inovadoras como Matchfunding BNDES+; Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale, instituição que integra a governança do Projeto Museu Nacional Vive; Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais.

“O BNDES tem 24 anos dedicados ao apoio ao patrimônio histórico brasileiro. Nessa trajetória temos estimulado, cada vez mais, que as instituições culturais planejem ações efetivas para assegurar a sua sustentabilidade financeira a longo prazo. Engajar a sociedade e construir relações de confiança são elementos essenciais nesse processo, sendo a base para ampliar as fontes de recursos e os mantenedores. O Grupo de Trabalho de Governança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive endereça esse desafio, debatendo os aspectos de governança, gestão e novas fontes de captação de recursos”, explica Luciane Gorgulho.

 

SERVIÇO

2º Webinar do Grupo de Trabalho de Segurança e Sustentabilidade do Projeto Museu Nacional Vive

Tema: Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus.

Quando: 06 de julho de 2021, terça-feira, às 10h.

Transmissão ao vivo pelo canal do Museu Nacional/UFRJ no Youtube:

www.youtube.com/museunacionalufrjoficial



SOBRE O PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE

Em resposta ao enorme desafio da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive que, atualmente, conta com o patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), da Bancada Federal do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os principais objetivos do Projeto são reconstruir e restaurar o Paço de São Cristóvão e seu prédio anexo, contemplando a restauração dos jardins históricos e o desenvolvimento da nova museografia; reformar e ampliar a Biblioteca Central do Museu Nacional/UFRJ, assim como construir O Campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional/UFRJ.



Mais informações/fonte:

Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de Comunicação do Museu Nacional/UFRJ

Tel.: 21.2544-6203 e 11.3090-2842

Márcio Martins (marcio.martins@trevocomunicativa.com.br)

Ingrid Barbosa (ingrid.barbosa@trevocomunicativa.com.br)

Carolina Feital (carolina.feital@trevocomunicativa.com.br)

www.trevocomunicativa.com.br

museus evento webinar