O que é o prêmio Zé Renato e como ele movimenta o teatro em São Paulo há 13 anos

Criado há sete anos e instituído pela lei 15.951/2014, o Prêmio Zé Renato visa apoiar a produção e o desenvolvimento da atividade teatral na cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O edital é voltado para núcleos artísticos e pequenos e médios produtores independentes e pode contemplar os projetos inscritos com até 200 mil reais, nas categorias de produção e circulação de obras.  


A iniciativa homenageia José Renato Pécora, diretor teatral paulistano que deixou seu legado dentro e fora dos palcos, com a idealização e fundação do Teatro de Arena e com a direção e montagem do importante espetáculo “Eles não usam black-tie”.  


Principais objetivos: 


1-  Consolidar o direito à cultura e diminuir as desigualdades sócio-econômico-culturais nas diversas regiões geográficas do município de São Paulo;


 2-  Estimular o desenvolvimento e fortalecimento das expressões culturais nos diferentes territórios da cidade, com vistas à ampliação do acesso da população aos bens culturais;


 3-  Descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos; 


4-  Reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções culturais e artísticas no município de São Paulo.



A 13ª e última  edição do prêmio aconteceu em março de 2021 e fez parte do Plano de Amparo à Cultura, lançado pela prefeitura em fevereiro, com o objetivo de aliviar os prejuízos causados no setor cultural, por conta da pandemia. O valor total do edital foi de R$ 4.000.000,00, destinado ao fomento da arte na cidade de São Paulo.


O último prêmio Zé Renato abriu as inscrições no início do ano e o penúltimo no meio do ano.


Para mais informações acesse o site: https://fomentoaoteatro.wordpress.com/ze-renato/  



teatro prêmiozerenato o que é o prêmio zé renato