14/06/2022
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Classificação Livre
Descrição
PROJETO CENTRO EM CONCERTO - VOZES DE SÃO PAULO REALIZA APRESENTAÇÃO NA IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Sob curadoria da cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer, Ngoma - Memória do Tambor, com Grupo Cachuera e participação de Anicide Toledo, acontece dia 14 de junho de 2022, terça, às 13h.
A expressão cultural afro-brasileira é tema do próximo encontro do projeto "Centro em Concerto - Vozes de São Paulo". Com Ngoma, a memória do tambor, inspirado no trabalho de documentação realizado pela Associação Cultural Cachuera!, que vem registrando manifestações remanescentes da cultura popular por todo o Brasil e promovendo a manutenção e a recriação dessas tradições, através de grupos de estudo.
Para ressaltar a importância das culturas africanas herdadas pelos paulistas, pensou-se em uma manifestação que unisse a dança, realizada fora da igreja, com o repertório praticado pelas irmandades negras, dentro dela. Um evento musical e poético, ligando o batuque paulista às congadas, a ser apresentado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, sob coordenação de Paulo Dias.
Segundo o etno-musicólogo Paulo Dias, “nas performances tradicionais afro-sudestinas, ouvimos com frequência a palavra Angoma ou Ingoma, quando seus mestres querem referir-se aos tambores ou, por extensão, à própria comunidade que celebra à roda deles. O tambor, ngoma em línguas banto da África Central, é o centro magnético, referencial de ancestralidade e de força espiritual – seja na intimidade dos terreiros do Jongo e do Batuque, seja em meio à pompa dos cortejos processionais do Congado. Congadas ou Congos são grupos rituais historicamente associados ao Catolicismo Negro das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Ifigênia e outras. Trata-se de grupos de cortejo que, por ocasião dos festejos daqueles oragos, saem às ruas com cantos e danças em louvor às divindades e para escoltar os Reis Congos, representantes das dinastias africanas na diáspora. As congadas são de ampla distribuição no Brasil, um reflexo da importância histórica e social das formas culturais das confrarias negras.”
Ficha técnica
Intérpretes - Integrantes do Grupo Cahuera!
Solista vocal - Anicide Toledo
Direção: Paulo Dias
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Começou a ser construída pela Irmandade dos Homens Pretos de São Paulo em 1711, no Largo do Rosário (atual Praça Antônio Prado), para que a população negra tivesse um templo religioso, já que não podia frequentar outras igrejas. No local, eram realizadas missas e as tradicionais congadas. Havia também um cemitério ali.
No começo do século XX, com a urbanização, o Largo do Rosário passou a ser considerado parte do centro financeiro da cidade, e a prefeitura pediu a transferência da igreja para um local mais afastado. Foi assim que, em 1906, a igreja foi reinaugurada no atual Largo do Paissandu, onde encontra-se hoje, mantida pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo.
Centro em Concerto
Com programação realizada em igrejas e espaços públicos da região central, o projeto Centro em Concerto evidencia o patrimônio histórico de São Paulo e destaca, em sua curadoria, períodos, autores ou particularidades da história da música.
Desde 2008, o projeto já foi chamado “Sons das Igrejas do Centro” e “Centro Erudito”, dentre outras denominações. Com o passar dos anos, manteve-se a proposta de se realizarem apresentações musicais em espaços históricos da região central, em diálogo com as diferentes formas e estéticas que compõem a música de concerto.
Em 2022, o projeto recebe curadoria de Anna Maria Kieffer e traz apresentações musicais que realçam aspectos das sonoridades da cidade, enfatizando sua formação, sua diversidade cultural e a herança das principais matrizes que caracterizaram a música em São Paulo, dos primórdios ao século XXI.
Anna Maria Kieffer, curadora
Cantora e pesquisadora, Anna Maria Kieffer dedica-se à música contemporânea e à pesquisa e à divulgação da memória musical do Brasil. Tem participado como intérprete e criadora de importantes festivais no Brasil e exterior. É autora de trilhas sonoras pra filmes e exposições. Tem realizado trabalhos junto ao Studio de Recherches de Bruxelles e ao GRM, em Paris. É membro da Electronic Music Foundation, em Nova York. Tem 25 CDs, CD-s Livros e DVDs gravados. Em 2018, lançou, pelo Selo Sesc, o CD São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), que retrata os ruídos e a música na cidade naquela época.
SERVIÇO:
Centro em Concerto: Vozes de São Paulo
Ngoma – A Memória do Tambor
Realização Sesc Carmo
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Largo do Paissandú, S/N - Santa Efigênia - São Paulo/SP
Quando: 14/06/2022, terça, das 13h às 14h
Gratuito | Classificação Livre