Edital abre inscrições de propostas para residência no espaço CRIOULOS no valor de R$6.000

A residência é voltada para projetos que valorizem e/ou exalte criadores negros na periferia de São Paulo, através de ações afirmativas que visem diminuir as desigualdades sociais, racial e gênero. As inscrições vão até o dia 13/12/2020, são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente através do site. 

O Programa "Criadores Negros nas Artes e suas Linguagens" tem o objetivo de fomentar a produção pesquisa e compartilhamento das diversas linguagens artísticas no bairro sede do coletivo CRIOULOS CIA DE DANÇA DE SÃO PAULO - JD ITÁPOLIS em SÃO MATEUS/SAPOPEMBA na zona leste de SÃO PAULO, através da cessão de espaço para desenvolvimento de ensaio, criação, pesquisa e intercâmbio de artistas, grupos, cias e coletivos negros das periferias da cidade. Entendendo a importância de democratizar o acesso e abarcar a diversidade de perspectivas nas criações artísticas.

A ação possibilitará o desenvolvimento do processo de três meses para cada linguagem entre; residência artística, vivências compartilhadas, pesquisa de campo, produção, criação, investigação e apreciação do material pesquisado.

O projeto tem como objetivo produzir e desenvolver ações culturais fomentadas por artistas e pesquisadores em diferentes linguagens, capazes de estimular a consciência política sobre a diáspora negra, bem como o pertencimento dos corpos periféricos na arte contemporânea.

Residencia Artistica e formativa-

Linguagem modalidade I-

cinco residências artísticas/formativas na linguagem das artes visuais, visando contemplar cinco pré-projetos de artistas, pesquisadores, pensadores, coletivos... do fazer artístico nas múltiplas linguagens como; cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, designs de interiores, artesanatos, fotografia, vídeo, cinema, arquitetura, grafite.

Linguagem modalidade II-

Cinco residências artísticas/formativas na linguagem em artes cênicas e linguagens sonoras, como dança, teatro, performance, circo, poesia, literatura, dramaturgia , música, canto, DJ, MC’s, percussão, instrumentos de corda.


Cada candidato deverá se inscrever em apenas uma modalidade de linguagem, podendo ser desclassificado em caso de duplicidade na inscrição.

A duração de cada residência é de três meses com carga horária de 240 horas. O valor da bolsa é de R$6.000.


Critérios de participação:

-Se auto declarar preto (homens, mulheres e LGBTT preto) -Residir nas periferias das cidades. -idade mínima de 14 anos; -A ação proposta é inusitada, criativa e única;


A ação é acessível financeiramente, colabora com a formação e mobilização de público, permite a experimentação  e adequação a residência artística

Seguir todas as redes sociais do Coletivo Crioulos  (Instragram: @crioulociadedanca; Facebook: Crioulos Cia de Dança de São Paulo; Twitter; @criouloscia).

O selecionados serão informados, no dia 15/01/2021, através do email ou telefone cadastrados.



Boa sorte! image