Obras literárias sobre o universo LGBTQIA+. Prêmio Caio Fernando Abreu com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura 2021. O concurso literário é dedicado a autores brasileiros – tanto emergentes como já publicados - com livros relacionados ao universo LGBTQIA+.

A obra vencedora será editada pela Editora Reformatório e contará com uma primeira tiragem de 500 exemplares (distribuída comercialmente no primeiro semestre de 2022).

Quais os requisitos para participar?

Podem ser submetidos textos inéditos, escritos em português, nos gêneros: romance, crônica, conto, poesia, ou obras híbridas, desde que a fusão parta dos quatro estilos anteriormente citados.

Os autores devem assinar o texto com um pseudônimo inédito. "Em caso de autores trans, não confundir o nome adotado socialmente com pseudônimo. O pseudônimo deverá ser inventado exclusivamente para o prêmio”, lê-se no regulamento.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos e residir em território nacional.

Como faço a inscrição?

Para participar, os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida e uma cópia em PDF da obra para premiocaiofernandoabreu@gmail.com, com o assunto “PRÊMIO CAIO FERNANDO ABREU DE LITERATURA 2021”.

No documento PDF devem constar os seguintes dados:

  • folha de rosto com apenas o título da obra e o pseudônimo do autor
  • resumo ou sinopse de, no máximo, 10 linhas

As inscrições são gratuitas e decorrem até 31 de agosto. As dúvidas devem ser enviadas, via mensagem direta, para o Instagram do Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura 2021: @mix.literario.

Organizado pelo Mix Literário, segmento de literatura do Festival Mix Brasil, e pela Editora Reformatório, o Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura visa "estimular e valorizar a produção literária feita por LGBTQIA+ brasileires contemporâneos e promover a diversidade no meio editorial brasileiro".

A obra vencedora será revelada no dia 21 de novembro deste ano, durante o 29º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade (YouTube e Instagram).

Caio Fernando Abreu foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Nasceu no Rio Grande do Sul no ano de 1948 e morreu aos 47 anos, deixando uma extensa obra em forma de contos, cartas, peças, poemas, romances. “Limite branco” (1971), “O ovo apunhalado” (1975), “Morangos mofados” (1982) e “Onde andará Dulce Veiga?” (1990) são alguns dos livros do escritor.


literatura prêmio lgbtqia+ festival mix brasil caio fernando abreu